Kraven: Quem é o caçador Sergei Kravinoff?

    Kraven, o Caçador é um personagem da Marvel Comics e um dos vilões do Homem-Aranha mais amado dos quadrinhos, ele foi criado por Stan Lee e o artista Steve Ditko. Sua primeira aparição foi na HQ O Espetacular Homem-Aranha #15 pulicada em agosto de 1964.

    O personagem é um famoso caçador de grandes animais, que se tornou mercenário e, mais tarde, desenvolveu uma intensa obsessão por restaurar a honra de seu nome e é conhecido como uma grande ameaça para o Amigão da Vizinhança.

    ORIGEM

    O verdadeiro nome de Kraven é Sergei Kravinoff, ele era membro de uma família muito antiga da Rússia czarista. Durante a revolução bolchevique que modificou seu país e criou a União Soviética, a família Kravinoff teve que se refugiar na América.

    A jovem vida de Sergei foi muito difícil como filho de aristocratas czarista na Rússia, a vida era difícil para os Kravinoffs quando a Revolução Bolchevique forçou os Kravinoffs à imigração. Quando o pai de Sergei morreu, sua mãe foi forçada a um asilo. Ao visitar sua mãe, Sergei ganharia aracnofobia depois de ver sua mãe mentalmente atormentada em um asilo infestado de aranhas. Mais tarde, sua mãe se suicidaria e isso aumentaria o medo de Sergei por aranhas e seria o primeiro passo para desenvolver uma personalidade instável e obsessiva. 

    Sergei Kravinoff aprendeu que o único caminho para a vida era a sobrevivência, e isso fez com que viajasse amplamente por várias partes do mundo.

    Como um jovem adulto, Sergei finalmente se mudaria para a África, onde encontrou um talento natural para a caça. Mudando seu nome para Kraven, Sergei perseguiu seus talentos enquanto aumentava suas habilidades de caça e sobrevivência ao longo do safári. Com o passar dos anos, Kraven tornou-se notório e extremamente rico como caçador de grandes animais.

    Para se estabelecer bem nos EUA, Sergei utilizou de sua fortuna e fama de caçador e com isso foi chamado por ninguém menos que Dmitri Smerdyakov, o Camaleão para caçar sua presa mais perigosa, ou seja, o Homem-Aranha. Kraven nem pensou duas vezes e aceitou imediatamente o desafio.

    Infelizmente, para o Caçador, a presa era mais perigosa ainda do que ele imaginava e, mesmo contando com a ajuda do próprio Camaleão, Kraven foi derrotado pelo herói aracnídeo.

    PODERES E HABILIDADES

    Durante suas caçadas pela África, Kraven acabaria por tropeçar no covil de um feiticeiro local no Congo e tomou conhecimento de uma poção de ervas que se acreditava aumentar a força, os reflexos e a resistência. Cego pela necessidade de excitação com sua carreira de caçador, Kraven roubou a poção e a consumiu, fazendo com que ganhasse os benefícios da poção. 

    Kraven já era um homem habilidoso, com grande força física, cérebro tático e agilidade; e com a poção ele ficou ainda mais poderoso que o Capitão América, com todos os sentidos incrementados como por exemplo visão noturna, uma audição perfeita e olfato canino.

    Ele também é um ótimo atirador e hábil com armas brancas como espadas, facas e lanças. Além disso, o personagem possui um ótimo conhecimento de toxinas e venenos. Outra habilidade do personagem é absorver o poder de todas as bestas que já abateu, utilizando uma espécie de controle mágico, o que é muito útil para enfrentar o Homem-Aranha e outros heróis.

