Início QUADRINHOS Artigo Conheça Yelena Belova, a segunda Viúva Negra

Conheça Yelena Belova, a segunda Viúva Negra

Conheça Yelena Belova, a segunda Viúva Negra

Yelena Belova foi a segunda Viúva Negra da Era Moderna dos Quadrinhos; criada por Devin Grayson e J.G. Jones, apareceu pela primeira vez em Inhumans – Vol.2 #5 (Março de 1999). Porém seu histórico só foi detalhado em Black Widow: Pale Little Spider #1-3 (de Junho a Agosto de 2002).

ORIGEM

Aos 15 anos, Yelena Belova foi escolhida para o treinamento como uma potencial Viúva Negra. Sua antecessora Natalia Romanova não era mais leal à Rússia. 

Yelena foi treinada por uma década na Sala Vermelha – uma academia para agentes de inteligência – pelos mesmos mestres que treinaram Natasha Romanoff, ela foi treinada para ser uma espiã e assassina amoral.

Após a morte de seu treinador, Pyotr Vasilievich Starkovsky, ela é ativada como a nova Viúva Negra. Ao ser enviada em uma investigação, Yelena, apreende e elimina o assassino sem saber que tanto o assassinato quanto a investigação faziam parte de uma manobra para fazê-la se afirmar como a nova Viúva Negra.

Natasha tem um grande afeto por Yelena e sempre se refere a ela como “pequenina” e “russkiya“, que significa “russa”, e a encoraja a encontrar o que a torna única e sua identidade pessoal, em vez de se dedicar cegamente à sua nação.

Natasha Romanoff submete Yelena Belova a uma manipulação cruel, mas necessária, a fim de destruir suas ilusões sobre o título de Viúva Negra e ensiná-la a realidade da indústria da espionagem. Então Romanoff usa Belova para derrotar seu chefe, ela vai trabalhar com Nick Fury e a S.H.I.E.L.D. em uma missão.

De um lado, Yelena lutava para manter sua identidade. Do outro, Natasha faz com que o superior de Yelena, Yuri Stalyenko, revele seus planos de roubar armas nucleares. E assim Natasha Romanoff mostra para Yelena Belova que ela estava sendo usada como um peão dispensável.

As duas se unem pra derrubar Stalyenko, mas Belova acaba sua parceria com Romanoff por estar ressentida. Mais tarde Yelena acaba se aposentado em Cuba, onde se torna uma grande empresária e modelo de sucesso.



PODERES E HABILIDADES

Como dito antes, Yelena Belova foi treinada na Sala Vermelha junto de Natasha Romanoff e as duas têm os mesmo tipos de habilidades.

Yelena é uma ótima atiradora e hacker. Além de multilíngue, mestre em sedução, mestre em artes marciais e perita em espionagem.

Tem grande habilidade acrobática e é especialista em táticas e alto condicionamento atlético.

Seu traje de Viúva Negra é reforçado com Kevlar, dando-lhe alguma resistência a balas, embora o impacto ainda pudesse machucá-la, além de também utilizar os típicos braceletes das Viúvas Negras permitindo-lhe descarregar explosões elétricas como sua “mordida da viúva”.



EQUIPES

Um bom tempo depois, Yelena é chamada de volta a ativa e se envolve em uma mineração de Vibranium na Terra Selvagem, Antártica. Então os Novos Vingadores juntos da S.H.I.E.L.D. entram em confronto e Yelena sai de lá gravemente ferida. Neste momento Yelena é acolhida pela Hydra que tinha como promessa ajudá-la.

Yelena Belova ainda lutou ao lado de uma equipe de super-heróis chamada Vanguarda.



CURIOSIDADES

A missão em que Natasha Romanoff e Yelena Belova atuaram junto com Nick Fury e a S.H.I.E.L.D. foi necessária uma cirurgia de troca de aparência. Isso mesmo, as duas trocam seus rostos cirurgicamente!

Em New Avengers Annual #1 (Junho de 2006), Yelena apareceu mutada pela A.I.M. (Advanced Idea Mechanics, ou em português Ideias Mecânicas Avançadas) como  um novo super-adaptoide, aparentemente agindo sob os comandos da Hydra

Como a super-adaptoide, Yelena Belova adapta os poderes dos outros ao seu redor. Os limites dos poderes que ela pode adaptar simultaneamente permanecem desconhecidos. O Super-Adaptoide original poderia adaptar os poderes de até oito indivíduos em suas primeiras aparições. Essa limitação acabou sendo abandonada à medida que sua memória cresceu em capacidade.

Ela foi capaz de adaptar simultaneamente os poderes de Luke Cage, Homem de Ferro, Ms. Marvel, Sentinela, Homem-Aranha, Mulher-Aranha e Wolverine.

Yelena pode adaptar poderes sobre-humanos, aprimoramentos tecnológicos e várias habilidades físicas.



APARIÇÕES

Yelena Belova já apareceu na série animada Vingadores Unidos e foi dublada por Julie Nathanson, além das animações Vingadores: A Revolução de Ultron e Vingadores Guerras Secretas.


A personagem apareceu também em jogos de videogame, tais como The Punisher: No Mercy, Marvel Ultimate Alliance, Marvel Puzzle Quest e Marvel Heroes como traje alternativo para Natasha Romanoff.

No cinema, Yelena irá estrear sua primeira versão live-action no filme solo da Viúva Negra, interpretada pela atriz Florence Pugh. O próximo filme do Universo Cinematográfico Marvel chega aos cinemas em 21 de Outubro.



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.