Início SÉRIE Artigo The Underground Railroad: Tudo que você precisa saber sobre a nova série...

The Underground Railroad: Tudo que você precisa saber sobre a nova série da Amazon

The Underground Railroad é uma obra vencedora do Prêmio Pulitzer adaptada como minissérie original pela Amazon Prime Video

A Amazon Prime Video lançará, em 14 maio de 2021, um seriado que reúne uma história vencedora do Pulitzer e um diretor cujo filme venceu três categorias no Oscar 2017, incluindo Melhor Filme. Estamos falando da minissérie The Underground Railroad, adaptação do livro homônimo que venceu o Prêmio Pulitzer 2017, dirigida por Barry Jenkins, diretor de Moonlight: Sob a Luz do Luar.

Com tantos prêmios envolvidos, a adaptação da obra de Colson Whitehead tem tudo para ser um dos originais Amazon de maior destaque no ano.

Reunimos neste artigo informações para você começar a assistir a The Underground Railroad sabendo tudo sobre essa obra espetacular. Veja no fim do artigo onde comprar o livro.

FICHA TÉCNICA

Minissérie de uma temporada que adapta o livro The Underground Railroad (2016), do escritor Colson Whitehead, vencedor do Prêmio Pulitzer (2017).

País: Estados Unidos

Idioma de áudio: Inglês

Legendas: Português, Inglês, Alemão, Espanhol (Espanha e México), Francês, Italiano, Japonês, Holandês, Polonês

Episódios: 10

Gêneros: Drama, História, Guerra

Diretor: Barry Jenkins

Data de lançamento: 14 de maio de 2021

Onde assistir: Amazon Prime Video

Siga o seriado nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

SINOPSES

Embora com enfoques diferentes, as sinopses do livro e do seriado não deixam dúvidas de que a história se passa no período escravocrata dos Estados Unidos.

Sinopse do livro: Cora é uma jovem escrava numa plantação de algodão. Para ela é quase impossível fugir de seu destino sombrio. Até que ela ouve falar de uma ferrovia subterrânea.

Sinopse do seriado (traduzida livremente da versão em inglês divulgada pelo IMDB): Uma jovem chamada Cora faz uma incrível descoberta durante sua tentativa de se libertar da escravidão no extremo Sul.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – The Underground Railroad: Os Caminhos para a Liberdade (2017, Colson Whitehead)

ELENCO DE THE UNDERGROUND RAILROAD

The Underground Railroad possui um elenco numeroso confirmado. Os principais personagens são:

  • Cora, interpretada pela atriz Thuso Mbedu;
  • Ridgeway, interpreta por Joel Edgerton.

Além desses, os personagens a seguir também possuem papéis importantes na história:

  • Homer (Chase W. Dillon);
  • Caesar (Aaron Pierre);
  • Boseman (Kraig Dane);
  • Mabel (Sheila Atim);
  • Connelly (Jeff Pope);
  • Molly (Kylee D. Allen);
  • Sam (Will Poulter).

Quem é Thuso Mbedu?

Thuso Mbedu é uma atriz sul-africana nascida em 8 de julho de 1991 na cidade de Pietermaritzburg, Capital do distrito de Kwa-Zulu Natal, na África do Sul.

A atriz Thuso Mbedu interpreta Cora, personagem principal de The Underground Railroad, nova série original da Amazon Prime Video
Créditos: IMDB

Atuando profissionalmente desde 2014, The Underground Railroad será sua segunda atuação na TV como protagonista. Na primeira oportunidade, ela interpretou Winnie na telenovela local Is’Thunzi, produção de grande sucesso no país.

Sua atuação nessa produção sul-africana lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no South African Film and Television Awards (2018), além de duas indicações na mesma categoria nas edições 2017 e 2018 do Emmy.

Em The Underground Railroad, Thuso Mbedu interpreta Cora, uma escrava que vive em uma fazenda no Sul dos Estados Unidos e sonha em ser livre. Em busca da liberdade, ela descobre a ferrovia subterrânea, uma via que pode lhe permitir fugir para o Norte do país e conquistar esse sonho.

