Início QUADRINHOS Artigo Kang, o Conquistador: Conheça o vilão da Marvel viajante do tempo

Kang, o Conquistador: Conheça o vilão da Marvel viajante do tempo

32
0
Conheça Kang, o Conquistador

Kang, o Conquistador ou Rama-Tut é um personagem do Universo Marvel, criado por Stan Lee e Jack Kirby. Sua primeira aparição como Rama-Tut foi na HQ Quarteto Fantástico #19 em Outubro de 1963. Já sua aparição como Kang foi em Vingadores #8, em Setembro de 1964.

ORIGEM

A história de Kang na HQ do Quarteto Fantástico ocorre em outro planeta Terra com um futuro alternativo e uma história na qual não houve a Idade Média (Terra-6311). Assim, o pouso na Lua teria ocorrido em meados do ano 900 d.c., mil anos antes do que o ocorrido na Terra 616, que é o planeta Terra “original” e lar dos super-heróis que conhecemos. Mas essa conquista resultou em uma grande guerra da colônia lunar com os habitantes da Terra, que acabou na desintegração da Lua e a regressão da humanidade a um longo período primitivo.

Aos 25 anos, Nathaniel Richards, encontrou os restos científico deixado de uma máquina do tempo deixada por um de seus ancestrais e usando seu gênio científico restaurou o dispositivo em forma de Esfinge, retornando ao antigo Egito, onde adotou o nome de faraó Rama-Tut.

Tut governou por 10 anos antes de ser expulso do Egito por uma combinação de perdas para um jovem En Saba Nur (o mutante que um dia se tornaria conhecido como Apocalipse), juntamente com o Quarteto Fantástico que viajaram no tempo usando a máquina do tempo do Doutor Destino, e o derrotaram, forçando-o a retornar a seu tempo.

Nas HQs dos Vingadores, Kang viajou para o século XX com a intenção de derrotar os Vingadores e conquistar sua época. Ao criar sua armadura, o mesmo chegou a 1000 anos do seu futuro, onde conheceu Ravonna, por quem dedicou grande amor, que rivalizava com a sua sede de conquista e o ódio aos Vingadores.

Durante um período, Kang buscou distração retornando ao passado, onde em meados de 1900 d.C., ele adotou a identidade de Victor Timmely Jr., inventor e prefeito da cidade de Timely. A cidade era também um portal para Cronópolis, sua base na qual reuniu um grande exército, que chamava de Acronautas.

PODERES E HABILIDADES

Foi constatado que Kang não possui poderes mas obtém grande conhecimento que se expande a cada século e década; consequentemente ele é um talentoso estrategista militar, combatente e tem acesso a extensos armamentos de todas as eras da história, incluindo de futuros distantes. Além disso, ele possui uma incomparável tecnologia de viagem no tempo.

Esse armamento inclui sua Base Dâmocles, uma enorme nave estelar em forma de espada que viaja no tempo, que conta com seu enorme arsenal próprio. No passado, Kang conseguiu lançar ataques em vários períodos de tempo simultaneamente. Isso aconteceu na saga Vingadores Eternamente, na qual Immortus (sua versão do futuro) reúne uma equipe de Vingadores de diferentes eras para desafiar seu eu mais jovem.

E, além de suas armas, Kang às vezes é apoiado por um exército de potencialmente trilhões de soldados de todo o tempo e espaço, que ele frequentemente usa contra seus inimigos. Sua grande fraqueza é seu rígido e estranho código de honra, que muitas vezes o leva à queda. Ele acha que a conquista só é valorizada quando vencida por meio de um combate duro, e apenas se seus inimigos souberem quem os derrotou. Voltar no tempo para destruir os oponentes quando eles ainda são crianças, por exemplo, está fora de cogitação.

EQUIPES

Como forma de reconquistar, Kang traz os Vingadores para o século 40, tentando derrotá-los na frente de sua amada. Na luta que se segue, Ravonna se coloca na frente de um disparo dirigido ao vilão, e aparentemente morre.

Kang a coloca em uma redoma de vidro e na tentativa de revivê-la aceita entrar em um jogo com o Grão-Mestre (um dos Anciões do Universo), aliando-se aos Vingadores para enfrentar o Esquadrão Sinistro (base do futuro Esquadrão Supremo) e os Invasores.

Mas quando tem a opção de reviver Ravonna ele prefere usar o poder que lhe foi dado pelo ancião para matar os Vingadores. Que se salvam graças a intervenção do Cavaleiro Negro (Dane Withiman). O Grão-Mestre acabou revivendo Ravonna, substituindo o corpo que estava com Kang por uma cópia.

Kang não é o tipo de personagem que gosta de um trabalho em grupo mas ao utilizar o equipamento de Immortus, ele descobriu suas inúmeras contrapartes das Terras alternativas. Tentando voltar a ser o único Kang, o vilão criou o Conselho de Kangs, para que os mesmos o ajudassem a eliminar suas duplicatas.

Durante a saga Vingadores Eternamente, Kang aliou-se aos Vingadores numa luta contra Immortus, determinado a derrotar sua versão futura. Na batalha que se segue ele consegue criar uma nova linha temporal na qual não se tornará Immortus e parte para outras aventuras.

RELACIONAMENTOS

Kang e Ravonna.

Apesar de seu único relacionamento ter sido com Ravonna, Kang descobriu que um ser conhecido por Madona Celestial estava destinado a gerar o ser mais poderoso do universo, o Messias Celestial; e ficou determinado a tornar-se pai desse ser.

Kang procurou a Madona, acreditando que ela seria uma das heroínas filiadas aos Vingadores: Mantis ou Feiticeira Escarlate; ou a idosa feiticeira Ágatha Harkness.

Ao descobrir que a Madona era Mantis, Kang não conseguiu realizar seu plano. Inconformado, ele tentou matar a heroína, mas acabou atingindo o Espadachim, que morreu.

OUTRAS MÍDIAS

Kang já esteve presente em algumas animações da Marvel, entre elas: 

  • Quarteto Fantástico (1967)
  • X-Men: A Série Animada (1997)
  • Avengers: United They Stand (1999)
  • Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderos da Terra (2010);
  • Os Vingadores Unidos (2016).

Nos games o personagem apareceu em:

  • Marvel Avengers Alliance,
  • Marvel Contest of Champions,
  • Ultimate Marvel vs. Capcom 3,
  • Lego Marvel’s Avengers,
  • Lego Marvel Super Heroes 2.

Recentemente foi revelado que o ator Jonathan Majors, que atualmente é um dos protagonistas de Lovecraft Country, teria sido contratado para viver o vilão no terceiro filme do Homem-Formiga, podendo aparecer em outros filmes da Marvel Studios.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Homem-Formiga 3: Jonathan Majors é escalado para viver Kang, o Conquistador

Há especulações que Kang, o Conquistador também estará na série Loki, no Disney+, que também abordará viagem temporal.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.