Início SÉRIE Artigo The Mandalorian: Conheça a história dos Mandalorianos

The Mandalorian: Conheça a história dos Mandalorianos

573
0
The Mandalorian: Conheça a história dos Mandalorianos

Com a febre em torno da série The Mandalorian, da Disney+, muitas dúvidas começaram a surgir sobre os personagens retratados na produção e sobre a história dos mandalorianos.

Tendo sua melhor representação na franquia Rebels e Clone Wars – ambas animações – os habitantes do planeta Mandalore são pouco conhecidos pelos fãs da franquia tradicional do cinema.

Ainda não sabemos muito sobre o homem de capacete de The Mandalorian, interpretado por Pedro Pascal (Narcos e Game of Thrones) na nova série de Star Wars, mas podemos analisar algumas informações sobre a história de seu planeta e cultura que podem ser úteis futuramente.

ASSISTA TAMBÉM: NOSSAS EXPECTATIVAS PARA STAR WARS: A ASCENSÃO SKYWALKER

A ORIGEM

The Mandalorian: Conheça a história dos Mandalorianos

A origem das facções mandalorianas pode ser rastreada até a “Extinção Mandaloriana” liderada pelos Jedi (conhecida pelos Mandalorianos como “Dral’Han“, ou a Aniquilação) em 738 BBY (BBY = Depois da Batalha de Yavin).

As proezas militares e tecnológicas dos Mandalorianos estavam em forte ascensão desde que Mandalore, The Uniter (Aga Awaud), trouxe a sociedade de volta ao eixo em 1051 BBY.

Após as Reformas de Ruusan (evento que reestruturou a República), em 1000 BBY, a República começou a se recompor e institucionalizou os Territórios da Orla Exterior e, mais uma vez, abriu o conflito com o espaço Mandaloriano.

No início, os mandalorianos eram vistos como uma fonte de estabilidade muito necessária. Porém, tributar o comércio ao longo da Caminho Hydian  (O bloqueio do caminho Hydian foi uma ação contra a República executada pelos clãs guerreiros na última década da grande Guerra Galática) e forçar pactos econômicos e defensivos nos setores fronteiriços provou que os mandalorianos eram uma ameaça para a República.

Uma força-tarefa das forças de patrulha judicial e setorial lideradas pelos Jedi bombardeou planetas importantes no espaço Mandaloriano, incluindo a capital de Mandalore, transformando partes desses planetas em desertos de areia branca.

O PLANETA

The Mandalorian: Conheça a história dos Mandalorianos

Mandalore é um planeta da Orla Exterior que foi totalmente devastado pela guerra. Sua sociedade é dividida em casas e clãs, que frequentemente lutavam entre si pelo poder ao longo dos séculos. O povo também lutou fora dos limites de planeta, tendo travado batalhas até mesmo contra Jedi.

Séculos de batalha transformaram a superfície do planeta em uma paisagem árida. Na época das Guerras Clônicas, os desertos intermináveis ​​estavam repletos de cidades em forma de “cúpulas”, com a maioria de sua população vivendo pacificamente dentro dessas áreas.

A ARMADURA MANDALORIANA

The Mandalorian: Conheça a história dos Mandalorianos

A armadura usada pelos guerreiros de Mandalore não serve apenas para defesa. Os capacetes geralmente são personalizados para mostrar a afiliação do clã, e cada peça honra o legado dos guerreiros que vieram antes e tudo pelo que lutaram.

A armadura mandaloriana é conhecida como beskar’gam (pele de ferro) na língua mandaloriana e é usada exclusivamente por guerreiros. É usado por homens e mulheres, oferecendo excelente proteção e criando uma aparência comum, independentemente da espécie ou sexo.

Beskar, o aço mandaloriano, é conhecido por sua alta tolerância a formas de dano. O metal é durável o suficiente para resistir a um disparo direto por um blaster. O material é usado, basicamente, por todos os mandalorianos em várias eras de Star Wars, principalmente durante o período clônico.

Os conjuntos de mais alta qualidade são feitos pelo beskar resistente a sabre de luz (ferro mandaloriano), mas o custo e a raridade do beskar levaram ao uso outros materiais na produção das armaduras.

Os metalúrgicos mandalorianos tradicionalmente mantêm os métodos para transformar beskar em uma liga em segredo, mas o elemento pode ser misturado com outros metais, para criar um conjunto de armaduras altamente denso e quase indestrutível.

OS “VERDADEIROS” MANDALORIANOS

The Mandalorian: Conheça a história dos Mandalorianos

Após os eventos da Aniquilação, os clãs guerreiros exilados na lua de Concordia começaram a se declarar como “Os Fiéis” (The Faithful), seguindo as verdadeiras tradições guerreiras dessa cultura. Em oposição, eles rotularam os seguidores dos Novos Mandalorianos de “Os Infiéis” (The Faithless), para descrever a facção que evita as tradições guerreiras.

À medida que os séculos progrediam, um movimento subjacente começou dentro dos “Os fiéis”, que explodiu quando Jaster Mereel se tornou o “Verdadeiro Mandalore”. Os verdadeiros mandalorianos subiram ao poder dentro dos clãs guerreiros, acreditando que os mandalorianos deveriam aderir a um código de honra e batalhar como mercenários honoráveis.

