Início QUADRINHOS Artigo Sanguinário: Conheça o vilão membro do Esquadrão Suicida

Sanguinário: Conheça o vilão membro do Esquadrão Suicida

Sanguinário (Bloodsport) é um vilão da DC Comics que teve sua estreia na HQ Superman - Vol. 2 em abril de 1987. Conheça o personagem.

Sanguinário (Bloodsport) é um vilão da DC Comics que teve sua estreia na HQ Superman – Vol. 2 em abril de 1987, o personagem foi criado pelo artista e também escritor John Byrne em parceria com o artista Karl Kessel.

ORIGEM

Robert DuBois era um homem normal com uma boa saúde mental, mas que tinha muito medo da morte. Ao ser convocado para a Guerra do Vietnã, ele fugiu para o Canadá e seu irmão mais novo, Michael DuBois, foi em seu lugar passando-se por Robert.

Michael foi enviado para a guerra onde perdeu seus braços e as pernas. Robert enlouqueceu ao saber disso, pois pensava que a culpa da tragédia era sua.

Depois de ouvir a história de Robert DuBois e suas habilidades, Lex Luthor decidiu tirar vantagem dele. Sendo assim, ele pôde usá-lo em sua tentativa de derrubar o Homem de Aço, equipando DuBois com um dispositivo que poderia teletransportar qualquer arma de sua escolha para sua mão em um instante.

Capa da HQ em que o Sanguinário apareceu pela primeira vez
Capa da HQ em que o Sanguinário apareceu pela primeira vez

No entanto, Luthor não estava preparado para os perigos da instabilidade mental de Robert DuBois, e ficou assustado ao ver o Sanguinário tentar atrair Superman abrindo fogo contra civis inocentes em Metrópolis. Foi nessa ocasião em que ele se autoproclamou Sanguinário (Bloodsport).

PODERES E HABILIDADES

Sanguinário não tem poderes, mas demonstrou ser bastante habilidoso no combate corpo-a-corpo quando necessário por consequência de sua excelente condição física e sua coragem como lutador.

Como já citado, Robert tem um dispositivo criado por Lex Luthor capaz de teletransportar qualquer arma avançada produzida pela LexCorp. Ele inclusive tinha uma arma que disparava agulhas feitas de kryptonita capazes de ferir Superman.

O diretor James Gunn confirmou que se baseou neste acontecimento para o novo filme do Esquadrão Suicida
O diretor James Gunn confirmou que se baseou neste acontecimento para o novo filme do Esquadrão Suicida

DuBois é incrivelmente forte e mais durável do que um ser humano médio. Seus reflexos e sentidos são extraordinariamente aguçados e permitem que ele se equipare ao Pistoleiro.

Ele é um atirador rápido e preciso com uma grande variedade de armas de fogo, de revólveres a armas disparadas no ombro, é um atirador ambidestro e pode atirar sem qualquer perda de precisão ou velocidade.

EQUIPES

O Sanguinário teve um breve encontro com o Pistoleiro, que acabou sendo rompido rapidamente por Batman e Superman. Ele também apareceu em um crossover na HQ Liga da Justiça/Vingadores como um vilão que faz uma emboscada com o Visão e Aquaman, com um grupo de outros vilões. Mais tarde, ele luta contra o Homem de Ferro, mas é contido por Hal Jordan.

Robert DuBois permaneceu na prisão por vários anos e eventualmente ganhou a inimizade de Alexander Trent, outro prisioneiro na Ilha de Stryker, que desde então também assumiu o nome, se tornando o segundo Sanguinário.

Quando a tensão racial começou a dominar a Ilha, o diretor da prisão decidiu sediar uma luta de boxe entre DuBois e Trent. Ele acreditava que essa era a forma ideal de permitir que os internos expressassem suas frustrações sem incitar mais atos de violência.

Luta entre dois Sanguinários é mostrada na HQ Adventures of Superman #526
Luta entre dois Sanguinários é mostrada na HQ Adventures of Superman #526

No entanto, um motim estourou, resultando em Robert DuBois colocando as mãos em uma das armas de Alexander Trent e usando-a para abrir um buraco na parede da prisão. DuBois correu para a liberdade, mas aparentemente foi morto a tiros por guardas armados na torre de vigia.

CURIOSIDADES

Robert DuBois vai estar presente no próximo filme do Esquadrão Suicida. O diretor James Gunn confirmou no Twitter que o personagem está preso por ter acertado uma bala de kryptonita no Superman. Em suas palavras:

Ele o colocou [o Superman] na UTI, mas falhou em matá-lo“.

É importante ressaltar que o próprio Homem de Aço já descreveu nos quadrinhos que o arsenal usado por Robert é extradimensional em quantidade e qualidade.

O nome Sanguinário também foi utilizado por Alexander Trent. Alex Trent é um fanático racista membro de um grupo supremacista branco, e ironicamente adotou o nome originalmente usado por Robert DuBois, um homem negro.

OUTRAS MÍDIAS

Uma encarnação do personagem já apareceu no desenho animado Liga da Justiça: Sem Limites e outra encarnação dele aparece na série live action da Supergirl criada pelo canal The CW. No episódio “Garota de Aço“, ele é interpretado pelo ator David St. Louis.

Ator David St. Louis interpretou o Sanguinário (Bloodsport) no seriado Supergirl
David St. Louis como Sanguinário no seriado Supergirl (CW)

O personagem terá sua primeira adaptação para as telonas no próximo filme da DC, O Esquadrão Suicida dirigido por James Gunn. Robert DuBois, o Sanguinário será interpretado pelo ator Idris Elba, também conhecido por ser Heimdall no Universo Cinematográfico Marvel.

Força Tarefa X

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Esquadrão Suicida: Conheça todos os 17 membros da Força Tarefa X

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorMostra Cinema em Movimento traz filmes com Direitos Humanos como temática
Próximo artigoCRÍTICA – Outer Banks (2ª temporada, 2021, Netflix)
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.