Noites Sombrias #96 | 6 imperdíveis RPGs de mesa, de terror!

    Imagine que você é um detetive investigando seitas religiosas, imagine que você é um vampiro da mais alta classe da sociedade ou até mesmo, imagine que você é um agente do sobrenatural atrás de seres malignos. Os mundos dos RPGs de mesa são ideais para aqueles que procuram imergir em uma outra realidade com muita diversão entre amigos. 

    Role-playling game (RPG) é um tipo de jogo imaginário em que os jogadores representam personagens e criam narrativas. Para isso, existe a figura do Mestre que é quem conduz a história e propõe desafios aos Jogadores. O jogo funciona através de sistemas de regras, mas os jogadores são livres para improvisar e suas escolhas ditam o rumo da aventura.

    Existem inúmeros RPGs dos mais diferentes temas, sendo o Dungeons & Dragons (D&D) que se baseia na fantasia medieval, o mais popular de todos. Mas, como estamos no Noites Sombrias, separamos para vocês seis RPGs de mesa, de terror, para você se aventurar em mundos sombrios e é óbvio, levar alguns sustos no caminho. 

    O Chamado de Cthulhu

    Lançado pela primeira vez em 1981, O Chamado de Cthulhu é um RPG baseado no conto de mesmo nome de H.P. Lovecraft e também no universo Os Mitos de Cthulhu. O jogo foi publicado pela Chaosium e no Brasil pela editora News Order.

    Na mesa, os jogadores são investigadores ou pessoas comuns que precisam resolver mistérios paranormais que são ligados aos Mitos de Cthulhu, sendo o mais importante sobreviver às criaturas com sanidade. 

    Vampiro –  A Máscara (O Mundo das Trevas)

    O Mundo das Trevas é o universo onde habitam vampiros, lobisomens, fantasmas, feiticeiros, demônios, entre outros. O cenário do jogo que mais ficou famoso foi Vampiro – A Máscara, lançado em 1991 pela White Wolf e atualmente no Brasil pela Galápagos Jogos.

    Na mesa, você pode escolher entre ser um vampiro recém-criado ou um ser já mais velho, você também poderá entrar para um clã ou agir sozinho, mas a luta principal gira em torno de sua humanidade, só lembre-se de não ficar sem sangue. 

    Kult

    Kult é um jogo de RPG sueco lançado pela primeira vez em 1991. Na história, o mundo como conhecemos é uma ilusão criada por um ser chamado Demiurgo que mantém a humanidade prisioneira, no maior estilo Matrix (1999). Para revelar a verdade ao mundo e assumir o controle, o jogador pode optar por ser um investigador, agente secreto, femme fatale ou até mesmo um cientista maluco.

    Atualmente uma quarta versão do RPG foi lançada pela Buró chamado Kult: Divindade Perdida.

    RPGs de mesa brasileiros: 

    Ordem Paranormal 

    O Ordem Paranormal é um RPG criado pelo streaming Cellbit que explora os perigos do outro em campanhas que investigam o paranormal. No jogo, você é um agente de uma organização que luta contra essas criaturas obscuras usando arsenal tecnológico ou poderes do outro lado.

    O RPG ainda está em pré-venda pela editora Jambô e um game do universo chamado Ordem Paranormal: Enigma do Medo será lançado em 2023. 

    Terra Devastada

    Criado pelo game designer John Bogéa, Terra Devastada é um RPG sobre o apocalipse zumbi, onde jogadores precisam sobreviver a um mundo devastado pelos mortos vivos. Na mecânica, além de lidar com os caos e desespero, os personagens precisam enfrentar seus traumas e manter a racionalidade. O RPG foi lançado pela Retropunk Editora.  

    Abismo Infinito 

    Abismo Infinito é um RPG de terror espacial, também de John Bogéa e lançado pela Retropunk Editora em 2012. Na história, você é um astronauta com uma tripulação em missão espacial para buscar recursos fora da Terra. Contudo, você enfrentará seus piores medos e ainda, condições severas que serão prejudiciais à sua mente e ao seu físico podendo levar você à loucura ou à morte.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #43 | ‘Tom Clancy’s The Division’ o apocalipse continua vivo

    The Division é um dos games da franquia de Tom Clancy que nos leva por uma América destruída. Depende de nós seguir diante a destruição.

    CRÍTICA: ‘Clair Obscur: Expedition 33’ transforma o fim da vida em arte e entrega o RPG mais inesquecível do ano

    Clair Obscur: Expedition 33 surpreende por sua proposta narrativa e desafia por sua jogabilidade intensa. Confira o que achamos do game.

    5 principais sinais de alerta no comércio de skins de CS2

    Uma vasta economia virtual há muito tempo se formou em torno das skins no CS2, mas cuidados são necessários para não cair em armadilhas!

    Confira os lançamentos de games de maio!

    Maio chega repleto de games para o PC. Confira os principais lançamentos do mês para todas as plataformas.