5 melhores séries de ficção científica de todos os tempos

    As séries de TV desde sua origem passaram a moldar não apenas a forma como seus espectadores viam o mundo, mas passou também a definir padrões de comportamento. O fenômeno causado por I Love Lucy nos anos 50, passou a definir no futuro, não apenas nos Estados Unidos mas no mundo todo o comportamento dos espectadores, que assim como na série dos anos 50, paravam tudo para assistir episódios de suas séries favoritas em grupos, fenômeno que se repetiu com Game of Thrones.

    Comportamentos tímidos dos espectadores que se reúnem para assistir os episódios de suas séries favoritas tem diminuído com os serviços de streaming e a possibilidade que os indivíduos tem de assistir seus episódios em qualquer horário.

    Trago nesse artigo as 5 melhores séries de ficção científica de todos os tempos de acordo com uma lista do top #15 do Rotten Tomatoes e outras séries do meu gosto. Ao lado de todas as séries, coloco a classificação das mesmas no Rotten.

    5. The Twilight Zone (1959) – 82%

    Ficção-científica

    The Twilight Zone foi lançado originalmente em 1959 e contou com 5 temporadas. A série ficou conhecida no Brasil como Além da Imaginação e nos lançava nas mais diferentes realidades onde tudo era possível. Quase sempre com ameaças que fugiam do controle dos protagonistas, a série tendia a representar não apenas a ameaça que o mundo enfrentava na época – a Guerra Fria -, mas também a corrida espacial. Com um tom bem sombrio e nada otimista, a série nos lançava pelos cantos mais sombrios da nossa mente enquanto fazia uma crítica aos acontecimentos do final dos anos 50.

    The Twilight Zone foi responsável por alguns dos episódios mais marcantes de uma série de TV que já assisti. Inclusive, elenquei em um artigo os meus favoritos da série clássica. Ainda que a primeira edição da série não possa ser assistida por meio das plataformas de streaming, as duas últimas temporadas dirigidas por Jordan Peele podem.

    As duas últimas temporadas de The Twilight Zone podem ser assistidas no Prime Video.

    4. Fringe (2008) 90%

    Fringe é uma das inúmeras séries dos anos 2000 criadas por J.J. Abrams. Distribuída pela Warner Bros. a série contou com 5 temporadas que contava as mais diversas loucuras que apenas uma série de ficção científica é capaz de fazê-lo. Contando a história do grupo do FBI responsável por investigar eventos fora do comum, a série era estrelada por Anna Torv, John Noble e Joshua Jackson.

    Ainda que todo o cerne de Fringe pareça imensamente simplório, a série te surpreenderá antes do fim da primeira temporada. Com tramas que envolvem guerras multiversais, sequestros e esquemas para destruir o universo – que se repetem várias vezes -, as ameaças na série parecem sempre escalar, nos lançando vez após outra em direção à ameaças. Vale lembrar que Fringe foi o último trabalho da carreira do brilhante ator Leonard Nimoy.

    Fringe pode ser assistida na HBO Max.

    3. The Expanse (2015) 94%

    Ficção-científica

    The Expanse é ambientada centenas de anos no futuro, em um momento em que a humanidade partiu para colonizar o sistema solar. Neste ponto, Marte se tornou uma força militar independente. Enquanto as tensões entre Marte e Terra só aumentam, o Cinturão de Asteroides, agora povoado se torna uma importante força na luta contra a Terra.

    O que mais me cativa em The Expanse é o quão realista a série é em termos científicos. Sendo ambientada em um momento em que viagem por dobra ainda não é possível. A série nos lança por diversos caminhos e nos mostra que independente de onde seus personagens nasceram, suas intensões, tensões e motivações são mais humanas do que se é de esperar.

    Muito diferente de Star Wars, Star Trek ou até mesmo Duna, The Expanse nos apresenta uma ficção científica verossímil de acordo com o que conhecemos hoje sobre o espaço mapeado da nossa galáxia. Sem qualquer tipo de raças alienígenas, a série cresce a todo momento em torno de tramas políticas e plots que nem sempre se fecham sobre si, mas que nos fazem entender e simpatizar com suas motivações e crescimento – tirando o arrombado do Marco Inaros.

    As 6 temporadas de The Expanse podem ser assistidas no Prime Video.

    2. Star Trek (1966) – 80%

    Ficção-científica

    Star Trek foi criada por Gene Roddenberry, assim como Além da Imaginação, a série nos apresentava elementos reais, porém de forma lúdica. Apresentando tramas que nos remetiam à Guerra Fria, a série colocava raças alienígenas em papéis de ameaça, mas não apenas isso. A série foi responsável por colocar uma das primeiras mulheres negras no ar em um papel de destaque, tendo a atriz Nichelle Nichols dado vida à personagem Uhura.

    Ambientada no século XXIII, a série aborda a tripulação da nave Enterprise em sua missão de formar a Federação Unida de Planetas, com o objetivo de desbravar o cosmos. Star Trek ganhou diversos spin-offs e além de suas três temporadas, a tripulação da Enterprise reprisou seu papel em mais 6 filmes da franquia.

    Star Trek the Original Series pode ser assistida na Netflix.

    1. Doctor Who (1963) – 90%

    Em 2023, Doctor Who completará 60 anos no ar. Tendo sido lançada originalmente em 1963, a série foi criada com objetivos educacionais, mas ao longo dos anos que viriam, acabou inveredando completamente na ficção científica. A série originalmente contava a história do Doutor, que com sua neta e seus companheiros viajavam pela galáxia ensinando ciência básica aos espectadores.

    Com o passar dos anos, e 13 encarnações do Doutor, a série passou a inovar e suas histórias abordavam muito mais do que ciência. Ainda que tenha sido interrompida ao longo dos anos 90, Doctor Who é considerada uma das séries mais duradouras de tv. Isso porque a série continuou por meio de livros e filmes. Em 2005, a série teve seu revival e apresentou o ator Christopher Eccleston no papel do Nono Doutor.

    Ainda que Eccleston tenha dado vida ao Doutor em apenas uma temporada e não seja um dos doutores favoritos do grande público, Doctor Who ocupa um lugar de imensa importância no meu coração de fã.

    A 13ª Temporada de Doctor Who pode ser assistida no GloboPlay.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Dragon Ball: Os 10 melhores episódios para assistir no Globoplay

    Após mais de 10 anos sem a TV Globinho, Dragon Ball chegou ao Globoplay. Confira a lista com os 10 melhores episódios.

    Veja o Clube Hellfire jogando D&D de verdade

    Eddie reina como o Mestre do Clube Hellfire em Stranger Things; mas o ator Joe Quinn, nunca havia jogado RPG antes... bom, até agora!

    HBO Max: Títulos para comemorar 1 ano do serviço

    A HBO Max está em festa! No dia 29 de junho, a plataforma de streaming completa um ano de seu lançamento na América Latina!

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.