A década de 50 é uma época cinematográfica interessante pelo andamento de sua tecnologia e a busca de complexidade narrativa; indo além dos filmes de cotidiano de seu período anterior.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | 4 filmes imperdíveis da década de 40
Neste período acontece a produção de uma grande diversidade de filmes excelentes como Disque M Para Matar, Planeta Proibido, 20.000 Léguas Submarinas, Os Dez Mandamentos além de muitos épicos como Ben-Hur, A Ponte do Rio Kwai, Rashomon e muitos outros. E, assim como todos os gêneros que foram desenvolvendo-se, o terror também teve suas produções, buscando a sua própria diversidade e indo em direção a uma boa pluralidade de histórias.
O terror neste período variou entre diversos temas: o medo do sobrenatural, criaturas obscuras, o medo – até então – do espaço não descoberto e até mesmo a própria ciência em busca de inovação tornaram-se objetos narrativos interessantes para diversos filmes.
Nesta edição de Noites Sombrias vamos indicar alguns filmes de terror da década de 50 que foram relevantes para o gênero e o cinema.
A Noiva do Monstro (1955)
A Noiva do Monstro é produzido, dirigido e roteirizado por Ed Wood, conhecido por filmes como Plano 9 que tornou-se um filme trash de status cult para os fãs de terror. O filme é estrelado por Bela Lugosi que participou de diversas produções do cineasta, incluindo Drácula (1931), além de Tor Johnston, Tony McCoy e Loretta King; tendo o orçamento de 70 mil dólares, o que para época era um valor alto, foi o filme mais caro realizado por Wood.
A história é sobre o cientista Eric Vornoff (Bela Lugosi) que pretende aperfeiçoar uma máquina capaz de criar super humanos, mas ao realizar testes com um polvo, o molusco marinho torna-se um monstro que mata diversas pessoas.
O filme pode ser considerado mais uma dentre tantas obras trashes desenvolvidas por Ed Wood; que tornou-se famoso por obras deste estilo e, como todo filme trash, tem a curiosidade do polvo assassino do filme ter sido adquirido do set de No Rastro da Bruxa Vermelha tendo uma infinidade de problemas ao manusear a criatura de borracha pois não trouxeram o motor que a fazia se mover.
A Noiva do Monstro ainda teve uma sequência intitulada Noite das Assombrações (1987) e o único ator a retornar para esta sequência é Tor Johnston como o capanga Lobo.
Terror que Mata (1955)
Baseado em uma série de TV lançada na BBC dois anos antes de sua versão cinematográfica Terror que Mata (The Quatermass Experiment) é dirigido por Val Guest que participou do roteiro ao lado de Richard Landau.
Neste filme é contado sobre uma viagem ao espaço cuja a maioria de seus tripulantes desapareceram exceto um sobrevivente que retorna incomunicável ao ser dominado por um fungo alienígena.
É um filme que utilizou este medo do desconhecido para estabelecer a sua base narrativa, principalmente em uma época que ainda não se havia realizado viagens para fora do planeta e a ciência caminhava neste estudo.
Terror que Mata teve sucesso em sua época a ponto de ter as sequência, Inimigo do Espaço (1957), e dez anos depois em Uma Sepultura na Eternidade (1967).
Em 2005 o filme recebeu um remake dirigido por Sam Miller e estrelado por Jason Flemyng, David Tenant e Indira Varma.
A Mosca da Cabeça Branca (1958)
A primeira versão cinematográfica de A Mosca é dirigido por Kurt Neumann e roteirizado por James Clavell e foi uma adaptação de um conto de George Langelaan publicado um ano antes na versão americana da revista Playboy.
O filme é estrelado por David Hedison e Vincent Price, conhecido por fazer filmes do gênero a ponto de ser chamado de “O Mestre do Macabro” e Patricia Owens; em uma combinação entre o terror e a ficção cientifica.
A história é sobre Andre Delambre (David Hedison), um cientista que desenvolveu uma máquina de teletransporte e ao testa-la não percebe que uma mosca entra no mesmo compartimento que ele. Assim, ao mesclar o seu DNA com o do inseto seu corpo começa uma transformação com desdobramentos catastróficos.
Este filme é interessante pela mesma razão que Terror que Mata, a imaginação do cinema a respeito da tecnologia e a evolução da ciência. Atualmente já somos visitantes frequentes de outros planetas, quem sabe no futuro não surja este impressionante sistema de teletransporte.
Na década de 80 foi realizado um remake de A Mosca dirigido por David Cronenberg estrelado por Jeff Goldblum e Geena Davis que ainda teve uma sequência, mas sem o retorno dos atores ou do diretor.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #134 | A Mosca (1986, David Cronenberg)
A Casa dos Maus Espíritos (1959)
O ultimo filme desta lista é dirigido por William Castle conhecido por uma extensa quantidade de filmes que dirigiu entre eles Os 13 Fantasmas; o roteiro foi idealizado por Robb White.
Estrelado por Vincent Price que além de A Mosca participou de diversos clássicos do terror, Carol Ohmart, Richard Long, Alan Marshal, Carolyn Craig e Elisha Cook Jr sendo muito elogiado pela crítica em seu lançamento e em análises posteriores.
A história é sobre o casal Frederick (Vincent Price) e Annabelle Loren (Carol Ohmart), que convidam cinco pessoas para uma festa temática de casa assombrada e quem continuasse na residência até o final da noite receberia um prêmio, porém os convidados passam por uma noite repleta de armadilhas assustadoras.
O filme ainda recebeu um remake em 1999 que no Brasil foi chamado de A Casa na Colina, estrelado por Geoffrey Rush, Famke Janssen, Taye Diggs e Ali Later, a curiosidade em relação a este remake foi o personagem de Rush ser nomeado como Price em homenagem ao ator clássico do terror; o filme de 99 ainda recebeu uma sequência em 2007 com o título De Volta a Casa da Colina.
LEIA TAMBÉM:
5 filmes imperdíveis da década de 50
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!