Bizarro: Conheça a versão bizarra do Superman

    Bizarro é um personagem da DC Comics que foi criado pelo escritor Otto Binder, muito conhecido por escrever vários quadrinhos do Shazam e a Família Marvel; e pelo artista George Papp conhecido como um dos principais artistas de longa duração do Superboy.

    A primeira aparição do vilão foi na HQ Superboy #68, em 1958, na qual cientistas criam um raio duplicador na tentativa de clonar o Superboy mas algo dá errado.

    ORIGEM

    Ao longo da história do Superman existiram 3 versões do Bizarro com histórias de origem um pouco diferentes; a primeira versão foi criada pelo General Dru-Zod que planejava dominar o planeta Krypton com duplicatas de si mesmo, porém os clones não tinham poderes porque não estavam sob um Sol amarelo, mas eram soldados cruéis prontos para matar e morrer sem hesitação.

    Já na segunda versão um cientista da Terra ao demonstrar seu raio duplicador para Superboy, acaba acidentalmente acertando o herói e criando uma duplicata do mesmo. Essa versão chamava bastante atenção pela semelhança que tinha com o famoso monstro Frankenstein, infelizmente o mesmo morreu no final da edição do quadrinho.

    Na vontade de trazer o personagem de volta à vida, a DC Comics bolou uma história na qual Lex Luthor e um cientista chamado Doctor Teng criam uma máquina de duplicação. Na tentativa de criar um clone do Superman, os dois criam Bizarro um ser de pele cinza e comportamento infantil que imediatamente se apaixona por Lois Lane e até criou uma Lois Bizarra. Eles se sentiam muito desconfortáveis por não se encaixarem no padrão terrestre, então, logo decidem viajar para o Mundo Bizarro e viver suas vidas sem preconceitos, por assim dizer.

    PODERES E HABILIDADES

    Imitando um pouco o Superman, Bizarro tem poderes parecidos com os do Homem de Aço, porém alguns deles são distorcidos, como a visão de calor que para Bizarro é chamada de visão ártica que é capaz de emitir uma poderosa quantidade de vapor frio de seus olhos, bem como disparar feixes de gelo deles.

    Outro poder distorcido é o sopro frio que para o Azulão Bizarro é um sopro flamejante que é capaz de pulverizar plasma super-aquecido ou líquido de sua boca através de expiração.

    O Bizarro também possui super força, velocidade aprimorada, invulnerabilidade, voo e bio-fissão no qual dentro de um ambiente sob um Sol azul, Bizarro ganha a capacidade de replicar novas formas de vida a partir de sua própria massa corporal.

    EQUIPES

    Retratado como vilão, o mesmo já participou de várias equipes famosas no meio da vilania tendo filiações com a Legião do Mal, Liga da Injustiça e Sociedade Secreta dos Supervilões.

    CURIOSIDADES

    O Mundo Bizarro ou também conhecido como Terra-29 foi criado por Bizarro e a versão Bizarra de Lois Lane, eles utilizaram do poder de bio-fissão para colonizar o seu mundo. Nele há versões distorcidas da Mulher-Maravilha na qual pensa que os homens são superiores às mulheres e uma versão distorcida da Supergirl que é totalmente assustadora e imprevisível; além de terem tido um filho juntos.

    OUTRAS MÍDIAS

    O vilão apareceu em diversas animações, games e até na TV, sendo elas:

    ANIMAÇÃO

    GAMES

    • Superman (1999);
    • Superman: O Homem de Aço (2002);
    • Superman Returns (2006);
    • DC Universe Online (2011);
    • LEGO Batman 2: DC Super Heroes (2012);
    • Injustice: Gods Among Us (2013);
    • LEGO Batman 3: Beyond Gotham (2014);
    • Injustice 2 (2017);
    • LEGO DC Super-Villains (2018);

    TV

    Bizarro teve sua primeira versão live-action na série Smallville (2001–2011) mas ele tinha pouca semelhança com o vilão das HQs e foi interpretado pelo ator Tom Welling. Sua aparição mais recente pode ser vista na 2° temporada da série Superman e Lois (2021-até o momento) também produzida pelo canal The CW, na série o vilão é interpretado pelo ator Tyler Hoechlin e tem uma semelhança enorme com o Superman, tendo até o clássico S ao contrário em seu traje.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Mickey e o Oceano Perdido (2021, Panini)

    Mickey e o Oceano Perdido é um quadrinho francês publicado originalmente em 2018 pela editora Glénat, veja o que achamos da versão nacional.

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.

    Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics

    O personagem Hércules é uma adaptação do herói grego para a Marvel Comics, saiba tudo sobre o Príncipe do Poder, filho de Zeus!