Thunderbolts: Conheça o grupo de vilões da Marvel e mais!

    Os Thunderbolts são um grupo de supercriminosos reformados. Entretanto, a equipe foi originalmente concebida pelo Barão Helmut Zemo sob a identidade do Cidadão V, a fim de esconder os roubos que o grupo realizava e tomar uma posição de confiança das autoridades.

    Zemo então recrutou Golias como Atlas, Rocha Lunar como Meteorito, Besouro como Mach-I, Armador como Techno e Soprano como Colombina.

    HISTÓRIA

    Concebida originalmente como uma encarnação dos Mestres do Mal, os Thunderbolts foram inicialmente formados por Zemo. A fim de ascender à uma posição de poder e ter acesso aos dados secretos da S.H.I.E.L.D. para ganho pessoal. Zemo encenou diversos roubos para garantir que os Thunderbolts sempre estariam lá para “salvar o dia”, de um ameaça que o próprio grupo criara a princípio.

    Com o passar do tempo, o grupo passou mesmo a se considerar um grupo de heróis. Quando Choque – uma adolescente que ganhou poderes após experimentos de Arnim Zola – entrou para o grupo, a mentalidade deles pareceu mudar completamente e serviu para reforçar as inclinações heroicas do grupo.

    Quando os Vingadores e o Quarteto Fantástico – que até então eram considerados mortos retornaram -, Zemo revelou sua identidade ao grupo por sentir que seus parceiros de equipe levavam um caminho diferente do que ele planejou a princípio. Zemo tentou chantagear a equipe a fim de garantir sua lealdade, mas isso acabou falhando. Techno se voltou contra Zemo, quando o Barão passou a controlar mentalmente os Vingadores e o Quarteto Fantástico e os lançou contra os Thunderbolts.

    Quando os Thunderbolts conseguiram libertar os Vingadores do controle mental e acabou com os planos de Zemo, Atlas acabou por salvar Zemo, até então machucado.

    MEMBROS NOTÁVEIS DOS THUNDERBOLTS

    Quase todos os membros dos Thunderbolts mudam pseudônimo quando entram na equipe. Mas entre os membros mais notáveis estão não apenas os personagens que integraram a equipe, mas também os que a controlaram.

    Conheça os personagens que já lideraram a equipe:

    Conheça alguns personagens que já integraram os Thunderbolts:

    FILME DOS THUNDERBOLTS CONFIRMADO NA MARVEL

    Thunderbolts

    O filme dos Thunderbolts foi confirmado com Jake Schreier na direção. Schreier é responsável por filmes como Frank e o Robô (2012) e Cidades de Papel (2015). Ainda que os Thunderbolts tenham tido diversas formações ao longo dos anos, a Marvel apresentou não apenas nas séries do Disney+, mas também em seus filmes; alguns personagens que podem não apenas liderar a equipe, mas também a integrá-la. Segundo algumas pessoas da própria Disney revelaram, Thunderbolts será o “Esquadrão Suicida” da Marvel e contará com o retorno de Yelena, Treinadora, Agente Americano, Zemo, entre outros.

    Alguns personagens apresentados com uma índole duvidosa ou até mesmo deturpadas já fizeram parte da equipe de vilões ou anti-heróis, como você preferir. Apresento abaixo os personagens que já foram apresentados no Universo Cinematográfico Marvel que podem e possivelmente liderarão e integrarão os Thunderbolts.

    Diversos líderes dos Thunderbolts nos quadrinhos já foram apresentados no Universo Cinematográfico Marvel. Alguns deles tem um papel de liderança que ficam claros a cada uma de suas cenas, outros, precisarão batalhar até chegar a este cargo, ou até mesmo perceber que a liderança os escolheu. Entre os líderes dos Thunderbolts apresentados no UCM estão: General Ross – vivido por William Hurt que infelizmente faleceu no começo de 2022 -, Soldado Invernal, Barão Zemo e o Gavião Arqueiro.

    AGENTE AMERICANO

    Thunderbolts

    Em Falcão e o Soldado Invernal, a primeira aparição de John Walker como o mais novo Capitão América foi uma das tramas que moviam a série para a frente. Ainda que estranhas, é fácil entender que o Governo Americano tinha como intuito ter um personagem a manipular para realizar suas vontades mas não apenas isso. Por querer ser como Steve Rogers, John falhou por algumas vezes em assumir que seus traumas de guerra ainda tinham um importante papel em sua vida.

    Após fazer uso de um soro de super soldado, assim como Steve, as habilidades latentes bem como os traumas se tornaram ainda mais evidentes.

    Após ser rebaixado da posição de Capitão América, Walker buscou fazer o certo e criou para si um escudo. Após ser perdoado por tudo que fez pelo Governo Americano, Walker é convidado por Valentina a assumir o cargo de Agente Americano.

    ABOMINAÇÃO

    Se a intenção dos Thunderbolts é criar algo como um grupo de “Vingadores do mal”, eles precisam de um Hulk. O personagem Abominação vêm sendo mostrado na nova fase da Marvel desde Shang-Chi. O personagem também terá um papel importante em She-Hulk.

    O Abominação é um personagem que parece ter sido esquecido pela Marvel desde O Incrível Hulk (2008), mas que terá um papel extremamente importante nos Thunderbolts, já que a equipe precisa de um personagem como o Hulk. Sua participação em She-Hulk deve diminuir a pena de Emil Blonsky que atualmente está preso em uma cela de contenção, possivelmente reabilitando-o para ação.

    CONDESSA VALENTINA ALLEGRA DE FONTAINE

    Nos quadrinhos, a participação da Condessa foi um tanto curiosa. Ela serviu como agente tripla em diversas ocasiões, trabalhando tanto para a S.H.I.E.L.D., como contra a S.H.I.E.L.D.. A participação da personagem desde sua primeira aparição no UCM se dá como a participação de Nick Fury em filmes como Homem de Ferro, em que convidava os heróis a integrarem a iniciativa Vingadores. Mas suas intenções parecem ser bem mais obscuras do que as intenções de Fury.

    Ainda que não saibamos qual o papel de Valentina por trás dos convites que ela dá, sabemos que ela tem como intuito utilizar as habilidades de personagens como o Agente Americano para obter êxito em qualquer que sejam seus planos.

    FANTASMA

    Thunderbolts

    Quando Norman Osborn comandava os Thunderbolts, o Fantasma acabou se tornando um personagem recorrente na formação. Ainda que sua contraparte dos quadrinhos seja rabugenta e intransigente, a versão de Hannah John-Kamen tem aspectos que lembram bastante a versão dos quadrinhos.

    Após os acontecimentos de Homem-Formiga e a Vespa, em que a equipe Hank Pym tentava minerar material quântico para salvar a Fantasma, o estalo de Thanos acontece, e impede que a equipe obtenha êxito. Desde então, não sabemos se a equipe voltou a executar seu plano de salvar a Fantasma, ou até mesmo se ela sumiu durante o estalar de dedos do Thanos, ou se ela foi uma das sobreviventes. O fato dela ter sobrevivido ao estalar, pode a colocar em uma posição interessante e fazê-la sentir abandonada ao ponto de ficar completamente má a ponto de aceitar integrar uma equipe de vilões.

    Considerando que no passado a Fantasma foi usada como uma arma pela S.H.I.E.L.D., é interessante ver o papel que a personagem pode ter na equipe.

    TREINADORA

    Thunderbolts

    A Treinadora é bem parecida com a Fantasma. Não apenas por terem trocado o gênero dos dois personagens, mas as duas possuem um interessante arco de após terem sido usadas, elas podem ser o que quiser, agora que estão “livres”. A última vez que vimos a Treinadora, ela estava sendo resgatada por um exército de Viúvas Negras libertas. Agora que ela é livre pra fazer o que quiser, ela parece estar no mesmo barco que a Fantasma e Yelena.

    VISÃO BRANCO

    Thunderbolts

    O Visão Branco ainda é um mistério para todos os fãs da Marvel. O personagem foi mostrado como uma versão reanimada do corpo do Visão. A E.S.P.A.D.A. despertou o Visão, agora sem suas memórias e personalidade. Após ter lutado contra um construto mágico de si mesmo, suas memórias retornaram e ele partiu.

    Faz sentido que o personagem retorne ao grupo dos Thunderbolts que agora conta quase que inteiramente com personagens que parecem cópia da equipe de heróis.

    VIÚVA NEGRA (YELENA BELOVA)

    A cena pós-crédito de Viúva Negra mostrou que Yelena estava trabalhando para Valentina. Agora que a personagem atua como uma assassina de aluguel, e teve uma importante participação em Hawkeye, é fácil ver um lugar mais sombrio para a personagem em uma equipe formada inteiramente por vilões – isso tudo enquanto ela ainda precisa lutar contra seus próprios demônios.

    A versão da Viúva Negra de Yelena Belova já foi um membro dos Thunderbolts nos quadrinhos. Ou mais ou menos isso. Nos quadrinhos, descobrimos que na realidade, Natasha fazia se passar por Yelena para impedir que Norman Osborn tivesse êxito em qualquer que fosse sua empreitada.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Mickey e o Oceano Perdido (2021, Panini)

    Mickey e o Oceano Perdido é um quadrinho francês publicado originalmente em 2018 pela editora Glénat, veja o que achamos da versão nacional.

    TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    Platoon, de Oliber Stone sem dúvida está na lista dos fãs de filmes de guerra. Veja nossa clássica indicação de TBT!

    CRÍTICA – Amor & Gelato (2022, Brandon Camp)

    Amor & Gelato é a nova aposta de filme de romance da Netflix. Baseado no livro homônimo de Jenna Evans, o longa é dirigido por Brandon Camp.

    Thor: Amor e Trovão | Conheça o elenco do filme

    Agora falta pouco para Thor: Amor e Trovão chegar aos cinemas! Confira neste artigo quem são os personagens e atores envolvidos na produção.