Início TECNOLOGIA Black Friday | Teclados, mouses e a evolução do joystick

Black Friday | Teclados, mouses e a evolução do joystick

61
0
Black Friday

Você deve estar se perguntando o que Black Friday tem a ver com a evolução dos joysticks, certo? Bom, na verdade nada; a princípio. Mas o dia 29 de Novembro está logo ali e com ele vem as tão aguardadas promoções incríveis. Obviamente todo mundo tem alguma compra programada e que só precisa daquela promoção especial para ser realizada – a famosa “compra perfeita”. Aqui no Feededigno não é diferente.

Eu, como sou o mais focado na parte de games, estou pesquisando há tempos um mouse e teclado novos para o meu humilde PC – nem de longe o PC gamer que eu gostaria. E, durante as pesquisas, me peguei pensando sobre a evolução de uma peça fundamental para qualquer gamer: o joystick! (sim, também não dispenso um bom console).

A Black Friday

Tendo sido comemorada pela primeira vez no mercado brasileiro em 2010, a Black Friday serviu como um suspiro no que se refere à arrecadação e economia. Na tentativa de criar uma data importante para o mercado brasileiro, assim como é no mercado americano. A ação comercial tem uma simples premissa: produtos de qualidade com preços baixos.

Um mercado emergente tem, como ponto de partida, a grande abertura na possibilidade de consumos referentes a uma certa área. E, assim, foi com o mercado gamer no Brasil, que tem como projeção o crescimento de mais 5,3%, até 2022.

Com o passar do tempo, vimos games comuns, como o original Pong (lançado em 1972), controlado por dois botões rotatórios que simulava dois lados de uma quadra de tênis, evoluírem, nascendo games cada vez mais profundos e promissores, que ofereciam uma gama maior de possibilidades, a fim de causar um sentimento de imersão aos jogadores.

Nos anos que se seguiram, vimos uma quantidade maior de games, o avanço das tecnologias e a necessidade de uma maior complexidades nos controles, diferentes dos jogos criados pela Atari – criadora do Pong – que tinha um controle limitado.

Primeiros Games
Da esquerda para a direita, Dark Castle (1986), Wolfenstein 3D (1992), Doom (1993)

O primeiro game a utilizar as teclas WASD como direcionais, talvez tenha sido o tradicional game Dark Castle, lançado em 1986. Após eles, o clássico Wolfenstein 3D (1992) e Doom (1993), mudaram a forma do mundo de jogar nos computadores, sendo esses dois, controlados pelas setas direcionais no teclado.

Com o passar do tempo, vemos uma mudança no que se refere ao padrão de controle, sendo o game Half-Life de 1998 o primeiro a estabelecer o comando WASD como default, abrindo caminho para muitos games que os seguiram.

Com a evolução da tecnologia e a virada do século, os controladores e periféricos se tornaram cada vez mais elaborados e responsivos. No que se refere a sua popularização, vale apontar que os games mais relevantes para o Brasil, no começo dos anos 2000, foram os Counter Strike 1.6 e Source, responsáveis por levarem os jogadores às lan houses diariamente, fomentando assim o início de um mercado gamer que viria a ascender, tornando-se o maior consumidor em ascensão.

Os que viriam a se tornar streamers, narradores, e até mesmo produtores de conteúdo voltados para a área de games, surgiram pouco depois da popularização das lan houses e o fim da internet discada. A evolução da tecnologia oferecia uma maior acessibilidade no que se refere à adesão de conteúdos e produtos voltados para essa área.

Com o passar do tempo e uma maior acessibilidade no que se refere a computadores, periféricos e consoles, o Brasil se tornou um dos maiores produtores de conteúdo da área de games e, também, um dos maiores consumidores. No ano de 2018, consumiu o equivalente à 1.5 bilhão de dólares em produtos da área de games, como: computadores, componentes, periféricos, notebooks, games, consoles e afins.

Vale apontar que, ao se tornar tão ou mais importante e mais preciso em relação aos controles da atual geração, até mesmo aos modelos PRO, como o controle Pro do PlayStation 4, ou do Xbox One, os consoles passaram a aceitar a utilização de teclados e mouses, sendo possível programá-los diretamente nos games.

