Quem é Jack Russell, o lobisomem da Marvel?

    Com o primeiro trailer oficial de Lobisomem na Noite: Especial da Marvel (Werewolf By Night) durante a D23, evento anual da Disney, nada melhor que saber mais sobre Jack Russell, uma vítima de uma antiga maldição familiar, que lutou por anos com seu alter-ego bestial. Mas com o tempo conquistou seus demônios interiores e agora ele luta contra as forças das trevas que assolam nosso mundo como um executor da justiça, um vingador das sombras e um lobisomem à noite.

    O personagem criado por Gerry Conway e Mike Ploo teve sua primeira aparição na HQ Marvel Spotlight #2 – Werewolf by Night, publicada pela Marvel Comics em fevereiro de 1972.

    ORIGEM

    Herança divina

    A história dos lobisomens começa com o antigo Deus/Demônio Lobo, que se acredita ser um dos Elderspawn, um descendente dos Deuses Anciões. Milhões, possivelmente bilhões, de anos atrás, o Demônio Lobo gerou uma raça de lobisomem que guerreou com outros Elderspawn, como as Mulheres-Pássaro, Harpias, Homens-Morcegos, Demônios, Goblins, Homens-Serpentes, etc. Algumas dessas raças escravizaram os humanos em desenvolvimento, mas por volta de 20.000 a.C., a maioria dos Elderspawns haviam sido massacrados ou levados a reclusão, brevemente reaparecendo para desafiar sociedades como Valusia e Atlantis.

    Os Homens-Lobos podiam assumir a forma humana, e os humanos arranhados ou mordidos por eles se tornavam o que conhecemos como lobisomem. Eles podiam sobreviver à maioria dos ferimentos, mas eram vulneráveis ​​à prata e ao fogo. Muitos Lobisomens morreram no Grande Cataclismo de 18.000 a.C., e seu destino final é desconhecido.

    O poder da genêtica

    Após o Cataclismo, os colonizadores do planeta Arcturus vieram à Terra para investigar o destino da Terra Selvagem, que havia sido criada pelo alienígena Nuwali para os enigmáticos Beyonders. Entre muitas outras atividades, eles criaram a encarnação moderna de lobisomens: combinando ciência avançada de reengenharia genética com magia nascida na terra (aparentemente aproveitando o poder do Demônio Lobo), eles ligaram o espírito e o DNA do lobo capturado em um humanoide. Este híbrido, mais tarde conhecido como Greysire, espalhou este presente para a humanidade através de arranhões e mordidas; e depois por hereditariedade.

    A raça resultante era conhecida como Irmãos pelos lobos e lobisomens da humanidade, mas o dom se tornou uma maldição quando o homem caiu em desarmonia com seu eu primitivo.

    Os relatos de licantropia (tornar-se um lobisomem) remontam a muitos séculos, mas a primeira manifestação confirmada é a de Grigori Russoff, em 1795. Drácula matou a esposa de Grigori, Louisa, depois que ele se recusou a reconhecer a primazia de Drácula em seu retorno à Transilvânia. Grigori Russoff então emboscou e derrotou Drácula, mas foi transformado em lobisomem por Lydia, uma lobisomem anteriormente presa pelo Conde vampiro.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Drácula: Dissecando a criatura mais popular da cultura pop

    Toques de magia

    Grigori teve uma segunda esposa, mas os relatos variam sobre por que a licantropia não passou para seus descendentes. Algum tempo antes de 1930, o descendente de Grigori Russoff, Gregor, obteve pergaminhos do lendário Darkhold, encadernando-os de volta em forma de livro. Ler as origens da licantropia no Darkhold sob a lua cheia desencadeou a maldição adormecida, transformando Gregor em um lobisomem.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Darkhold: Conheça o Livro dos Condenados

    Talvez buscando uma cura, Gregor vendeu parte de sua propriedade – incluindo Wundagore Mountain – para Jonathan Drew, que a compartilhou com o parceiro Herbert Wyndham (o futuro Alto Evolucionário). O lobisomem Russoff matou a esposa de Jonathon, Merriem, e Wyndham projetou uma armadura revestida de prata para se proteger, permitindo a captura de Russoff.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Herbert Wyndham, o Alto Evolucionário

    Gregor Russoff ficou com o Alto Evolucionário, que manteve o lobisomem contido em segurança por décadas. Russoff eventualmente usou o Darkhold para convocar Chthon para curá-lo, e o Deus Ancião quase rompeu o plano terrestre; mas o feiticeiro Magnus forçou Russoff a banir Chthon, que atacou com uma explosão que matou Gregor. Apesar de relatos contrários, Gregor Russoff que ficou com o Alto Evolucionário parece ter sido o avô (ou bisavô) de Jack Russell.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Chthon: Conheça um dos seres mais poderosos da Marvel

    Linhagem

    Décadas depois, um descendente de Gregor Russoff, que também herdou seu nome, casou-se com Laura e Jacob (mais tarde Jack) nasceu logo depois, e Laura estava grávida de Lissa dois anos depois do casamento; no entanto, quando um raio durante a lua cheia atingiu o castelo de Russoff, na Transilvânia, o lobisomem da linhagem Russoff ressurgiu e começou a atacar os aldeões, que rastrearam e mataram Gregor Russoff com balas de prata.