    Kraven foi capaz de descobrir a identidade secreta do Homem-Aranha utilizando de seu olfato aprimorado, ele apenas seguiu o cheiro do herói até a casa de Peter Parker.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Homem-Aranha: Conheça Peter Parker, o Amigão da Vizinhança

    EQUIPES

    Após ser derrotado pelo Homem-Aranha, Kraven aceitou uma aliança temporária com o Doutor Octopus durante a primeira formação do Sexteto Sinistro, mas nem com a força conjunta de seis perigosos criminosos, Kraven conseguiu seu troféu.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Sexteto Sinistro: Conheça o grupo de vilões

    Além do Sexteto Sinistro, o Caçador também fez parte de grupos como Legião Amaldiçoada e Ultimate Six, a versão do Universo Ultimate do Sexteto Sinistro orignial.

    CURIOSIDADES

    Após várias derrotas contra o Homem-Aranha, Kraven preparou um novo plano para derrotar o aracnídeo e recuperar sua honra. Esse plano envolvia atrair Peter para uma armadilha, sedar o herói e enterrar o mesmo, vivo, por duas semanas. Seu plano deu certo e durante essas duas semanas ele confeccionou um traje semelhante ao do Homem-Aranha e tomou algumas poções mágicas que lhe forneciam poderes parecidos com os do Cabeça de Teia.

    Quando o efeito do sedativo passou, Peter de imediato escapou da tumba e foi atrás do Caçador, mas Kraven já tinha tudo planejado e criou uma distração que impedisse o Homem-Aranha de enfrentá-lo. Com sua honra reconquistada, Kraven cometeu suicídio porém seu legado não teve fim. O Caçador teve muitos filhos ao redor do mundo e todos cresceram sem o pai, mas um deles seguiu seus passos: Vladimir Kravinoff, o Caçador Sinistro.

    Para a criação de Kraven, Stan Lee e Steve Ditko se inspiraram no conto feito por Richard Connell conhecido como The Most Dangerous Game; assemelhando-se estritamente ao antagonista da história, Kraven seria o primeiro vilão da Marvel Comics a introduzir o conceito de “homem caçando homem” ao exibir sua obsessão por caçar o Homem-Aranha.

    OUTRAS MÍDIAS

    Fan-art de Aaron Taylor-Johnson como Kraven.

    Kraven está sempre presente nos desenhos animados do Homem-Aranha, como:

    • Os Super-heróis da Marvel;
    • Homem-Aranha;
    • Homem-Aranha e seus Amigos Incríveis;
    • Homem-Aranha: A Série Animada;
    • Homem-Aranha: A Nova Série Animada;
    • Espetacular Homem-Aranha;
    • Homem-Aranha Supremo e
    • Homem-Aranha da Marvel.

    Nos games o vilão deu as caras nos títulos:

    • Spider-Man 2: Sinister Six;
    • Spider-Man: The Movie;
    • Homem-Aranha 3;
    • Spider-Man: Web of Shadows;
    • Spider-Man: Shattered Dimensions e
    • The Amazing Spider-Man 2.

    No cinema é possível ver a silhueta de Kraven no filme Homem Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), mas sua primeira versão live action terá seu próprio filme solo no Universo Homem-Aranha da Sony e será interpretado pelo ator Aaron Taylor-Johnson que já esteve em Vingadores: Era de Ultron (2015) como Pietro Maximoff.

    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Top Gun: Maverick | Curiosidades sobre o novo longa da franquia

    Top Gun: Maverick estreia em 26 de maio nos cinemas brasileiros. Nada melhor do que conhecer curiosidades sobre o novo longa da franquia.

    Clã Destino: Conheça o super grupo familiar da Marvel

    O Clã Destino é uma família da Marvel filhos de um cavaleiro imortal invulnerável e um Djinn feminino e eles foram criados por Alan Davis.

    Família Shazam! Conheça a família de heróis da DC

    A Família Shazam! é formada por membros da família adotiva de Billy Batson que compartilham dos poderes e aparência de Shazam!

    O Peso do Talento: Saiba tudo sobre o filme do Nicolas Cage

    O Peso do Talento estreia no dia 12 de maio nos cinemas do Brasil. Conheça mais sobre a produção que é uma carta de amor a Nicolas Cage.