Para comemorar uma das datas que popularizaram o consumo de conteúdo voltado para a área de games após sua introdução na cultura brasileira, a Black Friday, trazemos alguns periféricos aqui, para você ficar de olho nas próximas semanas. Esses são modelos que você precisa ter – e que eu gostaria de ter – em casa!

Teclados, mouse e a evolução gamer

Teclado

Baseados no layout dos mais antigos teclados – os da máquina de escrever – os modelos básicos podem conter, em média, 101 a 104 teclas, sendo esses os mais compactos. Outros, mais elaborados, que contam até mesmo com teclas programáveis, podem apresentar mais de 130 teclas.

A diferença entre alguns teclados varia mais do que imaginamos, podendo ultrapassar desde os arranjos dos símbolos nas teclas, distribuição de letras e acentos, até mesmo a força necessária para utilização. Vale apontar, também, que alguns dos teclados de hoje em dia se distanciam completamente dos periféricos criados em meados do século XX, podendo hoje ser até mesmo wireless, sem necessidade de fios.

Os arranjos e conjuntos de teclas mais comuns em países do Ocidente são baseados no Modelo QWERTY, incluindo variações. Devido ao desenvolvimento da tecnologia e os mais diversos tipos de usuários e necessidades, atualmente existe no mercado uma infinita variedade de teclados.

Teclado e Mouse Gamer Multilaser Lightning

Teclado e Mouse

O teclado Multilaser Gamer é ideal para os seus games. O combo Lightning da Multilaser alia performance rapidez e um design incrível. Com uma instalação fácil, sendo necessário apenas ligar os cabos às portas USB do PC, você estará pronto para detonar nos jogos.

Com 10 teclas multimídias e opção de troca por teclas direcionais transparentes extras, que darão uma melhor visibilidade para mais ritmo e performance ao seu jogo, o combo Lightning  possui o melhor custo-benefício do mercado.

Se você procura conforto, esse combo é o ideal para você. Com apoio para punhos e teclas mais macias, o teclado gamer Lightning é silencioso e conta com três opções de backlight para escolher. Além disso, você pode ajustar a intensidade da cor, não atrapalhando assim o seu desempenho. Os backlights contam com as cores púrpura, vermelha e azul.

Estilo e precisão para os seus jogos

Com um mouse ergonômico, o Lightning possui 4 diferentes velocidades e até 2000 DPI. DPI é o padrão usado para medir a sensibilidade de um mouse, expressa com o número de DPIs – “pontos por polegada'” – que um dispositivo consegue detectar.

Ao alterar o DPI, você pode ajustar instantaneamente a velocidade do ponteiro para tarefas de precisão, como mira em jogos ou edição de fotos. Quanto maior o número de DPI, maior a sensibilidade de um mouse, e maior a velocidade de seu ponteiro.

Com alta precisão, o mouse possui 6 botões com flash, que alcançam até 5 milhões de cliques. As laterais do mouse possuem formato perfeito para se encaixar em suas mãos e garantir os melhores resultados nos jogos!

Combo Game Razer Teclado e Mouse Cyclosa e Abyssus

Teclado e Mouse

O conjunto de teclado e mouse Razer Cyclosa e Abyssus garante ao usuário o maior desempenho em jogos e aplicativos no computador.

O Mouse Abyssus de 1800DPI infra-vermelho com alternador de DPI e tempo de resposta, acabamento emborrachado com botões ultra grandes e 15g de aceleração, traz conforto e precisão extrema para todos os aplicativos de uso diário. Contendo o driver On-The-Fly Sensitivity, que ajusta a sensibilidade durante os jogos, 1800DPI garantem o máximo de desempenho e precisão.

Já o Teclado Razer Cyclosa possui teclas programáveis para macros, atalhos multimedia de acesso rápido, design profissional, tempo de resposta de 1000Hz e tem todas as características básicas e simples de um teclado gaming.

O Razer Cyclosa apresenta teclas totalmente programáveis, com função macro, que permite comandos com um piscar de olhos, assim você sempre estará um passo à frente da concorrência.

Teclado Gamer Warrior LED

Teclado

O teclado gamer Laser Warrior LED da Multilaser é a união perfeita de qualidade, rapidez e ótimo custo-benefício. Com um design estiloso, tem 3 opções de cores para iluminação de fundo, além de ajuste de brilho para se adaptar nos períodos de jogos noturnos e detonar seus adversários!

