M’Baku: Conheça o Homem Gorila

    Líder da tribo Jabari, M’Baku é um adorador do sagrado Gorila Branco – um ritual sagrado lhe dá força, agilidade e resistência simiescas, ganhando o nome de Homem Gorila – e que foi exilado de Wakanda por causa de suas ações na liderança do culto e na traição ao Pantera Negra.

    Subversivos por natureza, a tribo Jabari constantemente questiona a soberania de T’Challa, instigados por seu líder a se superarem em seus momentos de fúria, sem nunca perder sua independência e sua presença intimidadora.

    M’Baku foi criado pelos quadrinistas Roy Thomas e John Buscema, aparecendo pela primeira vez na HQ The Avengers #62 – The Monarch And The Man-Ape!, publicada pela Marvel Comics em março de 1969.

    ORIGEM 

    M’Baku já foi um dos maiores guerreiros de Wakanda. No entanto, em sua primeira aparição, o líder dos Jabari estava encarregado do reino na ausência de T’Challa, que estava em missão com os Vingadores. Quando o Pantera Negra retornou à Wakanda, M’Baku, havia se auto-intitulado como Homem Gorila.

    Ao ver uma oportunidade, ele droga completamente a equipe em um jantar e quando T’Challa acorda, é desafiado para um duelo. Os dois lutam de igual para igual, mas M’Baku é derrotado por sua própria arrogância ao ser esmagado por uma estátua que planejava usar para acabar com seu rival.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Pantera Negra: 15 habilidades do Rei de Wakanda

    O Pantera Negra, acreditando que o Homem Gorila havia sido esmagado, retornou a Nova York com os Vingadores. Mas o principal apoiador de M’Baku, N’gamo, reviveu o rebelde.

    M’Baku é retratado como um antagonista do Pantera Negra, pois odeia o Rei de Wakanda, não apenas por ser inferior a ele como guerreiro, mas também pelo fato do Pantera Negra – antes de T’Challa – ter proibido o Culto do Gorila Branco dentro do país.

    PODERES E HABILIDADES

    O Homem Gorila possui várias habilidades sobre-humanas como resultado de um ritual mágico no qual ele matou um gorila branco sagrado, banhou-se em seu sangue e consumiu sua carne.

    Sua agilidade, durabilidade, força, vigor e reflexos são muito além das capacidades de um atleta de alto desempenho, por exemplo., 

    EQUIPES

    Após ser derrotado, T’Challa decretou que M’Baku nunca mais poderia voltar à Wakanda, senão pagaria com a própria vida enfrentando a pena de morte. Humilhado, o vilão escolheu viver em lugares menos civilizados do mundo, realizando trabalhos como mercenário para sobreviver.

    Além disso, ele ainda fez parte de outros grupos de super-vilões, lutando novamente contra contra o Quarteto Fantástico e outros grupos de super-heróis, incluindo os Vingadores..

    M’Baku também foi convidado para se juntar à versão mais recente da equipe de vilões Mestres do Terror, mas logo depois, os planos finais do grupo foram frustrados pela equipe de heróis Thunderbolts.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Thunderbolts: Conheça o grupo de vilões da Marvel

    Posteriormente o Homem Gorila se aliou ao Ceifador e sua Legião Letal, uma equipe de curta duração de inimigos dos Vingadores, incluindo o Laser Vivo, o Poderoso original e o Espadachim.

    CURIOSIDADES

    M’Baku morreu em batalha contra Morlun, o Devorador de Totens. Morlun ressurgiu em Wakanda e queria devorar o Totem da Pantera. Morlun entrou na terra do Rei M’Baku deixando nada além de um rastro de morte. O Homem Gorila lutou como o guerreiro que era enquanto protegia seu povo contra Morlun, mas sem sucesso. Morlun agarrou a garganta de M’Baku e sugou a vida dele até que o Homem Gorila foi reduzido a cinzas.

    O irmão mais novo de M’Baku, Mandala, assumiu o manto de Homem Gorila após a morte de seu irmão, consolidando o poder em sua casa, na região da Floresta de Cristal de Wakanda. O tempo de Mandala como o Homem Gorila foi extremamente curto, no entanto.

    Os ataques agressivos de seu Exército de Gorilas Brancos foram interrompidos pelo grupo de Dora Milaje conhecido como Anjos da Meia-Noite, que entregou o cadáver de Mandala ao seu povo com as palavras “Homem Ninguém” gravadas em seu peito.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Dora Milaje: Conheça o grupo de guerreiras de Wakanda

    OUTRAS MÍDIAS

    TV

    O Homem Gorila aparece em Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra episódio “The Man in the Ant Hill” dublado por Kevin Michael Richardso e também em Avengers: Black Panther Quest, sendo dublado por Ike Amadi.

    GAMES

    Nos videogames M’Baku aparece em Marvel: Avengers Alliance, Marvel: Ultimate Alliance 2, LEGO Marvel Avengers e Marvel Heroes.

    CINEMA

    M’Baku teve sua primeira versão live action no filme Pantera Negra (2018), onde foi interpretado pelo ator Winston Duke que com sua postura imponente no filme, mostra-se respeitado ao liderar o clã da montanha, os Jabari. 

    O personagem que no cinema não é chamado de Homem Gorila por motivos óbvios, retorna em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, que chega aos cinemas no dia 10 de novembro de 2022.

    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Artigos relacionados

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    Yasuke: O icônico samurai negro e suas principais adaptações

    A história do Japão feudal está repleta de figuras lendárias, mas poucas são tão intrigantes e únicas quanto Yasuke, o samurai negro.

    Um Completo Desconhecido: Conheça alguns dos feitos de Bob Dylan

    A vida de Bob Dylan chegou aos cinemas através da cinebiografia Um Completo Desconhecido, o longa é estrelado por Timothée Chalamet.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.