Avatar: Conheça Pandora, o planeta lar dos Na’vi

Sejam bem-vindos a Pandora, a magnífica lua habitável e cheia de vida do sistema Alpha Centauri! Segundo as palavras do próprio James Cameron, criador da franquia Avatar, o planeta pode ser considerado “um Jardim do Éden, com dentes e garras afiadas”.

PANDORA

A alta concentração de dióxido de carbono na atmosfera de Pandora a torna extremamente venenosa para os humanos. Devido à menor gravidade de Pandora, a maioria das criaturas que habitam o planeta são hexápodes (possuem seis pernas).

ATMOSFERA

Noites completamente escuras são muito incomuns. Pandora recebe uma quantidade significativa de luz da estrela Alpha Centauri B. No ponto mais próximo de sua órbita, a Alpha Centauri B é cerca de 2.300 vezes mais brilhante que a lua cheia da Terra.

CICLOS

O terreno em Pandora difere bastante de lugar para lugar, assim como os clãs Na’vi que os habitam. A superfície do planeta apresenta diferentes regiões: selvas, montanhas, vulcões, planícies (savanas), desertos, oceanos, ambientes costeiros, além de “massas” de terra flutuantes.

GEOGRAFIA

Todos os seres vivos possuem certa conexão com uma gigantesca rede neural que cobre Pandora. Tal rede é usada pelos Na’vi para domesticar espécies que levariam anos para fazê-lo por meios convencionais. A rede pode ser acessada em vários pontos diferentes.

FAUNA E FLORA

Leia o artigo completo

Leia outros conteúdos