Doutor Destino: Fatos e curiosidades sobre o Lorde da Latvéria

    Doutor Destino ou Victor von Doom é um dos maiores vilões da Marvel e sempre foi uma peça fundamental de muitas histórias da Casa das Ideias. Saiba mais sobre a história do rival de Reed Richards.

    ORIGEM DO DOUTOR DESTINO

    Criado pela dupla dinâmica Stan Lee e Jack Kirby, Victor von Doom teve a sua primeira aparição na HQ Quarteto Fantástico #5 – Prisioneiros do Doutor Destino!, publicada em julho de 1962, sendo uma mistura inusitada da ciência com o misticismo nos quadrinhos da Marvel.

    Sua origem é bastante sofrida uma vez que sua mãe, uma cigana, foi morta por aldeões após fazer um acordo com nada mais, nada menos que Mefisto para tentar destronar um poderoso ditador da Latvéria. Após ver o estrago que fez, ela acaba se sacrificando para salvar o esposo e o pequeno Victor.

    O pai de Doom, um médico, também teve uma morte trágica, se sacrificando pelo seu filho. Jurando vingança e tirar a alma de sua mãe do inferno, o jovem rapaz começou a estudar com muito afinco, se tornando um cientista brilhante que buscava no ocultismo habilidades para tal feito.

    Na faculdade, Victor von Doom conheceu Reed Richards, um estudante brilhante que viu alguns erros na fórmula do latveriano que o expulsou de sua sala. Por conta disso, o experimento deu errado, ferindo o futuro Doutor Destino gravemente, culminando também com a expulsão do rapaz da universidade.

    Após juntar os cacos, Doom conseguiu se reerguer, destronando o ditador e se tornando o Lorde da Latvéria, se tornando o poderoso vilão que deu muito trabalho a diversos heróis da Marvel.

    DOUTOR DESTINO VS REED RICHARDS

    Um capítulo à parte da história do Doutor Destino é o seu duelo particular com o líder do Quarteto Fantástico, Reed Richards, uma vez que para von Doom, o herói é um dos principais responsáveis pelo seus fracassos.

    Desde e o inusitado encontro na faculdade, os dois se enfrentaram de diversas formas, sendo responsáveis por batalhas épicas. Uma delas que é considerada uma das maiores ocorreu nas Guerras Secretas, pois Destino enganou Beyonder e ganhou poderes divinos, enfrentando diversos super-heróis, incluindo Richards.

    A eterna batalha entre os dois conta com um respeito mútuo também, pois por mais que haja um ódio eterno, há também uma estranha admiração que os faz serem arquinimigos bastante interessantes.

    PODERES

    Seu intelecto e suas origens ciganas dão à Destino grande conhecimento nas áreas distintas do misticismo e tecnologia, fazendo com que ele seja um grande inventor. Com as habilidades intelectuais e místicas, Destino consegue ser um adversário bastante perigoso, com combinações letais de poderes como rajadas de energia de seu traje, abrir portais, usar telecinese e outras tantas possibilidades.

    OUTRAS MÍDIAS

    doutor destino

    O Doutor Destino por ser um personagem muito popular teve diversas adaptações para multiplataformas como games, animações e filmes.

    Nos games, ele é recorrente na franquia Marvel LEGO, e já foi um dos vilões dos jogos Marvel Super Hero Squad e Marvel Super Heroes in War of The Gems na fase da Latvéria.

    Nas animações, von Doom apareceu em Incrível Hulk, O Espetacular Homem-Aranha, Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra e na do Quarteto Fantástico.

    Já nos filmes, Victor teve um destino triste (risos), pois tivemos péssimas adaptações como O Quarteto Fantástico em 1994, longa produzido pela lenda do trash, Roger Corman, interpretado por Joseph Culp. Em 2005 e 2007, Julian McMahon deu vida ao antagonista nos dois filmes Quarteto Fantástico e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, respectivamente. Por fim, em 2015, Toby Kebbell fez Victor von Doom no desastre de Josh Trank.

    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Dupla Jornada: Quem é o elenco do novo filme de vampiro da Netflix?

    Dupla Jornada saiu das sombras e finalmente mostra suas presas no catálogo da Netflix. Conheça o elenco do mais novo filme de vampiro!

    Especial Street Fighter: 35 anos de lutas marcantes

    2022 marca o 35º aniversário de uma das franquias mais icônicas de todos os tempos: Street Fighter. Saiba tudo sobre a franquia da Capcom!

    Desastre Total: Woodstock 99 | Tudo sobre o documentário da Netflix

    Woodstock de 1969 é sinônimo de Paz e Amor, mas a edição de 99 conseguiu destruir a reputação do maior festival da música.

    Predador: Como funciona a hierarquia dos yautjas?

    Os yautjas da franquia Predador vivem numa sociedade que valoriza a honra e as habilidades de combate; conheça a hierarquia deles.