Início SÉRIE Crítica PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Maradona: Conquista de um Sonho (2021, Amazon Prime Video)

PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Maradona: Conquista de um Sonho (2021, Amazon Prime Video)

Maradona: Conquista de um Sonho é um seriado original da Amazon Prime Video que retrata as diversas nuances da vida do maior craque argentino

A vida do maior jogador da Argentina contada sob perspectivas muito além das quatro linhas. Essa é a premissa de Maradona: Conquista de um Sonho, novo seriado da Amazon Prime Video, que chega ao streaming em 29 de outubro de 2021.

Com um total de 10 episódios, a produção original do Prime Video tem previsão de receber novos episódios semanalmente, sempre às sextas-feiras.

SINOPSE DE MARADONA: CONQUISTA DE UM SONHO

A história por trás da lenda. A série acompanha desde a juventude até a vida adulta e a ascensão de Diego Maradona como um dos maiores fenômenos do futebol mundial, revelando o ser humano por trás do sucesso.

ANÁLISE

Tivemos acesso antecipado aos três primeiros episódios de Maradona: Conquista de um Sonho, cada um com uma duração média de 55 minutos. A produção até aqui utiliza vídeos históricos de modo pontual, investindo mais na dramatização.

O seriado original da Amazon mostra que sua narrativa não é nada linear desde os minutos iniciais do primeiro episódio. Nele, vemos como Maradona teve sua primeira oportunidade no futebol, ao mesmo tempo em que são inseridas cenas de uma overdose que o astro argentino sofreu, já tendo aposentado as chuteiras.

Ainda no episódio inaugural a montagem inclui o contexto histórico da Argentina (morte do presidente Juan Domingo Perón, em 1974) e o início de Dieguito no Argentinos Juniors.

O excesso de informações e linhas temporais já no primeiro capítulo é a lógica adotada nos demais episódios. Essa escolha destaca que a vida de Diego Armando Maradona foi pavimentada não apenas por suas relações familiares e suas vivências dentro de campo, mas também torna o desenrolar da história um tanto cansativo.

Maradona: Conquista de um Sonho é um seriado original da Amazon Prime Video que retrata as diversas nuances da vida do maior craque argentino

Isso se torna um problema mais grave por conta da escolha de lançar episódios semanalmente. Com capítulos longos e uma história muito mais dramatizada do que contada com imagens de arquivos, não é de se duvidar que mesmo os fãs de futebol e de Maradona tenham dificuldade de manter o interesse na produção.

No entanto, vale destacar que a produção é bem feita. A atuação de todos os atores que interpretam Maradona são muito boas. No que diz respeito à habilidade com a bola nos pés, o ator mirim que interpreta o craque cumpre muito bem a difícil missão de ser um jovem prodígio. Por sua vez, o intérprete do astro em sua juventude, Nicolas Goldschmidt, entrega um bom trabalho especialmente fora das quatro linhas.

Outro ponto positivo de Maradona: Conquista de um Sonho é a ambientação. A caracterização dos personagens, os cenários e os uniformes esportivos realmente são capazes de transportar o espectador aos períodos mostrados em tela.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – El Presidente (1ª temporada, 2020, Amazon Prime Vídeo)

Apesar disso, também há de se destacar que a dramatização do futebol e, principalmente, das cenas da Guerra das Malvinas estão longe de ser um primor.

VEREDITO

Até o terceiro episódio, Maradona: Conquista de um Sonho apresenta uma montagem confusa e que torna a narrativa um tanto cansativa, especialmente quando são apresentadas as cenas que se passam durante a overdose do craque. Não há um indicativo de que os próximos capítulos serão diferentes.

No entanto, o seriado original da Amazon Prime Video é interessante por sua proposta de mostrar as diversas variáveis que contribuíram para que Maradona trilhasse os rumos que tomou.

Além disso, vale destacar o papel da política na carreira do astro, especialmente o contraste entre sua origem humilde em família trabalhadora e os rumos que a ditadura militar Argentina tentou impor usando sua liderança ao vestir a camisa 10 da seleção.

Nossa nota

3,0 / 5,0

Assista ao trailer de Maradona: Conquista de um Sonho

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Artigo anteriorTBT #148 | Jamaica Abaixo de Zero (1993, Jon Turteltaub)
Próximo artigoCRÍTICA – Sem Conexão 2 (2021, Bartosz M. Kowalski)
Jornalista pós-graduado em Jornalismo Digital, fã de Mr. Robot, Pokémon e com uma menção honrosa a 24 Horas, o seriado que me fez entrar no mundo de séries e filmes.