CRÍTICA – Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021, Jon Watts)

    Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Spider-Man: No Way Home, título original) é uma continuação de Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) e Homem-Aranha: Longe de Casa (2019); a produção é o 27º filme do Universo Cinematográfico Marvel e o 9º longa da Fase Quatro planejado pela Marvel Studios

    O elenco conta com Tom Holland, Zendaya, Jacob Batalon, Marisa Tomei e Benedict Cumberbatch.

    SINOPSE

    Pela primeira vez na história cinematográfica do Homem-Aranha, a identidade do nosso simpático herói amigão da vizinhança é revelada, colocando suas responsabilidades de super-herói em conflito com sua vida normal e colocando em risco aqueles com quem ele se preocupa. Quando Peter Parker (Tom Holland) pede a ajuda do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para restaurar seu segredo, o feitiço abre um buraco em seu mundo, liberando os vilões mais poderosos que já lutaram contra o Homem-Aranha em qualquer universo. Agora, Peter terá que superar seu maior desafio, que não apenas alterará para sempre seu próprio futuro, mas o futuro do Multiverso.

    ANÁLISE

    homem-aranha sem volta para casa

    Para começar, preciso dizer: É difícil para um marvete falar mal de um filme da Marvel, mas serei o mais imparcial possível, porém, o mais difícil neste texto será não dar spoilers, já que vos escrevo poucos minutos depois de ter assistido ao aguardado filme; mas em respeito aos fãs e a experiência que a Sétima Arte proporciona, os spoilers serão opcionais.

    Mesmo que Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa esteja entre os filmes mais longos do UCM, suas 2h29min parece passar num piscar de olhos, isso graças a um roteiro pensando exclusivamente nos fãs. Temos aqui, bons diálogos, muitas referências e cenas de ação de tirar o fôlego.

    Em um ano com diversas produções da Marvel Studios, incluindo séries que ampliaram o seu Universo Cinematográfico – como WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal, Loki e Gavião Arqueiro – e seus já tradicionais filmes – como Viúva Negra, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Eternos -, sem dúvidas o terceiro filme do Cabeça de Teia era o mais aguardado de todos.

    Com a introdução do Multiverso em Longe de Casa e sua confirmação na série do Deus da Trapaça, todos os fãs do personagem, sejam eles de suas versões dos quadrinhos ou do cinema, passaram a depositar uma expectativa muito grande para a produção. Diversos rumores surgiram, teorias sobre o Sexteto Sinistro borbulhavam nas mentes mais loucas e rumores brotavam por toda a vastidão da internet com supostas imagens e cenas vazadas.

    Enfim dezembro chegou e o tão aguardado filme que poderia atender as expectativas dos fãs de forma avassaladora chega também com o poder de frustrá-los na mesma medida.

    VEREDITO

    Eu amei Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, amei rever personagens já vistos antes como Electro (Jamie Foxx), Lagarto, Homem-Areia e principalmente Doutor Octopus (Alfred Molina) e Duende Verde (Willem Dafoe) e toda a experiência de descobrir o que seria o longa apenas dentro da sala de cinema.

    É o que costumo dizer para alguns amigos: “A Marvel Studios ao longo de toda sua trajetória criou um molde para ter sucesso com seus filmes, mas parece que recentemente o cerne desse molde é um velho ditato… ‘o segredo é a chave do sucesso’.”

    Para ler o spoiler selecione o parágrafo: [INÍCIO DO SPOILER] Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa é definitivamente a obra-prima máxima do fan service! São tantos momentos que fazem o verdadeiro fã explodir em alegria que é difícil mensurar. Rever atores das trilogias anteriores, como Rhys Ifans revivendo Dr. Curtis Connors/Lagarto, Thomas Haden Church revivendo Flint Marko/Homem-Areia é de aquecer o coração; mas sem entrar em spoilers pesados, há ainda outros momentos que fazem o verdadeiro fã brilhar os olhos com o que pode vir no futuro do UCM e até derramar lágrimas pelo que já viveu nos cinemas anos atrás. Eu saí do cinema com a seguinte sensação: “Muito obrigado, Marvel Studios! [FIM DO SPOILER].

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer dublado:

    Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa estreia amanhã nos cinemas.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!