Esse código de honra ficou conhecido como SuperCommando Codex e foi criado por Mereel para definir e orientar as ações dos guerreiros mandalorianos. Jaster Mereel percebeu que, para proteger as antigas tradições mandalorianas, tentar conquistar a galáxia não era realista nem saudável para o futuro de seu povo.

Após os eventos de 738 BBY, a República se voltou para esses clãs pró-paz para formar um novo governo mandaloriano. Esses mandalorianos não tinham amor pela República, mas sabiam que não teriam nada a ganhar com a oposição à ela.

Abandonando quase todas as tradições guerreiras que os mandalorianos seguiram por gerações, os Novos Mandalorianos se concentraram principalmente em sua tecnologia avançada e se tornaram parte da República. Levados aos desertos de areia branca – deixados na sequência dos bombardeios -, os Novos Mandalorianos construíram cidades com estrutura de “cúpula”.

JASTER MEREEL

The Mandalorian: Conheça a história dos Mandalorianos

O nome Jaster Mereel foi divulgado pela primeira vez em 1996 pelo autor de Star Wars, Daniel Keys Moran, em seu conto Last One Standing: The Tale of Boba Fett, do livro de Kevin J. Anderson, Tales of the Bounty Hunters. Lembrando que essas informações não são consideradas cânones – infelizmente.

Nesta história, Jaster Mereel é o nome real de Boba Fett antes de ser exilado de seu planeta e vestir sua infame armadura mandaloriana. Essa seria a história aceita por fãs de Boba Fett até o lançamento de Star Wars: Ataque dos Clones, que contou a história de Boba como o clone inalterado de Jango Fett.

Em 2002, os fãs do mandaloriano receberiam a história oficial de Jaster Mereel como parte da minissérie em quadrinhos de 4 partes da Dark Horse, Jango Fett: Open Seasons. As duas primeiras partes da minissérie traçam os eventos de infância de Jango Fett e a guerra entre as facções Novos Mandalorianos e Olho da Morte durante a guerra civil mandaloriana.

Jaster Mereel era um humano do planeta Concord Dawn, um mundo agrícola no setor de Mandalore. Ele serviu como um oficial até que seu alto senso de moral o levou a matar um superior corrupto.

Acusado de assassinato, Jaster foi exilado de Concord Dawn e encontrou refúgio dentro dos “Os fiéis”. Conquistando o respeito de seus colegas por meio de combate e habilidade, Mereel acabaria por assumir o título de “Verdadeiro Mandalore” por volta de 60 BBY, liderando os clãs mandalorianos fiéis ao seu código.

GUERRAS CLÔNICAS

The Mandalorian: Conheça a história dos Mandalorianos

A Duquesa Satine era uma pacifista e filosofa revolucionária. Ela liderava o Governo dos Novos Mandalorianos. Sua postura fez dela alvo de repetidas tentativas de assassinato e um golpe, quando dissidentes em Concord se organizavam em um grupo chamado Olho da MorteLiderados por Pre Vizsla, os mandalorianos deste grupo não aceitavam a maneira pacífica e sem violência com que a Duquesa regia o planeta Mandalore.

Financiado pelos separatistas (com a presença de Conde Dookan), o conflito logo chamou a atenção dos Jedi e Obi-Wan Kenobi, que tinham uma história pessoal e complicada com Satine.

Apesar de seus esforços, Satine foi derrubada como governante e um sindicato do crime com Darth Maul no comando assumiu o controle do planeta.

STAR WARS: REBELS

The Mandalorian: Conheça a história dos Mandalorianos

Após as Guerras Clônicas, Bo-Katan Kryze, irmã de Satine, serviu como Regente do planeta por um tempo. Quando ela se recusou a se curvar ao imperador, foi traída pelo clã Saxon, e Gar Saxon se tornou o vice-rei imperial de Mandalore.

Depois que a rebelde Sabine Wren recuperou o sabre de luz de Maul, ela voltou para casa no Clã Wren – em Mandalore – e descobriu que o Império estava inserido no clã Saxon. Gar Saxon, leal ao Imperador, matou uma colônia de Mandalorianos em Concord Dawn para reprimir qualquer revolta em potencial.

Suas mortes levaram a criação de uma pequena facção organizada em Mandalore. Os guerreiros, vestidos de armaduras, lutaram por seu planeta quando a guerra civil eclodiu mais uma vez, desta vez contra o clã Saxon e o poder do Império.

O Império implantou uma arma projetada para penetrar nas armaduras Mandalorianas, mas Bo-Katan, Sabine e os rebeldes a destruíram antes que o número de mortos subisse ainda mais.

Vitorioso, Bo-Katan aceitou o sabre de Maul e o planeta se uniu novamente, seguindo uma nova líder.

RAZOR CRESTT

The Mandalorian: Conheça a história dos Mandalorianos

Uma antiga nave militar usada para patrulhar territórios na época anterior ao Império, a Razor Crest era o transporte e alojamentos dos mandalorianos, enquanto eles vasculhavam a Orla Exterior à procura de fugitivos.

A nave é vista também na série da Disney+, sendo utilizada pelo personagem principal em suas missões.



O que achou de conhecer um pouco mais sobre os mandalorianos? Está ansioso pela chegada do Disney+ ao Brasil? Deixe seus comentários abaixo!

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários