Pantera Negra

Com a estreia do filme amanhã, muitas pessoas estão animadas para o lançamento de Pantera Negra. Como sabemos, T’Challa teve sua estreia cinematográfica em Capitão América: Guerra Civil e conseguiu roubar a cena, apesar da competição do espetacular amigão da vizinhança, o Homem-Aranha quando voltou para casa.

Foi uma intensa primeira aparição, e em um tempo onde diversidade e representação importam mais que nunca, o filme solo do Pantera Negra é genuinamente e culturalmente importante.

Pantera Negra teve seu lançamento em 1966 em Quarteto Fantástico #52, se tornando o primeiro super-herói afrodescendente a aparecer nos quadrinhos convencionais. Foi o momento exato para abrir as portas para heróis como Falcão e Luke Cage nos anos que viriam.

Como o filme chega amanhã aos cinemas, as pessoas buscando curiosidades e indo até a internet para pesquisar sobre o Pantera Negra, suas aventuras e habilidades, pensamos em reunir alguns dados de pesquisas históricas que mostram alguns dos mais incomuns e notáveis poderes do personagem.

15. Resistência telepática

Alguns dos mais poderosos mutantes e vilões do Universo-616 possuem alguma forma de telepatia e são capazes de fazer outros se curvarem a sua vontade. T’Challa sabe disso e passou alguns anos criando uma certa imunidade contra isso. É incerto como ele faz, mas é quase certo dizer que ele faz uso de tecnologia e controle mental.

Não esqueçamos que o Pantera Negra possui seus poderes psíquicos antes, então pouco da sua resistência pode vir disso.

Em Pecado Original #4, a telepata da categoria ômega, Emma Frost tenta ver dentro da mente de T’Challa e descobre que entrar na mente do Rei de Wakanda é algo parecido com pisar em uma armadura de metal, ou melhor “uma armadilha de urso enrolada em arame farpado… que alguém ateou fogo.

Pantera Negra pode até mesmo silenciar seus pensamentos como um telepata treinado, com Cable sendo capaz de apenas senti-lo esperando para o ataque no meio da selva em Cable #54..

14. Invisibilidade

Uma das mais incríveis invenções de T’Challa é indiscutivelmente o traje do Pantera Negra. Ele melhorou o tradicional traje feito de vibranium e colocou nele inúmeras tecnologias defensivas e ofensivas. Um deles, é a habilidade de camuflagem, que pode ser controlada telepaticamente.

Usando isso, T’Challa pode não apenas disfarçar seu traje fazendo-o se passar por roupas comuns, mas também pode ficar invisível com um único pensamento como visto em Novos Vingadores Vol. 3 #1. Pantera Negra é um mestre em furtividade, mas tendo a habilidade de desaparecer completamente é obviamente uma grande vantagem quando se trata de seus deveres heroicos.

O fato do Pantera Negra poder literalmente sumir em um piscar de olhos o torta um adversário preocupante e uma séria ameaça para qualquer um que seja corajoso ou burro o suficiente para pensar em enfrentá-lo.

13. Consciência hiper-cósmica

Há inúmeros níveis de heróis e vilões no Universo Marvel. Alguns lutam contra ameaças mais terrenas, enquanto outras batem de frente contra ameaças que podem destruir toda a galáxia.

O último nível, costuma ter o que é chamado de Consciência Cósmica, a habilidade de perceber uma grande porção do tempo e espaço. É uma expansão da mente que permite que alguns seres tenham uma grande riqueza de conhecimentos e compreensão maior a respeito do universo.

Em Ultimates 2, T’Challa terminou com um novo sexto sentido após ser exposto a mente de GalactusEle teve premonições do futuro assim como visões da jaula que amarra o multiverso. Resumindo, na edição #100, o universo termina sob ameaça de uma fusão conhecida como Logos.

Os Ultimates e um Galactus bonzinho se unem para lutar, mas sem sucesso. O Pantera Negra ascende para um plano astral maior e derrota o Deus Tigre, uma manifestação dos primeiros medos da humanidade. O Pantera Negra então se projeta como um tigre negro gigante e destrói o Logos com suas garras.

12. Necromancia

Fazer os mortos se levantarem não costuma ser uma habilidade heroica, mas parte do trato com a Deusa Pantera Bast, T’Challa ganha a habilidade de se comunicar com os espíritos dos mortos, mas também levantar um exército de soldados mortos ao seu comando.

Em Guerras Secretas #7, T’Challa invoca um exército inteiro de zumbis para derrotas as forças do Deus Imperador Destino. Ele discursa para a horda de mortos e os lidera em uma batalha épica consistindo em milhares de soldados do multiverso, incluindo alguns Hulks e ThorsComo se não bastasse, o Pantera Negra também chega usando uma Manopla do Infinito, prometendo destronar o falso deus Destino.

A habilidade macabra é vista novamente em Pantera Negra Vol.6 #11, quando T’Challa desperta legiões de mortos de Necrópolis para lutar contra um movimento terrorista que tem a intenção de tomar o controle de Wakanda.

11. Super-força

Os poderes do Pantera Negra tradicionalmente vêm de uma erva especial com o formato de coração, que é chamada de… Erva em Formato de Coração que cresce apenas em Wakanda. A planta basicamente é um soro do Super-Soldado natural, que melhora significativamente a fisiologia de seu usuário.

Quando um campeão se torna o Pantera Negra, eles são ungidos com um suco da erva e a mistura entra por seus músculos os tornando consideravelmente mais fortes. O Pantera Negra teve inúmeras demonstrações de força ao longo dos anos, desde derrubar rinocerontes apenas com as mãos, e até mesmo parar o ataque de uma manada de elefantes.

Quando a irmã de T’Challa, Shuri se torna a nova Pantera Negra, ela herda as habilidades, deixando T’Challa sem seus super-poderes.

Entretanto, ele faz um acordo com a Deusa Pantera e ela dá sua benção divina a ele, fazendo dele o Rei dos Mortos e restaura seus poderes.

A força de T’Challa parece receber um upgrade no processo e ele se torna capaz de bater de frente com alguns dos maiores e mais poderosos do Universo Marvel, fazendo-o capaz de derrotar até mesmo um dos membros super-poderosos da Ordem Negra de Thanos, o Anão Negro..

10. Gênio inventor

T’Challa é considerado o oitavo homem mais inteligente do Universo-616 e ele usa muito bem seu cérebro. Ele é um talentoso engenheiro, ajudando Wakanda a se tornar uma potência tecnológica.

Talvez o mais impressionante tenha sido a combinação de alquimia com ciência avançada para criar um ramo novo de pesquisa científica, conhecido como Física Obscura.

T’Challa também é responsável por muitos símbolos icônicos da Marvel, como a asa do Falcão e o famoso Quinjet dos Vingadores. Graças a memória fotográfica, ele também consegue duplicar qualquer tecnologia que ele encontrar apenas olhando-a.

Quando T’Challa se encontra sem seus brinquedos caros, ele é mostrado criando dispositivos formidáveis com tempo e recursos limitados. Em Pantera Negra: O Homem Sem Medo #515, ele mesmo cria uma poderosa luva eletromagnética com inúmeros projéteis parecidos com tasers após uma rápida visita à uma loja de eletrônicos em Hell’s Kitchen.

9. Conhecimento do Pantera Negra

Como a maioria dos fãs sabem, o manto do Pantera Negra é passado por gerações através da família real de Wakanda. É um cargo tradicional e tem sido por séculos, com muitos reis anteriormente usando o nome e protegendo seu país do perigo.

Quando Bast escolhe T’Challa para ser o Rei da Morte, ela o quer para ser seu campeão dos campeões.

Para tal, ela o dá toda a força e o conhecimento dos Pantera Negras anteriores. Como a linhagem é composta apenas pelas mentes mais afiadas e os mais assustadores guerreiros de sua época, isso dá a T’Challa uma grande vantagem.

T’Challa então tem o conhecimento coletivo e pode invocar os espíritos para consultar e aconselhar, tornando-o mais preparado para praticamente qualquer ameaça que o universo o jogar.

8. Super durabilidade

Como os heróis costumam lutar para resolver seus problemas, qualquer herói precisa ser capaz de não apenas levar um soco, mas aguentar algumas pancadas de alguns dos mais poderosos e mais cruéis da Marvel.

Os músculos e ossos de T’Challa são incrivelmente densos, basicamente dando a ele uma armadura natural. Graças ao melhoramento genético, ele é capaz de suportar quantidades incríveis de dano, mesmo sem o traje de vibranium.

Em Pantera Negra Vol.3 #20, isso é testado quando T’Challa enfrenta um Erik Killmonger geneticamente melhorado. Apesar de Erik agora ser forte o suficiente para parar um elefante correndo em sua direção, T’Challa o confronta nas Quedas dos Guerreiros sem seu traje que absorve dano.

A dupla embarca em uma maratona brutal e a batalha dura horas. A luta é parte de uma cerimônia e parte de um desafio tribal, então os combatentes descansam entre tentativas de tentar destruir seu adversário pedaço por pedaço.

A épica batalha dura quase 13 horas, antes de T’Challa derrotar Erik. Infelizmente ele se distrai em um momento crucial da batalha, e Killmonger consegue roubar a vitória.

7. Super stamina

Para ser um super-herói efetivo, você precisa ser capaz de se exceder todos os limites para salvar o dia. Nesse parâmetro, o Pantera Negra é o melhor entre eles. O processo de fatiga do corpo de T’Challa é completamente diferente do humano comum. Isso significa que ele pode se esforçar mais que atletas Olímpicos jamais sonharam.

De acordo com o Official Handbook of the Marvel Universe Master Edition #9, T’Challa pode atuar por diversas horas dando seu máximo até começar a se sentir fatigado. Isso pode ser visto em Jungle Action #14, quando o Pantera Negra rastreia o vilão Sombre através do deserto por três dias antes de encontrar seu alvo.

A dupla entra em conflito e Sombre usa seus poderes para abrir antigas feridas de T’Challa. O Pantera Negra ainda consegue continuar, com energia o suficiente para matar um T-Rex mais tarde nessa edição. Toda a confusão dura cerca de cinco dias e T’Challa triunfa graças aos seus esforços incansáveis.

6. Expert em combates

Se você acha que um guerreiro incansável com um traje a prova de balas que pode ficar invisível num piscar de olhos não é tão poderoso, você ainda não viu nada.

De acordo com T’Challa, ele estudou e se tornou mestre de todos os estilos de luta no mundo. Isso pode não ser uma surpresa, já que T’Challa está constantemente aprimorando suas habilidades para ter certeza que ele está em forma para enfrentar qualquer tipo de ameaça que surgir.

Olhando para as mais notáveis lutas do Pantera Negra, ele venceu a maioria delas derrotando inimigos maiores que ele. Ele venceu Namor em inúmeras ocasiões, venceu Luke Cage, e o Capitão América. Sem falar na vez que derrotou o Homem de Ferro, apesar de Tony ter construído uma armadura especificamente para derrotá-lo.

Talvez a mais impressionante (e controverso) feito, foi conseguir prender o poderoso Surfista Prateado, o segurando com um mata-leão. O Pantera Negra não venceu a batalha e foi quase que imediatamente atingido, mas é um feito significante.

5. Mestre estrategista

Dentre todas as armas que T’Challa possui, a mais poderosa é seu intelecto. Ele pesquisa e analisa as ameaças potenciais para garantir que ele estará pronto quando a hora chegar. Preparado, o Pantera Negra normalmente pensou em maneiras de incapacitar alguns dos grandes inimigos que enfrentou.

Ele possui planos de contingência para praticamente todo mundo que ele considera potencialmente perigoso. Ele possui planos para enfrentar até mesmo o comedor de planetas Galactus, mas ele tem planos para os heróis ao seu redor também. Em Vingadores vs X-Men #5, ele e sua esposa, Ororo Munroe, também conhecida como Tempestade, se vêem em lados diferentes de uma batalha.

T’Challa põe em ação seu planos contra a mutante, com um sistema utilizando drones e satélites para neutralizar o clima, tornando os poderes dela inúteis. A batalha continua, mas apesar de todos os golpes desferidos, Tempestade se fere em maior parte porque seu marido tinha um plano contra ela. Ela voa, deixando sua aliança de casamento no chão, durante a batalha..

4. Fator de cura

Junto dos melhoramentos causados pela Erva em Forma de Coração, ela também concede algumas mudanças sutis. Sendo um deles um potente fator de cura, que significa que Pantera Negra pode curar cortes e ossos quebrados mais rápidos que um humano normal.

