Celebrimbor era um príncipe Ñoldorin e o último na linhagem da Casa de Fëanor, que vivia na Terra-Média. Ele era um governante de Eregion na Segunda Era e um mestre ferreiro. Ele é lembrado principalmente por sua criação dos Três Anéis de Poder Élficos: Narya, Nenya e Vilya.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Galadriel
NOMES E TÍTULOS
Os Elfos são famosos por sua longevidade e seres com tantos anos de vida, acabam possuindo muitos nomes e títulos; e com Celebrimbor não era diferente; entre seus títulos os mais conhecidos eram:
- Príncipe dos Noldor;
Senhor de Eregion e - Senhor dos Gwaith-i-Mírdain.
ORIGEM
Os primeiros anos de Celebrimbor não são conhecidos, mas ele nasceu em Valinor e seguiu seu pai, Curufin e avô, Fëanor, no exílio dos Noldor na Terra-média. Sua mãe, Nerdanel, ficou para trás.
Ele provavelmente fugiu para Nargothrond após a Dagor Bragollach. No entanto, ele não participou das ações de Curufin e Celegorm em relação a Lúthien, Beren e Finrod. Ele até repudiou os atos de seu pai e não o seguiu quando os dois irmãos foram expulsos de Nargothrond por Orodreth.
A PRIMEIRA ERA
Na Primeira Era, ele lutou nas batalhas de Dagor-nuin-Giliath e Dagor Aglareb. Depois viveu com seu pai e tio em Nargothrond, onde permaneceu mesmo após o exílio de Curufin. Mais tarde, ele escapou do Saque de Nargothrond e viajou para Gondolin.
Ele lutaria e sobreviveria à Queda de Gondolin e ao contrário de alguns de seus parentes, permaneceu na Terra-Média.
A SEGUNDA ERA
Na Segunda Era, Celebrimbor se estabeleceu em Eregion e começou a lidar com os Anões do reino de Khazad-dûm. Em determinado momento, o Maia Sauron, chamando a si mesmo de Annatar, o Senhor dos Presentes, fez amizade com o Noldor de Eregion.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça os Maiar
Ele alegou ser um emissário dos Valar, especialmente Aulë e os instruiu na arte de fazer anéis. Celebrimbor desconfiava dele, mas os ferreiros de Eregion foram enganados. Sob a orientação e instrução de Sauron, os ferreiros fizeram anéis abertamente para aprender o ofício e o próprio Celebrimbor forjou os três anéis élficos sem a ajuda de Sauron. Mas sem que ele soubesse, o ofício ensinado por Sauron incorporou uma magia de ligação nos anéis.
Em segredo, Sauron forjou o Um Anel, um anel mestre que governaria todos os Anéis de Poder, para permitir que ele governasse a Terra-Média através de sua influência sobre aqueles que usavam os outros anéis. Quando Sauron colocou o Um Anel em seu dedo, reivindicando domínio sobre todos os Anéis de Poder e seus portadores, os Elfos conheceram sua verdadeira identidade e intenções.
Celebrimbor e os Elfos de Eregion desafiaram Sauron retendo os outros anéis dele. O maior dos anéis (além do Um Anel) foi criado pelo próprio Celebrimbor, e este nunca foram tocados por Sauron e, portanto, não foram corrompidos por ele, embora ainda estivessem sujeitos ao Um Anel.
Estes eram os Três Anéis de Poder dos Elfos, os mais belos dos Anéis do Poder. Celebrimbor os chamou de Vilya, Narya e Nenya que tinham os poderes do ar, fogo e água, respectivamente. Ele enviou os três anéis por segurança: Vilya e Narya para Gil-galad em Lindon e Nenya a Galadriel em Lórien. E enviou o mais poderoso dos Sete Anéis de Poder dos Anões para Durin III, pai de Durin IV, em Khazad-dûm.
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Gil-galad
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Durin IV
Sauron retaliou atacando Eregion, devastando o reino. Celebrimbor foi capturado em meio ao caos e forçado, sob tortura, a revelar a localização dos Sete Anéis de Poder dos Anões, mas ao não revelar o paradeiro dos Três Anéis de Poder Élficos, morreu em seu sofrimento; seu corpo foi alvejado por flechas e pendurado em um poste, e mais tarde foi exibido como uma bandeira quando Sauron atacou os Portos Cinzentos.
Ele foi o último descendente direto da linhagem de Fëanor, exceto talvez pelo irmão de seu pai, Maglor, cujo destino é desconhecido e algumas lendas dizem que ainda vaga pelas margens do Mar.
Uma lenda diz que durante a Segunda Era, Celebrimbor estava apaixonado por Galadriel, que estava magoada com o estado da Terra-Média .
A TERCEIRA ERA
Celebrimbor não chegou à Terceira Era, mas seus Três Anéis de Poder Élficos ficaram em posse de Galadriel, Elrond e Gandalf.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Elrond
PODERES
Seus poderes são desconhecidos.
OUTRAS MÍDIAS
Celebrimbor pode ser visto em:
LIVROS
- O Silmarillion.
GAMES
- Middle-Earth: Shadow of Mordor e
- Middle-Earth: Shadow of War.
TV
O personagem estará presente na primeira série de TV da franquia e será vivido pelo ator Charles Edwards (Sherlock) em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que chega hoje ao serviço de streaming Prime Video.
Em 2017, a Amazon fechou contrato para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a TV; o acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra-Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Quem são os personagens?
Assista ao primeiro trailer:
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!