Início QUADRINHOS Crítica CRÍTICA – Teatro do Pavor (2019, Skript)

CRÍTICA – Teatro do Pavor (2019, Skript)

CRÍTICA - Teatro do Pavor (2019, Skript)

Teatro do Pavor é uma HQ que reúne diversos artistas brasileiros em uma antologia de terror com treze histórias bizarras que com certeza vai deixar qualquer leitor amedrontado.

A incrível HQ é publicada pela Editora Skript e foi indicada ao HQ MIX 2019.

ANÁLISE

A HQ Teatro do Pavor traz histórias do folclore brasileiro com personagens como o Unhudo, a Cuca e o Curupira, por exemplo, cada uma voltada para gênero do terror.

Cada releitura explora de forma dinâmica e assustadora o horror do folclore brasileiro.

Muito além de uma HQ de terror, os artistas aproveitam para realizar críticas sociais como abuso infantil e violência doméstica. Essa mesma abordagem também foi feita em outra HQ brasileira Pândega: Terror.

O roteiro apresenta uma ótima agilidade, o que deixa a leitura bastante rápida. Porém, algumas histórias não apresentam diálogos, mas não perdem qualidade da narrativa.

Com relação a arte, cada artista tem um traço impressionante e distinto. E aproveitam para incluir diversas referências da cultura pop como O Iluminado (1980), A Bruxa (2015) e até mesmo Pokémon.

Contudo, o único problema da HQ é ela ser bem curtinha o que certamente vai deixa o leitor com um gostinho de quero mais.

VEREDITO

Por fim, cada artista consegue criar uma perspectiva inovadora e sombria do folclore brasileiro, mas respeitando a origem de cada personagem.

Essa obra é interessante para que leitores saiam da bolha de história de super-heróis internacionais e prestigiem o trabalho de artistas nacionais que têm o mesmo potencial dos internacionais. Com tantos artistas envolvidos o trabalho fica versátil e sombrio.

Vale lembrar que toda a HQ é em preto e branco, o que a deixa ainda mais perturbadora.

Garanto que após terminar a leitura a sua percepção de obras brasileiras irá mudar, pois há muito o que explorar no gênero de terror pelas terras tupiniquins.

Nossa nota

Teatro do Pavor

Editora: Skript

Autores: Camilo Solano, Ale Presser, Manu Cunhas, Marcel Bartholo, Alice Monstrinho, Amaury Filho, Kaol Porfirio, Igum Djorge, Roberth Santos, Renata Aguiar, Thamy Adriana, Aldo Solano, Rapha Pinheiro, Douglas Freitas e Diego Moreau.

Páginas: 96

E você, já leu Teatro do Pavor? Comente e deixe sua nota!

Nota do público
Obrigado pelo seu voto



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.