Certamente não é o melhor fator de cura do Universo Marvel; já que T’Challa não pode regenerar membros inteiros como Deadpool ou se regenerar a partir de uma gota de sangue, mas de acordo com o Official Handbook of the Marvel Universe de 1991, seu metabolismo garante que seu corpo é extraordinariamente eficiente ao reparar qualquer dano sofrido.

Com tudo isso, T’Challa é incrivelmente difícil de ser derrotado, já que seu corpo está preparado para se curar de sérios danos, em um período relativamente curto de tempo. Como um bônus, seu fator de cura também o mantém imune à todos os tipos conhecidos de doenças.

3. Velocidade

Pantera Negra não pode apostar uma corrida contra alguns dos verdadeiros velocistas da Marvel, mas ele ainda é capaz de atingir altos níveis de agilidade. Nos quadrinhos, ele é mostrado quase sempre desviando de balas e pegando flechas.

Ele conseguiu pegar o ágil Homem-Aranha pelo menos por duas vezes, o pegando com a guarda baixa. Alguns quadrinhos já mostraram que o Pantera Negra pode atacar mais rápido que os olhos humanos podem compreender e pode parecer como apenas um borrão para seus inimigos.

Em Jungle Action #11, a legenda descreve T’Challa como acertando um homem três vezes no tempo que um homem normal conseguiria acertar apenas um golpe.

Sua velocidade sempre surpreende as pessoas e ele usa isso como vantagem, como em Os Vingadores #53, onde ele consegue chegar até Ciclope antes mesmo do X-Man conseguir tocar em seu visor.

2. Super sentido

Garantido inicialmente pela erva em formato de coração, os sentidos de T’Challa atingiram níveis super-humanos. Sua visão se tornou super afiada e ele pode ver mais distante que homens normais. Ele também ganhou a habilidade de ver no escuro, agora que sua visão cobre os espectros ultravioletas e infravermelhos.

Seu olfato também se tornou incrivelmente poderoso. Pantera Negra pode reconhecer os cheiros de milhares de pessoas diferentes e criaturas, pode localizar um alvo até sua localização precisa.

Susan Richards, a Mulher Invisível descobriu em Pantera Negra Vol. 4 #24, que ele pode detectar quando as pessoas estão mentindo pela mudança sutil de odores corporais.

Como se não bastasse, ele também pode detectar a menor quantidade de veneno com seu paladar apurado, assim como é capaz de sentir qualquer tipo de ingrediente usado no alimento em que está comendo.

1. Clarividência

Em um ponto dos quadrinhos, T’Challa de repente se via como um clarividente, perturbado com estranhos pesadelos e inquietantes visões do futuro.

O tema recorrente nessas premonições era um tipo desconhecido de vampiro de energia, chamado Kiber, o Cruel.

A explicação por trás das habilidades recém adquiridas de T’Challa foi dada, por causa da exposição prolongada à Montanha de Vibranium, porque não?

Depois de sua caçada inicial a Kiber não dar em nada, Pantera Negra chega ao limbo psíquico para caçá-lo. T’Challa encontra seu covil e enfrenta os capangas de Kiber antes de confrontá-lo.

O próprio Kiber possui uma enorme gama de poderes psíquicos, mas ele se prova como uma ardilosa projeção holográfica. Ao invés de um homem careca, em um traje clássico de super-vilão, Kiber é uma pilha de carne derretida que precisa se alimentar de energia para viver.

Quando T’Challa descobre a verdade, ele pega o resto da energia de Kiber e o deixa por sua própria conta. A clarividência do Pantera Negra desapareceu pouco tempo depois.[td_smart_list_end]

E aí, o que achou dessas habilidades do Pantera Negra? Quais delas aparecerão no novo filme da Marvel Studios? Confira o que achamos do filme! Leia nossa crítica sem spoilers.

CRÍTICA – Pantera Negra (2018, Ryan Coogler)

Pantera Negra será lançado no dia 15 de Fevereiro e será o primeiro filme lançado pela Marvel em 2018. Já garantiu seu ingresso? Deixe seu comentário e marque aquele seu amigo que não pode perder esse filme!

Tá afim de assistir ao filme DE GRAÇA? Vá em nossas redes sociais e confira a PROMOÇÃO INFINITA!

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest

Leia também:

Pantera Negra e suas belas representações da cultura africana

Comentários