CRÍTICA – A Vizinha da Mulher na Janela (1ª temporada, 2022, Netflix)

    A Vizinha da Mulher na Janela é a nova série original de comédia da Netflix. A produção utiliza os clichês de filmes como A Mulher na Janela (2021) e Paranoia (2007), para criar uma sátira obscura sobre os gêneros de investigação e suspense.

    Estrelada por Kristen Bell, o seriado também traz em seu elenco os atores Tom Riley, Cameron Britton, Mary Holland e Michael Ealy.

    SINOPSE DE A VIZINHA DA MULHER NA JANELA

    Quando um belo vizinho se muda do outro lado da rua, Anna (Kristen Bell), uma mulher de coração partido para quem todo dia é o mesmo, começa a ver uma luz no fim do túnel. Isso é até ela testemunhar um assassinato horrível – Ou ela não testemunhou?

    ANÁLISE

    A Vizinha da Mulher na Janela é uma produção satírica, que resgata muito do humor dos anos 2000 em sua concepção. Digo isso pois, inúmeras cenas remetem aos absurdos cômicos de Todo Mundo em Pânico, franquia que se tornou febre e utilizava enredo de filmes blockbusters famosos para construir seu humor escrachado.

    Apesar do seriado não pesar tanto a mão nas piadas, ele consegue abordar diversos clichês do filme A Mulher na Janela e subvertê-los, mostrando o quanto alguns elementos da história são, de fato, bobos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – A Mulher na Janela (2021, Joe Wright)

    Desde a fobia da personagem principal, até as reviravoltas da trama, tudo é revisitado no seriado com tons de zoação. A análise é válida, também, para o estereótipo das personagens femininas – normalmente criadas por autores masculinos – retratadas nesse tipo de obra.

    As frases de impacto dos investigadores, como a utilização do termo “bingo” quando encontram alguma pista; os personagens que surgem do nada, no meio de uma cena, para assustar a personagem principal; as motivações estapafúrdias e as frases poéticas (e ridículas) de Anna: A Vizinha da Mulher na Janela se sai muito bem em sua proposta de entreter e instigar.

    O elenco principal dá conta das cenas propostas e merece muitos elogios. As alterações feitas em alguns pontos da história original trazem mais dinâmica para o seriado, que possui episódios curtos e é facilmente maratonável. Há no final um caminho traçado para uma segunda temporada, que promete uma trama inspirada em um grande sucesso de suspense / thriller dos anos 2000.

    Entretanto, mesmo com a ótima Kristen Bell como protagonista e uma proposta interessante, A Vizinha da Mulher na Janela falha em trazer cenas que sejam, de fato, realmente engraçadas. Com uma trama envolvente e de fácil aproveitamento, falta algo que o tire da zona de conforto e crie situações que façam o espectador esboçar pelo menos algum sorriso.

    VEREDITO

    Subvertendo os gêneros de suspense e thriller com uma proposta satírica, A Vizinha da Mulher na Janela provavelmente vai chamar a atenção do público da Netflix, trazendo bons números de views. Com episódios de curta duração e extremamente maratonável, a nova produção original do streaming é uma escolha interessante de entretenimento.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Assista ao trailer da primeira temporada de A Vizinha da Mulher na Janela:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Dragon Ball: Os 10 melhores episódios para assistir no Globoplay

    Após mais de 10 anos sem a TV Globinho, Dragon Ball chegou ao Globoplay. Confira a lista com os 10 melhores episódios.

    Veja o Clube Hellfire jogando D&D de verdade

    Eddie reina como o Mestre do Clube Hellfire em Stranger Things; mas o ator Joe Quinn, nunca havia jogado RPG antes... bom, até agora!

    HBO Max: Títulos para comemorar 1 ano do serviço

    A HBO Max está em festa! No dia 29 de junho, a plataforma de streaming completa um ano de seu lançamento na América Latina!

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.