As teclas macro programáveis simplificam as longas e complexas sequências de comandos. Você pode gravar sequências para determinados jogos ou para ações repetidas, utilizando as teclas de 1 a 10, de forma fácil e rápida, sem a necessidade de software.

Além disso, o teclado possui teclas direcionais, para facilitar a sua visualização e desempenho.

O teclado gamer Warrior conta com 13 funções multimídia, que permitem ouvir músicas, pausar, avançar ou voltar, sem ter que sair do jogo e 16 teclas simultâneas com a tecnologia anti-ghost, possibilitando pressioná-la no game, sem diminuir o desempenho das outras funções.

Para tornar sua experiência Warrior ainda mais completa, o Laser LED tem a tecla game, que desativa a tecla Windows para evitar acessos indesejáveis à área de trabalho, com indicador led on/off.

As teclas arredondadas e cápsulas de borracha são mais silenciosas e reduzem o cansaço. Além disso, o teclado gamer possui apoio ergonômico para os pulsos, garantindo conforto e estabilidade na gameplay.

O teclado também vem com um conector banhado a ouro e cabo de nylon com filtro anti ruído.

Teclado Mecânico Gamer HyperX Mars

Teclado Mecânico

O teclado mecânico para jogos HyperX Mars RGB apresenta backlighting RGB, que você pode personalizar com a facilidade de uso do software Genesis.

O confiável e moderno HyperX Mars RGB apresenta um design de teclas expostas, uma sólida placa superior de liga de alumínio escovado com logo em corte de diamante e switches à prova de poeira, garantindo até 50 milhões de toques sem perda de qualidade ou responsividade.

O teclado acompanha, também, um descanso para pulso removível, conectores USB de metal dourado e um cabo trançado durável de 1,8 m. O descanso para pulso reduz o esforço, permitindo que você jogue por mais tempo.

Você nunca ficará de fora da ação com o Modo Jogo, e os recursos 100% anti-ghosting e N-Key Rollover significam que todas as teclas podem ser pressionadas simultaneamente e cada toque será registrado individualmente, tão rapidamente quanto à pressão exercida.

O HyperX Mars reflete seu próprio e fantástico estilo! Ele possui configuração de iluminação por tecla e opção de cinco níveis diferentes de brilho.

Crie e armazene macros na biblioteca de macros e personalize com facilidade os efeitos de iluminação fazendo o download do software Genesis HyperX.

Criado para estabilidade e durabilidade, o HyperX Mars estará sempre pronto para a batalha.

Mouse Gamer HyperX Pulsefire

Mouse

Gamers hardcore e profissionais sabem que um mouse preciso e confiável pode ser a diferença entre a vitória e a derrota.

O Pulsefire FPS HyperX fornece precisão para você poder ficar por cima no seu jogo. Seja o mestre nos headshots ou uma fera no campo de batalha. O Pulsefire FPS tem DPI configurado e pode ser alterado ao simples toque de um botão.

O design ergonômico e aderente suporta os estilos de segurar com uma palma ou com a ponta dos dedos e, além disso, sua construção leve permite que você jogue confortavelmente por mais tempo.

O Pulsefire FPS HyperX apresenta interruptores Omron e seis botões resistentes e ultra-ágeis que garantem retorno rápido em todos os seus cliques. Verdadeiros jogadores não podem ter o mouse pulando ou prendendo durante o jogo, né?

Com quatro configurações predefinidas de 400 a 3200 DPI, disponíveis ao toque de um botão, o Pulsefire FPS tem a configuração certa para combinar com seu estilo de jogo.

O cabo trançado foi projetado para ser resistente e durável, ao mesmo tempo que é flexível o bastante para facilitar os seus movimentos!

Que nessa Black Friday, os nossos sonhos gamers se realizem e possamos levar pra casa um desses modelos sensacionais.

E você? Tem algum modelo de teclado e mouse que não sai da sua cabeça? Conte pra gente nos comentários. Para mais ofertas incríveis, acesse o KaBuM!, o maior e-commerce de tecnologia na América Latina. Que possui um site blindado de invasões, além de ser uma Loja Diamante E-bit, o que significa que é segura e confiável.

Comentários