Início SÉRIE Crítica CRÍTICA | WandaVision: S1E1 – Gravado ao Vivo com Plateia

CRÍTICA | WandaVision: S1E1 – Gravado ao Vivo com Plateia

Crítica - WandaVision S1E1 - Episódio 1

WandaVision é a primeira série focada no Universo Cinematográfico Marvel original Disney+. Muitos podem apontar que Lendas da Marvel é a primeira produção original do streaming, mas Lendas não passa de recortes de filmes anteriores em que os personagens estão presentes.

WandaVision teve dois episódios divulgados em sua primeira semana e os próximos serão liberados semanalmente.

SINOPSE

Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) lutam para esconder seus poderes durante o jantar com o chefe de Visão e sua esposa.

ANÁLISE

O primeiro episódio da série faz referência as sitcoms de comédia dos anos 50, como Leave it to Beaver, I Married Joan, Father Knows Best, The Donna Reed Show e muitas outras, nos deixando abismados nos quesitos roteiro, edição e direção, pois facilmente parecem nos lançar para as produções da época.

Como algumas pessoas podem apontar, WandaVision parece ter um toque de A Feiticeira, com seus efeitos práticos que na época deixavam nossas mães e pais de boca aberta. Entretanto, tenha em mente que A Feiticeira foi lançada apenas na década seguinte ao período ilustrado no primeiro episódio.

CRÍTICA | WandaVision: S1E1 - Episódio 1

Uma referência a I Love Lucy mostra a influência da série lançada em 1951 até mesmo no material produzido hoje, tendo servido como inspiração para séries contemporâneas como Will & Grace, American Gods (o livro e a série), assim como WandaVision.

O episódio Gravado ao Vivo com Plateia nos deixa tão curiosos com o rumo que a produção tomará, ao ponto de ficarmos sabendo tanto quanto nossos personagens centrais; ou seja: nada.

CRÍTICA | WandaVision: S1E1 - Episódio 1

Wanda Maximoff, uma personagem estabelecida tanto nos quadrinhos, quanto nas animações, nos apresenta sua nova faceta no Universo Cinematográfico Marvel com seu poder de alterar a realidade a seu bel-prazer.

Ok, ela não faz isso intencionalmente, mas assim como sua contraparte nos quadrinhos, nos lança em seu emaranhado de realidades, como uma fuga de uma realidade dolorosa e quase inaceitável.

VEREDITO

CRÍTICA | WandaVision: S1E1 - Episódio 1

No episódio, Visão é o clássico paspalhão das sitcoms dos anos 50, que acaba por forçar uma identificação com o estereótipo do marido distraído, ou do androide que não faz ideia de como chegou onde está.

Apesar do primeiro episódio não revelar muito sobre o que estamos testemunhando, no final dele, podemos ver algumas referências clássicas dos quadrinhos.

Uma delas é a influência de uma organização já citada aqui no Feededigno, a E.S.P.A.D.A., agência de inteligência terrestre que tem como intuito impedir qualquer ataque alienígena, como aconteceu em 1995 no final do filme da Capitã Marvel com a invasão Skrull – que não foi bem uma invasão.

O episódio Gravado ao Vivo com Plateia de WandaVision se mostra tão divertido quanto assustador. O seriado foge do esquema de câmeras fixas nos personagens apenas quando aquela realidade parece prestes a se quebrar ou quando são questionados acerca de sua história, e de como eles chegaram ali.

Nesses momentos há uma quebra do molde dos anos 50, nos levando diretamente àquele ponto da história em que estamos descobrindo o que aconteceu com Wanda e Visão após os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

Os dois primeiros episódios de WandaVision estão disponíveis no Disney+ e nos colocam no caminho para Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura, enquanto mergulhamos na mente de Wanda e seu “mundo perfeito”.

Nossa nota

4,5 / 5,0

Quer ficar por dentro da série WandaVison? Acesse nossa página especial com notícias, artigos, vídeos e muito conteúdo da primeira série da Marvel Studios!

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.