O personagem criado por Stan Lee e Jack Kirby, teve sua primeira aparição na HQ Thor #134 - Os Criadores de Pessoas, publicada em novembro de 1966. Herbert Wyndham é um geneticista da década de 1930 que ficou obcecado com mais experimentos de evolução que ele usou em si mesmo, tornando-se o Alto Evolucionário.
Um pária por seus pares, Wyndham começou a trabalhar com outro cientista, Jonathan Drew, o pai de Jessica Drew, em um centro de pesquisa na Montanha Wundagore, nos Balcãs. Jessica ficou doente devido à exposição aos depósitos de urânio na montanha e Wyndham injetou na jovem um soro evolutivo que ele criou a partir de aranhas. Isso fez com que ela ganhasse seus poderes e eventualmente se tornasse a Mulher-Aranha.
Considerado o maior geneticista do Universo Marvel, ele fez diversos testes em si mesmo desenvolvendo super força, um fator de cura acelerado, comunicação telepática, projeção astral, levitação, manipulação de massa, raios plasmáticos, entre outras habilidades.
Herbert nem sempre foi um vilão e o personagem já teve alguns atos heróicos. Após Galactus descobrir da existência da Contra-Terra, Alto Evolucionário precisou se unir ao Quarteto Fantástico para derrotar o Devorador de Mundos.
Sua primeira grande criação, que serviu como uma ameaça para a Terra, foi a Contra-Terra. Imaginada como um paraíso, localizada na órbita da Terra, mas do lado oposto ao Sol, o lugar serviria como um lugar livre de corrupção e protegida por Adam Warlock.
O personagem fará sua estreia em live action no Universo Cinematográfico Marvel no filme Guardiões da Galáxia Vol. 3 e será vivido pelo ator Chukwudi Iwuji (Pacificador).