A Gangue de Demolição (Wrecking Crew) é um grupo de super vilões composto por Destruidor, Maça, Bate-Estaca e Aríete, que após fugirem durante uma tempestade elétrica e graças a um pé de cabra encantado, ganham melhoramentos místicos. Juntos, eles costumam destruir tudo por onde passam.
Destruidor foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, tendo sua primeira aparição em Thor #148, publicada em janeiro de 1968; já Maça, Bate-Estaca e Aríete foram criados por Len Wein e Sal Buscema; estreando na primeira aparição do grupo de vilões nas páginas da HQ The Defenders #17 – Power Play, publicada em novembro de 1974.
ORIGEM
Anos atrás, Dirk Garthwaite, um pequeno ladrão conhecido por usar um pé de cabra invade um quarto de hotel e acaba por dominar seu ocupante, o deus da trapaça Loki, o Deus da Trapaça, que recentemente havia pedido melhorias místicas para Karnilla, a Rainha das Nornas. Acidentalmente após receber as melhorias de Loki, Dirk se torna o Destruidor.
Após ganhar seus poderes, o Destruidor já lutou contra Thor e em uma ocasião acabou por derrotá-lo. Em um novo confronto contra o Deus do Trovão, algo inusitado acontece; nessa batalha é quando o pé de cabra recebe o poder que anteriormente estava sob posse do Destruidor.
Após ser enviado para a Ilha Ryker, Dirk se torna amigo de Eliot Franklin, Brian Philip Calusky e Henry Camp, que eventualmente organizam uma fuga da prisão para recuperar o pé de cabra. Disposto a compartilhar seu poder com seus aliados, Dirk Garthwaite fez com que os outros três fugitivos se juntassem a ele para segurar o pé de cabra do lado de fora durante uma tempestade elétrica, quando um raio atingiu o pé-de-cabra, distribuindo magicamente a força encantada concedida ao Destruidor entre os quatro.
Usando seus poderes recém-descobertos, Eliot Franklin se torna o Maça, Brian Philip Calusky se torna o Bate-Estaca e Henry Camp se torna o Aríete. Juntos, eles formaram a Gangue da Demolição.
INIMIGOS CONHECIDOS
De fato a Gangue da Demolição já chegou a vencer o Deus do Trovão, mas perderam mais vezes para Thor, Loki e diversos Vingadores – que é a equipe que mais costuma impedi-los de realizar sues planos. Considerando que o grupo “roubou” os melhoramentos místicos que deviam pertencer a Loki Laufeyson, o Deus da Trapaça consegue roubar seu poder de volta.
Em um determinado momento, o grupo foi sequestrado pelo Beyonder para uma guerra super-humana, a equipe enfrentou o Capitão América, Namor, Homem de Ferro, Homem-Aranha, os X-Men, o Quarteto Fantástico, a Mulher-Aranha e até mesmo o Hulk.
A equipe de vilões já lutou também contra a feiticeira Morgana Le Fay, os Thunderbolts, os Filhos da Meia Noite, os Defensores e até mesmo a S.H.I.E.L.D., uma das maiores organizações do Universo Marvel.
ARMAS
Cada um dos membros da Gangue da Demolição tem uma espécie de “arma encantada” que os concede poderes.
Pé de Cabra do Destruidor: O Destruidor usa um pé de cabra de ferro que se tornou quase que indestrutível após entrar em contato com a pele encantada do seu portador. Como é usada por uma pessoa super forte, o pé de cabra ganha um enorme potencial destrutivo. O Destruidor usa seu pé de cabra para derrubar prédios em minutos e até mesmo parar o Deus do Trovão em batalha. O Destruidor já usou seu pé de cabra como uma arma lançável e também como um taco. Após algumas aulas com Ulik, o Troll de Pedra, ele pode lançar seu pé de cabra e fazê-lo retornar para sua mão, como Thor faz com seu Mjolnir;
Capacete do Aríete: O Aríete tem um capacete que protege sua cabeça, pescoço e ombros quando ele ataca seus inimigos. O capacete acaba por influenciar seu campo de visão;
Bola de Destruição do Maça: O Maça possui uma bola de destruição altamente durável, que de alguma forma ficou encantada após uma longa exposição aos poderes do Destruidor, assim como seu pé de cabra. A bola está presa a uma longa corrente e é capaz de projetar energia elétrica e raios, bem como um exoesqueleto energético. O exoesqueleto pode ser usado apenas quando o Maça não está em posse de sua bola de destruição. Assim como o Pé de Cabra do Destruidor e o Mjolnir de Thor, a Bola de destruição do Maça pode retornar para sua mão após ser lançada.
O único que não tem uma “arma” é o Bate-Estacas, já que mãos de Brian Philip Calusky ficaram grandes em proporção ao seu corpo, a magia distribuída por Destruidor fortaleceu os ossos, músculos e carne de Calusky. Por causa disso, ele é capaz de suportar o impacto de balas de alto calibre e um pouco mais forte do que um asgardiano bem treinado.
OUTRAS MÍDIAS
GAMES
A equipe nunca foi vista nos games, mas o líder Destruidor já fez aparições nos games:
- Marvel Ultimate Alliance e
- Marvel Avengers Alliance.
TV
A equipe de vilões já esteve presente em diversas animações da Disney, normalmente, servindo como um grupo de antagonistas não tão sérios como uma maior ameaça que pode vir a surgir.
O trailer de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis confirmou que a Gangue da Demolição fará sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel por meio da série. Ainda que não saibamos ao certo como eles ganharão seus poderes no UCM, fica claro na imagem liberada que um deles parece possuir manoplas, enquanto os outros tem poderes bem parecidos com os de suas contrapartes dos quadrinhos.
A mais nova série da Marvel Studios estreou ontem no Disney+ e o Feededigno já assistiu os 4 primeiros episódios da série. Veja o que achamos!
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Mulher-Hulk: Tudo que você precisa lembrar antes da série
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!