Alexander Gentry, mais conhecido como Porco-espinho, é um personagem da Marvel Comics pouco conhecido nas HQs e que causou certo impacto na série Mulher-Hulk: Defensora de Heróis.
O personagem foi criado por Stan Lee e Don Heck. Sua primeira aparição foi na HQ Tales to Astonish #48, publicada em outubro de 1963.
ORIGEM
Alexander Gentry é um designer de armas do Exército dos Estados Unidos, que teve a grande ideia de projetar um traje de guerra imitando um porco-espinho. O tal traje seria coberto com projeções semelhantes a espinhos para defesa e seria capaz de atirar seus espinhos, gases e produtos químicos em um oponente; ele passou meses trabalhando em horas extras para criar seu traje de batalha porco-espinho.
Gentry ficou extremamente orgulhoso de sua conquista quando o traje foi concluído e acreditava que sua invenção valia uma fortuna. No entanto, ele também acreditava que o governo não pagaria a ele, como funcionário, não ganhando nada por sua criação. Então, ele decidiu manter o traje de batalha do porco-espinho e usá-lo para enriquecer com o crime. Assim, Gentry se tornou o Porco-espinho, um dos primeiros criminosos fantasiados de sua geração.
PODERES E HABILIDADES
Alexander Gentry não tem nenhum tipo de super poder, porém ele teve a grande capacidade de criar o seu traje do zero e muitas vezes foi considerado um designer de armas talentoso.
O seu traje é feito de aço e plásticos avançados que aumentavam sua resistência e durabilidade. A armadura é equipada com uma grande variedade de armas ofensivas e defensivas embutidas.
A superfície externa da armadura é coberta com projeções de metal com pontas de navalha que podem ser disparadas contra os oponentes. As outras capacidades da armadura incluem raios laser, bombas concussivas, pequenos foguetes, gás lacrimogêneo, gás do sono, cortinas de fumaça, cimento líquido, rodas emitindo luzes hipnóticas e explosões de eletricidade de alta tensão. O traje de batalha incluía jatos no cinto que lhe permitiam voar por curtas distâncias.
Gentry era um mecânico automotivo qualificado e tinha Mestrado em Engenharia.
EQUIPES
Após muitos fracassos nas batalhas contra o Homem-Formiga, Estatura e a Vespa, o Porco-Espinho aceitou o convite do Conde Luchino Nefária, uma figura poderosa da organização criminosa Maggia, para se juntar ao seu grupo de agentes vilanescos. Entre os agentes de Nefária estavam: Enguia original, Homem-Planta, Unicórnio e Espantalho, com os quais o Porco-espinho também se aliaria no futuro.
Mais tarde eles se juntam a Brigada Armada de Batroc onde lutam sem sucesso contra o Capitão América e decidem formar o grupo chamado Onda de Crimes e foram trabalhar para o gênio do crime mascarado que se autodenominava Comandante Encapuzado.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Batroc: Conheça o inimigo francês do Capitão América
CURIOSIDADES
Roger Gocking é conhecido nos quadrinhos como uma segunda versão do Porco-espinho, essa versão faz parte dos Thunderbolts ao lado de Doutor Octopus e Boomerang.
Durante a guerra do Doutor Destino com Wakanda por causa de seus suprimentos de vibranium, Porco-espinho é contratado pelo ex-trabalhador de Controle de Danos, Walter Declun, no México, para defender um dos postos avançados do Doutor Destino contra as Dora Milaje e o Quarteto Fantástico.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Doutor Destino: Conheça o Lorde da Latvéria
OUTRAS MÍDIAS
O Porco-espinho por enquanto teve apenas uma única adaptação fora das páginas dos quadrinhos. O vilão apareceu na série da Marvel Studios para o Disney+ na série She-Hulk: Defensora de Heróis no episódio “O Retiro” e foi interpretado pelo ator Jordan Aaron Ford.
LEIA TAMBÉM:
Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!