Um de Nós Está Mentindo é a mais nova série da Netflix. A série adapta a clássica trama de séries e filmes como Pânico, Eu Sei o que vocês Fizeram no Verão Passado e até mesmo Riverdale. Rodeada em suspense e muito mistério, Um de Nós Está Mentindo é uma adaptação do livro homônimo escrito por Karen McManus.
A série conta a história de um grupo de cinco jovens que são colocados na detenção, mas apenas quatro deles saem de lá vivos. A sinopse do livro original revela que a trama é uma mistura de O Clube dos Cinco e Pretty Little Liars.
SINOPSE
A detenção reúne cinco estudantes extremamente diferentes. Mas um assassinato e muitos segredos vão manter esse grupo unido até que o mistério seja desvendado.
ANÁLISE
Quando um jovem sem muitos amigos na escola resolve criar um aplicativo para expôr seus desafetos e os maiores segredos de sua escola, tudo parece mudar, assim como a hierarquia de poder dos grupos quando segredos são trazidos à tona.
Ainda que a muitos rostos presentes na série sejam familiares aos espectadores das séries da Netflix, Um de Nós Está Mentindo acerta em muitos poucos aspectos e falta inovação no que se refere à trama que já parece ter sido vista anteriormente.
A adaptação do livro de Karen McManus acerta em diversos aspectos e não deixa de fora grupos ou individualidades usadas no passado como alívio cômico, como a sexualidade, e o bullying, adaptando-os e abordando corretamente a dinâmica das relações dentro de uma escola nos dias de hoje.
As mais diversas tramas que nos levam à história principal se passam quase que inteiramente antes do momento em que a série tem início, mas o fato, a morte de um dos cinco se dá antes mesmo do primeiro episódio chegar ao fim.
A fim de mostrar a que veio, a série da Netflix explicita como o “Clube do Assassinato” ganhou esse nome e como seu desenvolvimento se faz de maneira nem um pouco rápida, sendo deveras lenta no que diz respeito a introdução da personalidade de nossos personagens e como suas tramas se engedram e peremeiam o caminho não apenas dos quatro sobreviventes, mas de toda a escola de Bayville.
VEREDITO
Ao se aprofundar, a série tenta não enrolar no que diz respeito à trama, mas falha miseravelmente. Com aspectos que são até mesmo indicadores e nos dão um foreshadowing do que está por vir, a série entra em relações que nada tem a ver com a revelação final, e por vezes atuam como um caminho sem saída.
Ao nos dar diversas pistas erradas por inúmeras vezes, a revelação do assassino é anticlimática e nos faz questionar a necessidade de 8 episódios para desenvolver personagens à exaustão sem necessidade.
Enquanto testemunhamos a curva de crescimento de alguns personagens deveras interessantes, a quebra de padrões como a que acontece apenas ao final de Clube dos Cinco se dá antes do fim da série. A série da Netflix nos permite testemunhar não apenas uma série de mistério adolescente, mas também uma quebra nos padrões e arquétipos repetidos no cinema à exaustão.
2,5 / 5,0
Confira o trailer da série:
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!