Início QUADRINHOS Artigo Visão Branco: Conheça a origem alternativa do herói nas HQs

Visão Branco: Conheça a origem alternativa do herói nas HQs

Visão Branco: Conheça a origem alternativa do herói nas HQs

Atenção, leitor. Esse conteúdo possui spoilers do 8º episódio de WandaVision!

Estamos na reta final da atual série mais assistida do momento. E nos últimos momentos do episódio anterior, vimos Visão (Paul Bettany) tomando vida, só que de uma forma diferente. Desta vez num corpo totalmente branco que remente à uma icônica cena do herói nos quadrinhos.

Nós conhecemos o típico vingador com suas cores habituais: verde, amarelo e vermelho. Mas houve uma época em que o personagem era completamente branco.

 

O impressionante design que vimos na série é uma referência direta ao arco das HQs Vision Quest, publicadas em 1989. Quando Visão foi sequestrado e totalmente desmontado por operacionais governamentais manipulados por Immortus, foi Hank Pym, o antigo Homem-Formiga quem o reconstruiu.

Pym não conseguia voltar a colocar a pigmentação correta em Visão, e assim o herói ficou totalmente branco. Nessas histórias, o personagem perdeu grande parte da sua humanidade e personalidade, tornando-se mais robótico que humano.

Essa versão do personagem, popularmente conhecida como Visão Branco, apesar de não ter sua personalidade antiga, ainda se tornou integrante dos Vingadores da Costa Oeste nas mãos de John Byrne.

 

CONEXÕES

Os paralelos entre o arco de Vision Quest e o que aconteceu com o cadáver de Visão em WandaVision são bem claros de conectar.

A ideia de uma agência do governo desconfiar de super-heróis e reconhecer suas ameaças, se destacam dentro de uma possível proposta de usar essa força para o próprio governo, restaurando corpos para atuarem como robôs a partir de suas ordens.

Essa decisão é ainda mais cruel para Wanda (Elizabeth Olsen) que, além de não conseguir enterrar o cadáver de seu parceiro, o vê reanimado pelos próprio poderes, mas sem ter a dimensão da consciência que possuía antes.

 

Vale reforçar que a Marvel classifica Visão como um sintozoide, algo que é definido por eles como “humano em todo o aspecto físico, exceto ele ter sido criado artificialmente”. Mas aquilo que realmente distingue Visão é a sua profunda humanidade. A criação sintética revelou inúmeras vezes os seus sentimentos humanos, sendo assim um personagem único em sua complexidade.

E aí, o que você achou desta cena pós-créditos do episódio 8: Nos Capítulos Anteriores? Já pode comentar a sua teoria!

Tudo sobre WandaVision, série do Universo Marvel original do DIsney+Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.