Batman: As 5 melhores séries animadas do Homem-Morcego

    Desde 1973 a DC produz séries animadas de sucesso, começando sua caminhada com uma versão da Liga da Justiça, chamada de Super-Amigos. Contudo, nesta lista não citaremos todas as séries da editora, nem seus filmes animados, e sim as séries animadas exclusivamente do Batman que acredito terem se destacado.

    Ou seja, o foco aqui não são os filmes, mas as séries, que, potencialmente, atingiram muito mais pessoas que os filmes animados, sendo relembradas e até cultuadas por muitos fãs.

    A SOMBRA DO BATMAN (2013-2014)

    A série apresentou um trabalho de detetive e uma ação mais fundamentada. De muitas maneiras, A Sombra do Batman (Beware the Batman) parece muito próximo do que Matt Reeves está tentando fazer com o filme Batman.

    Na trama, o herói se alia à espadachim Katana no combate ao submundo do crime. Seu mordomo, Alfred, se revela um agente secreto. Juntos, eles lutam contra inimigos como Anarquia, Ra’s al Ghul, Tobias Whale, Senhor Sapão e Doutor Porko.

    Esta é sem dúvidas uma das séries que mais aproxima o vigilante de Gotham de sua origem nas primeiras histórias em quadrinhos, quando Batman era mais um detetive do que um super-herói tradicional.

    O BATMAN (2007-2004)

    A série animada contou com 5 temporadas e apresentou muitos dos vilões do Homem-Morcego, contando com um belo visual artístico e um estilo de animação bem único e característico. Seu título, inclusive, é o mesmo que está sendo usado pelo diretor Matt Reeves no longa estrelado por Robert Pattinson.

    Por curiosidade, a animação teve o objetivo de apresentar o Batman para as crianças e, além disso, preparar terreno para o filme Batman Begins, de Christopher Nolan, que seria lançado no ano seguinte. E por exigência da Warner Bros., mesmo assim a série não podia usar vilões que estavam no filme, como Ra’s al Ghul e Espantalho interpretados por Liam Neeson e Cilian Murphy, respectivamente.

    BATMAN: BRAVOS E DESTEMIDOS (2008 – 2011)

    Divertida, colorida e trazendo perfeitamente a Era de Prata da DC para as telas, Batman: Bravos e Destemidos durou 65 episódios, divididos em três temporadas. A animação contém o maior elenco de personagens de quadrinhos da DC já visto na TV, no cinema ou nos games, apresentando não apenas os personagens mais famosos e icônicos dos quadrinhos, mas também alguns dos mais obscuros, incluindo até os vilões criados para a série dos anos 60 do Batman, como Cabeça de Ovo e Rei Tut.

    A série é notável por misturar múltiplos gêneros e estilos, com um elenco diversificado de personagens e narrativas.

    BATMAN DO FUTURO (1999 – 2001)

    Carregar o legado de Bruce Wayne não é tarefa fácil, mas felizmente para os fãs do Cavaleiro das Trevas, Terry McGinnis demonstrou ser capaz de vestir a capa negra mais famosa dos quadrinhos. Treinado e coordenado pelo experiente Bruce, Terry se transformou no Cavaleiro do Amanhã.

    Existe uma tragédia mundana bem forte na ideia por trás de tudo isso, na qual o grande problema não é uma tragédia, que tirou o desejo do Cruzado Encapuzado em continuar a luta contra o crime, mas apenas a sua velhice, a verdadeira e grande antagonista da vida. Por isso, visuais estilosos, narrativa eficiente e teor mais sério, Batman do Futuro merece o segundo lugar da lista.

    BATMAN: A SÉRIE ANIMADA (1992 – 1995)

    Deixamos o melhor para o final? Claro!

    O que falar sobre essa animação? Temos aqui uma obra completa por inúmeros motivos: É possível notar uma sofisticação no traço, que remete à art déco e linhas claras, contrastando com os arranha-céus imponentes de Gotham City. O design parece ambientar a ação em algum lugar da América pós-Segunda Guerra, mas ao mesmo tempo consegue trazer tecnologia contemporânea que consolida em uma qualidade atemporal.

    O texto, contudo, é o grande trunfo. Sob direção de Paul Dini, os roteiristas traçaram histórias que, mesmo mantendo-se adequadas ao público infanto-juvenil, não se furtavam de testar os limites do quanto as histórias poderiam ser intensas. Ao contrário de boa parte dos super-heróis retratados em animações na TV, coloridas e insípidas, Batman: A Série Animada não fugia da violência, física e psicológica, e como ela afeta seus protagonistas.


    Conta pra gente: Qual a sua série animada favorita do Cavaleiro das Trevas?

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    22 jogos indie e AAA para ficar de olho ainda em 2022

    Selecionamos 22 jogos indie e AAA (Triple A) para PC e principais consoles que prometem boas experiências ainda em 2022. Confira!

    CRÍTICA – Manifest (2ª temporada, 2020, NBC)

    A segunda temporada de Manifest aprofunda ainda mais a história sem resolver arcos do passado. Mas isso é bom, ou ruim?

    Sandman: Quem é quem na série da Netflix?

    Sandman é um dos grandes lançamentos do mês de agosto na Netflix e conta com um bom elenco. Confira agora os principais nomes da série.

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Sandman (1ª temporada, 2022, Netflix)

    Sandman chega na Netflix amanhã, 05 de agosto. Veja o que achamos dos primeiros episódios da adaptação das HQs de Neil Gaiman!