Batgirl: Conheça Barbara Gordon

    Barbara Gordon, mais conhecida como Batgirl, é uma personagem da DC Comics e membro da “Bat-Família”; a personagem criada por Gardner Fox e Carmine Infantino, teve sua primeira aparição na HQ Detective Comics #359, publicada em janeiro de 1967.

    Barbara foi a primeira Batgirl da Era Moderna até ser brutalmente baleada pelo Coringa, deixando-a paralisada da cintura para baixo. Mas ela se reinventou como Oráculo, fornecendo inteligência aos heróis e liderando as Aves de Rapina.

    ORIGEM

    Barbara era uma bibliotecária e filha do Comissário James “Jim” Gordon, da polícia de Gotham. A caminho de uma festa à fantasias e vestida como uma contraparte feminina do Batman, Barbara testemunha – e interfere – o sequestro de Bruce Wayne pelo do super vilão Mariposa Assassina.

    Este evento inicia o caminho de Barbara Gordon no combate ao crime.

    E foi assim que Barbara chamou a atenção do Batman e começou a sua carreira como heroína no combate ao crime, porém, não foi fácil seguir nesse caminho. O próprio Cavaleiro das Trevas apresentou várias objeções contra a Batgirl, mas ela ignorou tudo isso e continuou insistindo em se tornar uma heroína.

    PODERES E HABILIDADES

    Infelizmente, Barbara como muitos outros heróis de Gotham não tem super poderes, entretanto, a personagem é considerada muito inteligente, possui grande habilidade nas artes marciais e conta com vários equipamentos que a permite enfrentar vários vilões perigosos.

    Barbara Gordon é apresentada como uma personagem muito atlética e por intermédio de seu pai, foi treinada desde sua infância a se defender. Ela também possui muito talento para lidar com tecnologia, sendo inclusive uma excelente hacker. Além de ter conhecimento de diversos idiomas, possui memória fotográfica que permite que ela se lembre de qualquer coisa que veja.

    Por último e não menos importante, ela possui ótimas habilidades como investigadora; sendo até formada em algumas versões em Direito e Psicologia Forense.

    EQUIPES

    A Batgirl lutou várias vezes ao lado de Robin (Dick Grayson) por quem tinha certo interesse amoroso e claro, ao lado de seu mentor, o Batman; mas também já lutou lado a lado com o Superman, Supergil e até a Liga da Justiça.

    Durante a Era Moderna dos Quadrinhos, Barbara Gordon ainda seria Batgirl por algum tempo, porém ela começou a se sentir inadequada em um mundo que tinha heróis como Mulher-Maravilha, Capitã Marvel e Zatanna. O que a fez se aposentar de sua carreira como Batgirl, mas isso não impediu que a violência entrasse em sua vida.

    Foi durante os eventos de Piada Mortal que a DC tentou colocar a personagem na geladeira. Na trama, o Coringa comete atos violentos contra a personagem em uma tentativa de levar seu pai à loucura e provar ao Batman que qualquer um pode perder a cabeça com apenas um dia ruim. E assim, o vilão atira em Barbara e a deixa paraplégica, o que devasta Jim Gordon, Dick Grayson – agora o Asa Noturna – e até o próprio Batman; além fazer com que Barbara entrasse em depressão.

    Ao decidir utilizar sua incrível inteligência e memória fotográfica, juntamente com sua capacidade de usar computadores de uma maneira que a maioria dos heróis não conseguem, Barbara cria uma nova persona: a Oráculo.

    Como Oráculo, Barbara agora atua como suporte de informações, primeiro para o Esquadrão Suicida, depois tornando-se uma peça-chave para o Batman e depois fundando uma equipe de heroínas que ela emprega e envia como agentes em sua luta contra o crime: as Aves de Rapina.

    CURIOSIDADES

    Antes de Barbara se tornar a Batgirl, Betty Kane também utilizou o manto da heroína mas foi apagada da continuidade. 

    Após Barbara se tornar a Oráculo, Helena Bertinelli, mais conhecida como a Caçadora, brevemente ocupou a posição de Batgirl, mas logo foi forçada a deixar o manto. Em seguida, veio Cassandra Cain, que utilizou o traje mas teve que deixar a Bat-Família e retornou como Morcega Negra, Cain passou o manto para Stephanie Brown, que já havia tido as identidades de Spoiler e Robin.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Conheça Helena Bertinelli a Caçadora

    Conheça Cassandra Cain

    OUTRAS MÍDIAS

    TV

    Barbara Gordon já apareceu em vários desenhos animados ligados ao Batman e a Bat-Família como:

    • Batman do Futuro (1999);
    • Batman: Bravos e Destemidos (2008);
    • Batman: A série Animada (1992).

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Batman: As 5 melhores séries animadas do Homem-Morcego

    Ela também aparece em DC Super Hero Girls, na webserie da Harley Quinn e em breves aparições de Justiça Jovem.

    GAMES

    Nos jogos é possível ver a Batgirl em:

    • Injustice: Gods Among Us;
    • LEGO Batman;
    • Batman Arkham Origins;
    • Batman Arkham Knight.

    CINEMA

    Já nos cinemas, Barbara aparece em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) sendo interpretada por Hannah Gunn, é uma das personagens principais na animação Batman: A Piada Mortal (2016) e LEGO Batman Movie (2017).

    Leslie Grace estava escalada para interpretar Barbara Gordon no filme solo da Batgirl dirigido por Bilall Fallah e Adil El Arbi, mas infelizmente o filme foi cancelado pela Warner Bros. que em comunicado disse:

    A decisão de não lançar Batgirl reflete a mudança de estratégia da nossa liderança em relação ao universo DC e ao HBO Max. Leslie Grace é uma atriz incrivelmente talentosa e essa medida não é um reflexo da atuação dela. Somos muito gratos aos artistas e cineastas! Esperamos colaborar com todos eles novamente no futuro próximo.”

    O filme estava previsto para ser lançado no final de 2022.


    LEIA TAMBÉM:

    DC Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Ícones do Big Brother Brasil: Celebrando os vencedores excepcionais

    Enquanto esperamos para saber quem será o novo vencedor do reality show, vamos relembrar os vencedores mais marcantes do Big Brother Brasil!

    Do Magnavox Odyssey ao Xbox Series X: Conheça a história do videogame

    Você é fã de games? Então confira a evolução dos videogames na linha do tempo com os principais consoles já lançados até hoje!

    X-23: 5 HQs essenciais para conhecer a personagem

    No vasto universo dos quadrinhos da Marvel, poucos personagens cativarem os leitores tanto quanto X-23. Veja as melhores HQs da personagem!

    5 vilões que dominaram os quadrinhos nos anos 90

    Cada um desses vilões, com suas histórias específicas nos anos 90, contribuiu para a evolução narrativa dos quadrinhos. Saiba quem são eles!