The Rental é o primeiro filme de Dave Franco como diretor. Alison Brie (Community), Sheila Vand (Expresso do Amanhã), Jeremy Allen White (Shameless) e Dan Stevens (Legion) integram o elenco. O longa está disponível no iTunes por U$ 9.99.
SINOPSE
Charlie (Dan Stevens) e Mina (Sheila Vand) são sócios e estão prestes a fechar um grande negócio. Mas antes de focar no trabalho, eles decidem alugar uma casa pelo Airbnb para um relaxante fim de semana. Logo, partem para o local: Charlie, sua esposa Michelle (Alison Brie), Mina e Josh (Jeremy Allen White), irmão mais novo de Charlie. Aos poucos, a tensão vai crescendo entre os quatro ao mesmo tempo em que alguém os observa.
ANÁLISE
Em sua estréia como cineasta, Dave Franco (irmão de James Franco) co-produziu e também co-escreveu o roteiro junto com Joe Swanberg.
Em um primeiro momento, o longa mostra que tem muito mais a acrescentar do que os repetidos filmes do gênero slasher, quando assassinos perseguem e atormentam suas vítimas. Porém, The Rental tropeça em sua narrativa e nunca chega ao clímax de fato.
Os amantes de filmes de terror já estão acostumados com todas as premissas possíveis e todas os tipos de ameaças possíveis. Não à toa, The Rental aposta em um horror clássico mas com os pés no presente. Logo, o uso de um simples aplicativo de hospedagem parece algo muito normal ao espectador.
Dessa forma, vivemos em uma era onde a facilidade está na palma das nossas mãos e isso com certeza, é o que torna a premissa de The Rental tão tangível.
Nesse sentido, o filme também consegue trabalhar de forma orgânica a relação entre os personagens. Se de um lado temos, Charlie e Michelle com uma relação mais madura, do outro, temos Josh e Mia que estão embarcando em um relacionamento.
Os quatro personagens funcionam muito bem juntos, visto que além dos relacionamentos, há um certo conflito entre irmãos e uma espécie de atração entre Charlie e Mia. A construção de personagens é tanta que ocupa o primeiro ato e metade do segundo; deixando o suspense e os sustos para os últimos minutos.
Ainda assim, a trama do longa consegue surpreender mostrando o quanto é simples hoje em dia sermos vigiados por outras pessoas.
O uso de câmeras pela casa é um recurso muito bem trabalhado que aparece em poucas vezes. Além dos perigos da modernidade, o filme também trabalha com o desconforto do preconceito.
Mia é uma mulher de descendência árabe que teve sua proposta de alugar a casa recusada pelo locador Taylor (Toby Huss) para horas depois Charlie fazer a mesma proposta e ser aceito.
Dessa forma, o encontro entre locador e locatários levanta um desconforto quando Mia questiona Taylor; ninguém ali (além de Mia) parece querer ver ou falar sobre a discriminação.
Nesse sentido, Franco compõe um horror totalmente atual: o que mais assusta que assassinos, câmeras nos vigiando e discriminação?
Sua direção também impulsiona o filme, deixando claro o incômodo dos personagens. Contudo, o filme se mostra confuso sobre os temas que deseja tratar tornando evidente a limitação do roteiro.
O assassino não tem muitas explicações e isso não é um problema, mas há uma grande diferença entre construir o terror durante o filme e deixar para um pós-trama.
Dessa forma The Rental trás um discussão importantíssima que aparece nos últimos minutos, deixando o espectador discutindo sozinho quando seria mais eficaz discutir junto.
VEREDITO
The Rental é um ótimo filme para início de carreira, pondo em evidência o potencial de Dave Franco.
Contudo, faltou um pouco de coragem em querer ser de fato um filme de terror. O que poderia ser feito juntando os elementos da vida moderna com o clássico do horror de slasher.
Assista ao trailer:
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