5 filmes imperdíveis da década de 50

    Sabemos que nas plataformas de streamings mais populares há poucos filmes da década de 50. Então, como os anos 1950, década na qual a televisão se popularizou e os estúdios buscavam atrativos para trazer o público de volta para as salas de exibição, resolvi fazer essa breve e importante lista.

    Vale lembrar que foi nessa década que passou a se usar com frequência a técnica de filmagem em widescreen, passando pelo Cinemascope, pelo VistaVision e pelo Cinerama, além de termos os primeiros trabalhos com a utilização do 3D com Museu de Cera (1953), o primeiro filme em três dimensões a cores e com som estéreo.

    Produções épicas, históricas ou fictícias passaram a ter muita popularidade, como os clássicos Os Dez Mandamentos (1956) e Ben-Hur (1959); a lista poderia ser bem maior, mas infelizmente tive que deixar de fora outros filmes igualmente importantes para a sétima arte.

    RASHOMON (1950)

    Rashomon é um clássico filme japonês dirigido pelo lendário diretor Akira Kurosawa lançado em 1950 e vencedor do Leão de Ouro em 1951.

    Rashomon, de Akira Kurasawa, recebeu o Leão de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Veneza em 1951. Além disso, foi indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte e ao BAFTA e por ser um filme não-hollywoodiano, abre essa lista dos filmes da década de 50.

    Com roteiro de Shinobu Hashimoto e do próprio diretor, o longa é baseado em dois contos do escritor Ryūnosuke Akutagawa (“Rashomon” e “Yabu no Naka“).

    No elenco estão Toshirō Mifune, Machiko Kyō, Masayuki Mori, Takashi Shimura, Minoru Chiaki e Kichijiro Ueda.

    SINOPSE

    Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento com quatro testemunhos distintos. 

    Leia mais sobre Rashomon.

    A MALVADA (1950)

    TBT #13 | A Malvada (1950, Joseph L. Mankiewicz)

    Existe uma frase clichê no cinema que diz mais ou menos “um filme não vira clássico à toa”. Esse é exatamente o caso de A Malvada (All About Eve), uma obra prima do cinema mundial.

    Dirigido e roteirizado por. Joseph L. Mankiewicz e estrelado por Betty DavisAnne BaxterGeorgie Sanders e Gary Merrill. No elenco também temos Marilyn Monroe fazendo uma pequena participação.

    SINOPSE

    Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.

    Leia mais sobre A Malvada.

    SINDICATO DE LADRÕES (1954)

    TBT #14 | Sindicato de Ladrões (1954, Elia Kazan)

    Lançado em um período turbulento para a cultura dos Estados Unidos, o filme Sindicato de Ladrões (On The Waterfront) foi vencedor de 8 Oscars, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator (Marlon Brando); o longa que é dirigido pelo controverso Elia Kazan, é um marco importantíssimo ao discutir os direitos fundamentais do homem e a luta para fazer o que é certo sendo tratados de um ângulo ainda pouco explorado, a corrupção nos sindicatos.

    SINOPSE

    Terry Malloy (Marlon Brando), um ex-boxeador que era considerado promissor mas por conta de alguns imprevistos, teve a sua carreira comprometida ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly (Lee J. Cobb).

    Leia mais sobre Sindicato de Ladrões.

    O SÉTIMO SELO (1957)

    TBT #28 | O Sétimo Selo (1957, Ingmar Bergman)

    A década de 1950 testemunhou o renascimento do cinema nórdico, que esteve na vanguarda das realizações cinematográficas durante a era dos filmes mudos; e durante sua trajetória, o diretor Ingmar Bergman passou por fases românticas e melancólicas, até chegar as suas outras características mostrando um lado mais alegórico e existencial em O Sétimo Selo.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Cinema Mudo: 10 filmes essenciais para conhecer o gênero

    SINOPSE

    Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

    Leia mais sobre O Sétimo Selo.

    UM CORPO QUE CAI (1958)

    A única forma de me livrar de meus medos é fazer filmes sobre eles.“, foi com esse pensamento que Alfred Hitchcock criou o filme Um Corpo que Cai (Vertigo) durante sua famosa entrevista-ensaio com o cineasta e crítico de cinema François Truffaut. Pode parecer uma ideia radical, mesmo saindo da mente fértil do maior aficionado pelo suspense do cinema, mas a verdade é que se trata de um dos filmes mais corajosos de Hitchcock, por uma série de razões e por isso finaliza nossa lista dos filmes da década de 50.

    PULBLICAÇÃO RELACIONADA | Alfred Hitchcock: Conheça o diretor e seus 10 melhores filmes

    SINOPSE

    Em São Francisco, o detetive aposentado John ‘Scottie’ Ferguson (James Stewart) sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.

    Leia mais sobre Um Corpo Que Cai.


    Se você é fã de filmes antigos como os da década de 50, leia também nossa lista com filmes da década de 40:

    4 filmes imperdíveis da década de 40

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Stranger Things: 5 obras que inspiraram a quarta temporada

    Confira nesta lista as cinco principais obras das quais Stranger Things referenciou na nova temporada da série.

    TBT #178 | Drácula (1931, Tod Browning)

    O TBT desta semana é em especial aos 125 anos da maior lenda da cultura pop: Drácula. Bram Stoker lançou seu livro nesta data, em 1897.

    Thor: Amor & Trovão | Em qual período da timeline do UCM o filme se passa?

    Um dos elementos que mais têm confundido os fãs da Marvel, é em que momento exatamente seus filmes e séries são ambientados. Não apenas...

    Top Gun: Maverick | Curiosidades sobre o novo longa da franquia

    Top Gun: Maverick estreia em 26 de maio nos cinemas brasileiros. Nada melhor do que conhecer curiosidades sobre o novo longa da franquia.