Quem é Barry Jenkins?

Nascido em 19 de novembro de 1979 em Miami, nos Estados Unidos, Barry Jenkins é diretor e produtor conhecido principalmente por dirigir Remédio para Melancolia (2008), Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016) e Se a Rua Beale Falasse (2018).

O diretor Barry Jenkins, vencedor de Oscar 2017 por Moonlight, dirige The Underground Railroad, seriado original da Amazon Prime Video que tem tudo para ser um dos destaques de 2021
Créditos: Daniel Remi Bergeron

Jenkins conquistou o maior reconhecimento da carreira – até agora – com Moonlight, que venceu três categorias do Oscar 2017: Melhor Filme, Melhor Ator (Mahershala Ali) e Melhor Roteiro Adaptado. Ao todo, a produção recebeu 292 indicações naquela temporada, tendo vencido 222 prêmios.

Na TV, Barry Jenkins foi o responsável pelo quinto episódio da temporada de estreia de Cara Gente Branca, em 2017, na Netflix. De acordo com o IMDB, ele será o diretor do prequel de Rei Leão, ainda sem título nem previsão de lançamento.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Vidas Negras Importam: 10 filmes com protagonismo negro

Quem escreveu The Underground Railroad?

Arch Colson Chipp Whitehead, mais conhecido por Colson Whitehead, nasceu no dia 6 de novembro de 1969 em Nova Iorque.

O escritor Colson Whitehead já venceu duas vezes o Prêmio Pulitzer, e tem pela primeira vez uma renomada obra sua adaptada como minissérie
Créditos: Walter Craveiro / Flip 2018 / Divulgação

Atualmente, seu histórico de obras conta com nove livros:

Não-ficção:

  • The Colossus of New York (2003);
  • The Noble Hustle: Poker, Beef Jerky & Death (2014).

Ficção:

  • A Intuicionista (The Intuitionist, 1999);
  • John Henry Days (2001);
  • Apex Hides the Hurt (2006);
  • Sag Harbor (2009);
  • Zone One (2011);
  • The Underground Railroad: Os Caminhos para a Liberdade (The Underground Railroad, 2016);
  • O Reformatório Nickel (The Nickel Boys, 2019).

A próxima obra do autor será a ficção Harlem Shuffle, prevista para ser lançada em setembro deste ano.

Além de vencer o Pulitzer 2017 na categoria Ficção, Colson Whitehead também ganhou a mesma distinção em 2020, com o livro O Reformatório Nickel. Assim, tornou-se o quarto escritor na história a ganhar dois prêmios Pulitzer.

Em O Reformatório Nickel, o autor relata a história de uma exploração esparsa e devastadora de abusos em um reformatório na Flórida da era Jim Crow que é, em última análise, um conto poderoso de perseverança humana, dignidade e redenção.

The Underground Railroad é uma história real?

A história de Cora no livro de Whitehead e na minissérie de Jenkins não é real. Entretanto, a trama é baseada em fatos reais.

Ao invés de uma ferrovia subterrânea (underground railroad), o que de fato existiu nos Estados Unidos nos séculos XVIII e XIX foi uma rede de rotas e esconderijos organizada por abolicionistas. Esses caminhos foram utilizados por negras e negros escravizados para fugirem em direção aos estados livres do Norte ou para o Canadá.

The Underground Railroad é uma obra vencedora do Prêmio Pulitzer adaptada como minissérie original pela Amazon Prime Video
Créditos: The Underground Railroad from Slavery to Freedom” by Wilbur H. Siebert, The Macmillan Company, 1898

Colson Whitehead se baseou em relatos históricos para escrever seu romance ficcional. Um compilado de histórias reais sobre esse período pode ser encontrado no livro Stories of the Underground Railroad, escrito por Anna L. Curtis em 1941.

Assista ao trailer da minissérie da Amazon Prime Video:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.