Início SÉRIE Artigo Only Murders in the Building: quem matou Tim Kono?

Only Murders in the Building: quem matou Tim Kono?

Only Murders in the Building: quem matou Tim Kono?

Only Murders in the Building está se encaminhando para o seu último episódio, que será exibido na próxima terça-feira, 19 de outubro. Se você está acompanhando a série até aqui, já sabe que o nosso artigo anterior sobre um dos possíveis assassinos estava correto.

Entretanto, quando os culpados pela morte de Zoe (Olivia Reis) foram revelados no episódio 6, nós já sabíamos que haveria uma grande reviravolta no caso de Tim Kono (Julian Cihi). Isso porque ainda faltavam quatro episódios para o final da série, sendo esse um momento incomum para revelar o culpado.

 

O assassinato de Tim Kono continua sem solução, porém diversos pontos que levantamos no nosso último artigo se confirmaram. O principal era o envenenamento de Tim pelo assassino – descartando um possível homicídio por arma de fogo.

O exame toxicológico da gatinha Evelyn e o exame solicitado pela detetive Williams (Da’Vine Joy Randolph) no episódio 8 confirmaram que tanto a gata, quanto Tim foram envenenados por uma substância chamada secobarbital. Secobarbital é utilizado em medicamentos anestésicos.

Only Murders in the Building: quem matou Tim Kono?

Além disso, o exame toxicológico traz outros elementos presentes no sangue de Tim. O que mais chama atenção é o álcool, substância encontrada em grande quantidade no Gut Milk vendido por Ursula (Vanessa Aspillaga). O álcool no sangue de Tim pode ter a ver com os copos, em perfeitas condições, encontrados nos sacos de lixo do apartamento 9A.

Outro ponto importante que tivemos conhecimento no episódio 9 é que Tim tinha em seu apartamento um apetrecho de limpar fagote (bassoon), instrumento utilizado por Jan (Amy Ryan). A vizinha Ndidi Idoko (Zainab Jah), do 9B, também afirma que Tim tinha uma namorada.

Para mim, a teoria de que Teddy (Nathan Lane) e Theo (James Caverly) foram os responsáveis pela morte de Tim é sólida. Afinal, ele encontrou o anel, descobriu o esquema de joias e uniu diversas informações que comprovaram que eles foram os responsáveis pela morte de Zoe. Entretanto, eles possuem um álibi (câmera de segurança) e precisamos trabalhar a partir disso.

Com todas essas novas informações, vamos às pistas em aberto e possibilidades de assassinos de Only Murders in the Building.

Suspeita número 1: Jan

Only Murders in the Building: quem é o terceiro culpado?

Jan mora no apartamento 6A. O andar é o mesmo em que mora Teddy Dimas, 6B, e o psicólogo Stanley (Russell G. Jones), 6C. Tim saiu do 6º andar na noite em que foi assassinado, e nossa teoria original é que ele teria sido envenenado no apartamento dos Dimas.

Como já dito, os Dimas não teriam sido os responsáveis pelo assassinato, pois há uma câmera externa do Arconia que captura uma imagem de ambos na data e (possível) hora do homicídio.

Essa foto poderia ser forjada pelo terceiro elemento envolvido no esquema, mas vamos deixar esse ponto de lado por enquanto.

Jan é uma suspeita porque:

1) Tim tinha um instrumento de limpar fagote em sua “caixa de sexo”, e Ndidi testemunhou que ele tinha uma namorada;

2) Ela passou boa parte da investigação tentando minar a ideia de que Teddy e Theo seriam os culpados pela morte de Tim.

Jan vive no 6º andar. Como nós sabemos, os túneis de ventilação permitem que os vizinhos ouçam o que acontece em outros apartamentos. É o caso de Mabel (Selena Gomez), que mora no 12E e escuta as conversas de Bunny (Jayne Houdyshell), que mora no 12A. Portanto, seria fácil para Teddy, Theo, Jan e Stanley escutarem as conversas uns dos outros.

Jan foi esfaqueada no episódio 8. Ela parecia estar chegando em casa com compras, quando foi surpreendida pelo agressor (provavelmente estava de costas). A porta não possuía sinais de arrombamento. Nesse momento Teddy e Theo já estavam presos.

Ela realmente foi esfaqueada ou produziu essa agressão contra si mesma?

Em um dos vários teasers da série é possível ver que a faca utilizada no crime está em um tubo de ventilação (em um apartamento que parece ser o de Jan). Teria o agressor escondido a arma do crime logo depois de cometê-lo?

Como citado por Sazz (Jane Lynch), dublê de Charles (Steve Martin) no antigo seriado Brazzos, o crime contra Tim foi cometido por motivação passional. A pessoa precisava ter proximidade com Tim, pois estava no apartamento e bebeu com ele, além de saber onde estava escondida a arma.

Outro ponto que pode colocar Jan como a terceira integrante do esquema é a assinatura no cheque da empresa de Teddy. A assinatura aparenta ser “J. Boswell”, e nós não sabemos o sobrenome de Jan até então… Ela pode fazer parte do esquema de joias com os Dimas.

Poderia Jan ter sido descoberta por Tim e ele ter usado ela para se aproximar dos Dimas? Num ato de fúria, por se sentir traída e estar em perigo, Jan poderia ter se vingado de Tim.

Vamos ao exercício proposto por Only Murders in the Building:

Quem: Jan
Como: Envenenamento seguido de tiro
Por quê: Trabalha com os Dimas
E por que agora: Tim descobriu seu envolvimento no esquema.

Suspeito número 2: Howard

Only Murders in the Building: quem é o terceiro culpado?

Howard (Michael Cyril Creighton) já era um suspeito desde o início do seriado. Entretanto, sua fraqueza por sangue havia o colocado de lado no possível assassinato. Seu nome retorna para a mesa após as descobertas sobre o envenenamento.

É importante ressaltar que, nos primeiros episódios da série, Howard é mencionado como morador do 8C. Há diversas cenas em que isso é mencionado, inclusive no quadro de pistas de Charles. Entretanto, com o passar dos episódios, surge a informação de que Howard mora, na verdade, no 3D.

Esse tópico faz com que vários detalhes da história de Howard sejam confrontados. Afinal, como a gata Evelyn poderia entrar pela janela do apartamento de Tim, se não há escadas do lado de fora do Arconia, e Howard vive 6 andares abaixo de Tim?

Como ele sabia que Tim havia perdido dinheiro de um cliente, se nem ao menos morava no apartamento ao lado (para ouvir essa informação)?

Outro detalhe importante é que Charles diz que Howard está atuando quando desmaia ao ver sangue. Poderia ser isso mesmo?

Entretanto, ainda não há uma motivação explícita para o crime, além da ameaça de Tim contra Evelyn. Howard não tem ligação com o anel esmeralda, Evelyn morreu após Tim ser assassinado (as marcas de patas no sangue do apartamento) e não parece ser amigo dos Dimas.

Entretanto, não sabemos se eles tinham algum relacionamento próximo, o que explicaria Howard saber tantos detalhes sobre a vida de Tim. Mesmo inconsistente, vale ser citado neste documento.

Quem: Howard
Como: Envenenamento
Por quê: Tim ameaçou atirar em Evelyn
E por que agora: Morte de Evelyn

Suspeita 3: Bunny Folger

Only Murders in the Building: Quem é o assassino? Veja nossa aposta!

Bunny é uma personagem que eu desconfio há algum tempo. A sonoridade da junção Teddy & Bunny é irresistível, pois lembra o nome do serial killer Ted Bundy. Impossível não pensar que ela trabalha junto com Teddy.

Alguns pontos que fariam sentido em considerar Bunny parte do esquema:

1) Não sabemos se esse realmente é o nome dela. Talvez Bunny seja apelido, o que poderia maquiar sua participação no esquema;

2) Ela odiava Tim Kono, não só por ele ser insuportável, mas porque ele não pagava as contas.

