Coríntio: Conheça o Pesadelo de Sandman

    Na recente estreia da série Sandman, podemos ver que para além de toda a fama do protagonista Senhor do Sonhar, o personagem Coríntio serve como um antagonista e serial killer que possui habilidades tão impressionantes quanto sua maldade.

    Isso nos chamou a atenção e nos fez querer conhecer um pouco mais da história do personagem.

    Criado pelo escritor Neil Gaiman e pelo artista Mike Dringenberg, o personagem aparece pela primeira vez na HQ Sandman #10, publicada originalmente em novembro de 1989.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Neil Gaiman: 10 grandes obras do autor de Sandman

    ORIGEM

    Sonho/Morpheus/Sandman, o Senhor do Sonhar.

    O Coríntio é um Pesadelo feito carne criado pelo Perpétuo Sonho, também conhecido como Morpheus ou Sandman, em seu reino chamado Sonhar. Sua função é perseguir os sonhadores e amedrontá-los em seus sonhos. No mundo desperto, após o aprisionamento de Morpheus, Coríntio se torna por conta própria um serial killer.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Sandman: Quem são os Perpétuos?

    Sua principal característica, além da elegância e sagacidade são suas bocas em seus globos oculares ao invés de olhos, por isso o Corinto usa sempre óculos escuros para ocultar sua bizarra forma natural.

    A origem do nome do Coríntio não é clara. Muitos acreditam que seu nome é uma referência ao livro da Bíblia, Coríntios, ou à cidade-estado da Grécia Antiga, Corinto; mas como os Perpétuos foram criados há incontáveis eras atrás, não sabe-se ao certo quando Sonho criou seu reio e seus habitantes, incluindo Coríntio.

    O Coríntio é um Pesadelo criado por Sonho para ser um “espelho negro”, feito para refletir tudo sobre si mesmo que a humanidade não enfrentará. Mas quando Morpheus foi aprisionado por humanos por um século, o Coríntio escapou dos limites do Sonhar e tornou seu terror real ao assassinar humanos.

    Quando Morpheu finalmente escapou e recuperou seu poder, logo tratou de deter o sadismo de Coríntio e o recriou como uma figura mais palatável.

    PODERES E HABILIDADES

    Coríntio se alimenta dos olhos de suas vítimas como uma forma de escapismo, de ficar mais próximo do que é ser humano. Apesar de não ter olhos, o Corítio tem uma visão excelente, força e velocidade sobre humanas e também uma incrível resistência à dor, capaz de resistir às chamas sem ter sua pele queimada.

    Para este Pesadelo, consumir os olhos de suas vítimas lhe permite ver o que elas viram em suas vidas e, em alguns casos, até ver o futuro, além de lhe proporcionar um imenso e sádico prazer.

    Quando ele domina uma vítima, os olhos são consumidos e substituídos por dentes, e os cabelos da vítima ficam brancos. Durante o processo, as órbitas oculares sangram profusamente, mas depois, ele se assemelha à sua vítima na maioria das características e pode, portanto, personificá-la.

    EQUIPES E AFILIAÇÕES

    Junto com Gault e o Verde do Violinista, Coríntio é um dos Pesadelos do grupo chamado de Os Três Grandes Arcanos, que foram criados por Sonho exclusivamente para fazer com que os humanos enfrentem seus medos enquanto dormem; mas, ao se emancipar do Sonhar durante a ausência de Morpheus, ao longo dos anos com seus muitos assassinatos, Coríntio se tornou um ícone e inspiração para os Colecionadores, um grupo de serial killers americanos.

    CURIOSIDADES

    Recentemente foi anunciada uma nova história em quadrinhos de Sandman sendo publicada que se concentra exclusivamente em Coríntio como o personagem central. A HQ chama-se The Sandman Universe: Nightmare Country – a mais recente entrada da série de quadrinhos spin-off que Gaiman supervisiona pessoalmente desde 2018 – e é escrito por James Tynion IV, que acabou de ganhar o Eisner Award de Melhor Escritor pelo segundo ano consecutivo.

    Em entrevista, Tynion explica o que o fascina no Coríntio: 

    O Coríntio é uma das melhores imagens de terror da história dos quadrinhos. Ele é uma figura tão assustadora, e ele se inclina para esse conjunto central de medos de forma poderosa e aterrorizante. Ele é essencialmente o santo padroeiro dos assassinos em série.”

    Vale lembrar que Coríntio não é o primeiro personagem de Sandman a ganhar suas próprias páginas, afinal das páginas das HQs de Neil Gaiman viram uma família muito famosa: os Constantine.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Johanna Constantine: Quem é a personagem de Sandman?

    John Constantine: Saiba tudo sobre o Hellblazer da DC

    OUTRAS MÍDIAS

    Para além da forma que as narrativas de Sandman são construídas nos quadrinhos, os leitores e fãs do sucesso de Neil Gaiman mergulham em suas adaptações quase que fiéis por assim dizer, integrando Sandman: 24 Hour Diner (2017) um curta-metragem com direção de Nicholas Brown e Evan Henderson.

    Um audiolivro de 10h criado em julho de 2020 escrito por Gaiman e Dirk Maggs sendo interpretado por Gaiman e pelos atores James McAvoy, Kat Dennings, Taron Egerton, Samantha Morton, Bebe Neuwirt, Andy Serkis e Michael Sheen. Na produção o Coríntio foi dublado pelo vencedor do Oscar em O Som do Silêncio, Riz Ahmed.

    Na TV o personagem ganha vida na pele do ator Boyd Holbrook (Logan) que traz todo o charme e sadismo de Coríntio, fazendo dele um dos personagens favoritos dos fãs da série da Netflix.

    LEIA TAMBÉM:

    CRÍTICA – Sandman (1ª temporada, 2022, Netflix)


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Parques temáticos inspirados na Cultura Geek: Diversão garantida para toda a família

    O universo geek, tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas e essa popularidade também se reflete nos parques temáticos!

    Doctor Who: Conheça algumas curiosidades sobre a série

    A nova temporada de Doctor Who chegou com o melhor da série: muito humor, grandes vilões, incríveis batalhas e muitas voltas no tempo.

    Sandman: Conheça Destino, Delírio e Destruição

    A segunda temporada de Sandman apresentará ao grande público os três Perpétuos ausentes da trama até agora, Destino, Delírio e Destruição.

    10 fatos sobre Obi-Wan Kenobi que você não sabia

    Obi-Wan é um dos maiores nomes de Star Wars. Seus poderes o tornam o Jedi lendário. Confira 10 fatos sobre o personagem.