Início FILMES Crítica CRÍTICA – Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021, Jon Watts)

CRÍTICA – Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021, Jon Watts)

CRÍTICA - Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021, Jon Watts)

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Spider-Man: No Way Home, título original) é uma continuação de Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) e Homem-Aranha: Longe de Casa (2019); a produção é o 27º filme do Universo Cinematográfico Marvel e o 9º longa da Fase Quatro planejado pela Marvel Studios

O elenco conta com Tom Holland, Zendaya, Jacob Batalon, Marisa Tomei e Benedict Cumberbatch.

SINOPSE

Pela primeira vez na história cinematográfica do Homem-Aranha, a identidade do nosso simpático herói amigão da vizinhança é revelada, colocando suas responsabilidades de super-herói em conflito com sua vida normal e colocando em risco aqueles com quem ele se preocupa. Quando Peter Parker (Tom Holland) pede a ajuda do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para restaurar seu segredo, o feitiço abre um buraco em seu mundo, liberando os vilões mais poderosos que já lutaram contra o Homem-Aranha em qualquer universo. Agora, Peter terá que superar seu maior desafio, que não apenas alterará para sempre seu próprio futuro, mas o futuro do Multiverso.

ANÁLISE

homem-aranha sem volta para casa

Para começar, preciso dizer: É difícil para um marvete falar mal de um filme da Marvel, mas serei o mais imparcial possível, porém, o mais difícil neste texto será não dar spoilers, já que vos escrevo poucos minutos depois de ter assistido ao aguardado filme; mas em respeito aos fãs e a experiência que a Sétima Arte proporciona, os spoilers serão opcionais.

Mesmo que Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa esteja entre os filmes mais longos do UCM, suas 2h29min parece passar num piscar de olhos, isso graças a um roteiro pensando exclusivamente nos fãs. Temos aqui, bons diálogos, muitas referências e cenas de ação de tirar o fôlego.

Em um ano com diversas produções da Marvel Studios, incluindo séries que ampliaram o seu Universo Cinematográfico – como WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal, Loki e Gavião Arqueiro – e seus já tradicionais filmes – como Viúva Negra, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Eternos -, sem dúvidas o terceiro filme do Cabeça de Teia era o mais aguardado de todos.

Com a introdução do Multiverso em Longe de Casa e sua confirmação na série do Deus da Trapaça, todos os fãs do personagem, sejam eles de suas versões dos quadrinhos ou do cinema, passaram a depositar uma expectativa muito grande para a produção. Diversos rumores surgiram, teorias sobre o Sexteto Sinistro borbulhavam nas mentes mais loucas e rumores brotavam por toda a vastidão da internet com supostas imagens e cenas vazadas.

Enfim dezembro chegou e o tão aguardado filme que poderia atender as expectativas dos fãs de forma avassaladora chega também com o poder de frustrá-los na mesma medida.

VEREDITO

Eu amei Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, amei rever personagens já vistos antes como Electro (Jamie Foxx), Lagarto, Homem-Areia e principalmente Doutor Octopus (Alfred Molina) e Duende Verde (Willem Dafoe) e toda a experiência de descobrir o que seria o longa apenas dentro da sala de cinema.

É o que costumo dizer para alguns amigos: “A Marvel Studios ao longo de toda sua trajetória criou um molde para ter sucesso com seus filmes, mas parece que recentemente o cerne desse molde é um velho ditato… ‘o segredo é a chave do sucesso’.”

Para ler o spoiler selecione o parágrafo: [INÍCIO DO SPOILER] Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa é definitivamente a obra-prima máxima do fan service! São tantos momentos que fazem o verdadeiro fã explodir em alegria que é difícil mensurar. Rever atores das trilogias anteriores, como Rhys Ifans revivendo Dr. Curtis Connors/Lagarto, Thomas Haden Church revivendo Flint Marko/Homem-Areia é de aquecer o coração; mas sem entrar em spoilers pesados, há ainda outros momentos que fazem o verdadeiro fã brilhar os olhos com o que pode vir no futuro do UCM e até derramar lágrimas pelo que já viveu nos cinemas anos atrás. Eu saí do cinema com a seguinte sensação: “Muito obrigado, Marvel Studios! [FIM DO SPOILER].

Nossa nota

5,0 / 5,0

Assista ao trailer dublado:

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa estreia amanhã nos cinemas.

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Artigo anteriorThe Witcher: Entrevista com Henry Cavill
Próximo artigoTBT #155 | Star Trek: Além da Escuridão (2013, J.J. Abrams)
Um carioca apaixonado por livros, cinema, games e que ama falar de nerdice.