Bunny recebia as encomendas de Tim “por engano” em seu apartamento. De acordo com Tim, isso sempre acontecia. Mabel e Charles, inclusive, encontraram um dos anéis no apartamento de Bunny.

Essa confusão não poderia ser acidente, pois era algo corriqueiro. Será que Bunny estava tentando encontrar o anel esmeralda antes que fosse recebido por Tim?

O fato da polícia ter recebido uma imagem da câmera de segurança do Arconia, criando um álibi para Teddy e Theo, também coloca Bunny no centro das atenções. Afinal, ela é a presidente do condomínio e teria acesso a esse tipo de informação.

Bunny está sempre usando joias e, na reunião de condomínio, preferiu mandar embora os investigadores do podcast do que se livrar do assassino.

A junção de todos esses pontos poderia tornar Bunny a terceira integrante da equipe. Ela poderia ser quem envenenou, e Theo o responsável pelo tiro.

Quem: Bunny
Como: Envenenamento
Por quê: Trabalha com os Dimas
E por que agora: Contas atrasadas / anel esmeralda

Suspeito 4: Oscar

Only Murders in the Building: quem é o terceiro culpado?

Eu sei o que você deve estar pensando: ele é bonzinho. Porém, vamos fazer um exercício para descartá-lo de vez das nossas apostas (ou não).

Tudo em torno do Oscar é repleto de segredos. Ele disse que saiu da cadeia e gostaria de deixar toda essa história para trás, porém, a cada momento que passa ele parece mais “inserido” na situação.

Oscar saiu da cadeia na noite em que Tim foi assassinado. Ele disse que foi até o 9º andar para conversar com Tim, porém, ao chegar lá, ouviu o tiro. Desde o homicídio, ele desapareceu, tendo se encontrado com Mabel alguns dias depois.

Desde então, Oscar tem levado a investigação por conta própria em alguns pontos que ficaram vazios. É o caso de Cutter, figura mencionada ao longo dos episódios e que seria o responsável por entregar o anel esmeralda para Tim.

Oscar menciona que encontrou com Cutter, mas nós não só não vemos esse encontro, como não sabemos quem é o Cutter… De acordo com Oscar, o informante teria vendido o anel esmeralda para Tim um dia ANTES do homicídio. Entretanto, não sabemos quem ele é, e Oscar nunca se dá ao trabalho de explicar.

A motivação de Oscar poderia ser facilmente os 10 anos que ele ficou preso por culpa de Tim. Ele poderia ser o responsável pelo envenenamento (o que não explicaria o tiro).

No flashback do início de temporada vemos uma pessoa de tie-dye ensanguentada e deitada no chão ao lado de Mabel. A princípio, a teoria é de que essa pessoa seria Oscar.

Entretanto, os fãs do podcast de Only Murders in the Building também utilizam moletom tie-dye, além da própria equipe vender um merch similar por US$ 49,90. Portanto, pode ser que ele não seja a vítima…

Se for o Oscar, eu acredito que essa seja uma escolha preguiçosa. Torço que não seja ele o culpado, pois tiraria muito o peso da história até aqui.

Quem: Oscar
Como: Envenenamento
Por quê: Vingança
E por que agora: Saiu da cadeia no dia da morte

Quem você acha que é o terceiro culpado? Compartilhe sua teoria com a gente via mensagem na nossa DM do Instagram 😀

Only Murders in the Building: quem matou Tim Kono?

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Artigo anteriorCRÍTICA – Ted Lasso (2ª temporada, 2021, Apple TV+)
Próximo artigoCRÍTICA – Semente de Sangue (2021, Gabriel Yared)
Relações-Públicas de formação. Com pós-graduação em Star Wars e universo expandido, mas Trekker de coração. Defensora de todos os Porgs, Ewoks e criaturas fofinhas da galáxia.