CRÍTICA – Você (4ª temporada – Parte 2, 2023, Netflix)

    A segunda parte da quarta temporada da série Você chegou trazendo uma quantidade de surpresas que faltou em seu inicio. Sendo seus últimos episódios lançados no dia 9 de março em sua totalidade no serviço de streaming Netflix.

    O elenco é formado por Penn Badgley, Charlotte Ritchie, Stephen Hagan, Tilly Keeper, Greg Kinnear, entre outros.

    Outra novidade é que Badgley assumiu a direção de um dos episódios finais da temporada.

    SINOPSE

    Depois dos eventos da terceira temporada, Joe (Penn Badgley) precisa superar sua paixão por Marianne (Tati Gabrielle) e seguir em frente com sua nova vida em Londres.

    De volta aos Estados Unidos, ele assume uma nova identidade como o professor Jonathan Moore. Mas mesmo tentando recomeçar sua vida, ele não consegue deixar pra trás seus impulsos assassinos.

    ANÁLISE

    Diferente da parte anterior, os episódios finais da quarta temporada de Você se tornam mais empolgante, trazendo surpresas que dialogam com o universo interno do protagonista e mantendo o seu tom narrativo em alta.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Você (4ª temporada – Parte 1, 2023, Netflix)

    Durante os cinco episódios restantes desta temporada, temos a surpresa sobre quem é a pessoa por trás dos assassinatos do grupo de amigos de Kate Lockwood (Charlotte Ritchie) sendo esta a grande surpresa.

    Quando Joe percebe seus delírios vemos o personagem descer vertiginosamente em seus delírios e conflitos com a sua negação constante de culpa. Mas este tema circula em torno dos personagens nesta leva de episódios, dentre eles Kate e sua relação com Tom (Greg Kinnear) tentando uma reaproximação com sua filha.

    O bilionário tem seus próprios objetivos além de tentar restabelecer seus vínculos familiares. Colocando Joe em um jogo muito mais perigoso do que nas temporadas anteriores.

    Diversas tramas e muita intensidade

    A dinâmica interna de Joe é o maior destaque, mostrando de uma forma mais expositiva a psicodinâmica do assassino e como seu inconsciente encontrou uma forma de se manifestar.

    O personagem encarando a sua culpa pela manifestação de suas vítimas em seus delírios mostra o quão perturbadora é a mente do protagonista. Sendo o processo de aceitação um momento catártico tornando-o uma versão mais perigosa de si.

    A escalada de violência também é um ponto interessante a se ressaltar, Joe muda os seus métodos a medida que vai encarando a sua sombra ao longo da narrativa. Agora muito mais violento e em alguns momentos revelando a satisfação do resultado de seus atos.

    Nesta segunda parte Nadia (Amy-Leigh Hickman) ganha mais destaque em relação ao começo da temporada é a pessoa a descobrir quem esta por trás dos assassinatos. Mas se torna uma vítima e testemunha desta versão final e muito mais assustadora do protagonista.

    Apesar do roteiro estar mais centrado na problemática do protagonista, o entorno social que ambienta a série e a sua crítica a superficialidade dos mais ricos ganha desdobramentos mais intensos.

    O casal Phoebe (Tilly Keeper) e Adam ( Lukas Gage) continuam sendo relevantes neste aspecto. Mas de forma que concomitante a conhecermos o lado mais obscuro de Joe descobrimos o quão longe Adam vai para manter seu status social.

    VEREDITO

    A conclusão da temporada de Você é um sentimento agridoce sendo que alguns fatos surgem e padrões de comportamento do personagem perigosamente se repetem.

    Joe não se safar do que faz pelo meio que escolheu é algo que cria a expectativa de que ele futuramente irá pagar pelos seus crimes. Mas sua nova companheira assemelha-se a ele, utilizando seu poder e influência, o que permite cometer crimes e não ser punido; pelo menos por enquanto.

    Analisando o conjunto dos dez episódios ao todo, a série inicia dentro de suas características conhecidas; mas prepara o terreno para o que vem a seguir mantendo sua estrutura narrativa permitindo a intensidade de sua conclusão.

    Com uma sequência de episódios mais acelerada, com excelentes surpresas e um desenvolvimento muito mais amplo do seu protagonista, a Parte 2 da 4ª temporada de Você consegue um pico de qualidade que necessita para o seu passo seguinte e talvez conclusivo.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Séries e filmes coreanos para assistir na Netflix nos próximos meses

    A Netflix terá lançamentos para todos os gostos nos próximos meses: a maior e melhor variedade de conteúdo coreano disponível!

    CRÍTICA: ‘Lovely Runner’ é sobre o amor entre as linhas do tempo 

    Lovely Runner é a mais nova série de drama coreano lançada pelo serviço Viki Rakuten. A série é executada por Boo Sung Chul.

    As melhores séries de médicos que você precisa assistir

    Desde que a TV se tornou popular, as séries de médicos sempre foram classificadas entre os tipos de programas favoritos dos espectadores.

    The Acolyte: Conheça Tràkata, o estilo de luta usado por Qimir, o Estranho

    Tràkata é um estilo de luta muito particular. Chamado por muitos de injusto e indignos, foi o estilo de luta utilizar por Qimir, o Estranho.