    Após a morte de Gregor, Laura encontrou Philip, irmão mais novo de Gregor – que havia se mudado para Los Angeles , anglicizando seu nome para Russell – e eles se casaram depois de um ano; aproximadamente quinze anos depois, o Comitê Criminal soube da maldição de Gregor e chantageou Philip, ameaçando revelar seus segredos. Para proteger o nome de Laura, Philip os pagou, mas teve dúvidas e cancelou o pagamento, fazendo com que o Comitê enviasse Max Grant para matar Laura.

    No aniversário de 18 anos de Jack Russell, gravemente ferida em um acidente de carro, Laura mal teve tempo de contar a Jack sobre seu verdadeiro pai e a maldição do lobisomem, fazendo Jack prometer não machucar Philip, antes de morrer. Tendo herdado a licantropia, Jack matou Grant, mas também culpou erroneamente Philip por algum tempo.

    PODERES E HABILIDADES

    Jack Russell tem o poder da licantropia, a maldição do lobisomem. Como tal, seu poder é afetado, mas não totalmente controlado pela lua. Quanto mais cheia a lua no céu noturno, mais lobo Jack se torna. Em seu estado transformado, ele tem sua força, destreza e agilidade aumentadas. Ele também possui sentidos aguçados e fator de cura. Além de garras e dentes afiados, característicos de um lobisomem.

    Sua visão aprimorada se estende às faixas ultravioleta e infravermelha, permitindo que ele examine o estado físico e mental de outros indivíduos. Ele é praticamente impossível de matar, recuperando-se de ferimentos não fatais dez vezes mais rápido que um humano normal.

    Jack também pode optar por infectar outras pessoas com licantropia por meio de uma mordida ou arranhão. Por um longo tempo, isso não era uma escolha, todos atacados por Jack tinham dois destinos: morrer ou se sobreviesse, se tornaria um lobisomem. No entanto, após anos de treinamento e controle, Jack agora pode escolher quem se junta a ele como uma criatura das trevas.

    Em sua forma humana, Jack tem a força física e aptidões de um humano normal, apesar de já ter conseguido se curar de uma bala em poucos minutos nesta forma.

    EQUIPES

    Legião dos Monstros com Morbius, Jack Russell, Homem-Coisa e Satana Hellstrom.

    Como lobisomem e principalmente depois de conseguir controlar seus poderes, Jack já lutou contra grandes nomes como Capitão América, Homem-Aranha, Cavaleiro da Lua e muitos outros heróis; e já atuou em grupos como Filhos da Meia-Noite, Legião dos Monstros e além da A.R.M.O.R. (Alternate Reality Monitoring and Operational Response), que assim como a S.H.I.E.L.D. foi estabelecida para a segurança global e a S.W.O.R.D. para a segurança extraterrestre, a A.R.M.O.R. foi estabelecida como uma força de segurança extradimensional para proteger contra contaminação e conflito de realidades alternativas.

    CURIOSIDADES

    Depois de lutar contra o Hulk, Jack contatou o espírito de seu pai para curar sua licantropia, mas foi informado de que morreria a menos que aceitasse sua besta. Durante a batalha que se seguiu com o fanático religioso Adaga de Prata e os Comedores de Cérebros, um culto de lobisomens transformados no passado por Jack; ele enfim aceita totalmente seu eu-lobo, concedendo-lhe controle total e o melhor de ambos.

    Como lobisomem, Jack Russel foi capaz de derrotar o mutante Dente de Sabre, famoso por sua força e selvageria.

    OUTRAS MÍDIAS

    GAMES

    O personagem está presente em poucos games da Marvel, sendo eles:

    • Marvel Avengers Academy;
    • Marvel Super Hero Squad Online;
    • Marvel vs. Capcom 3.

    Em Marvel vs. Capcom 3, o lobisomem é um dos monstros que aparece no final de Jill Valentine.

    TV

    Já na TV Jack Russel aparece em:

    • The Super Hero Squad Show;
    • Ultimate Spider-Man;
    • Hulk and the Agents of SMASH.

    E este ano o personagem terá sua primeira versão live action no Universo Cinematográfico Marvel quando chegar ao catálogo do Disney+ com o lançamento de Lobisomem na Noite: Especial da Marvel. Com data de lançamento para 7 de outubro a série trará Gael Garcia Bernal como Jack Russell.


    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Cassandra Nova: Conheça a vilã de Deadpool e Wolverine e ‘gêmea’ de Xavier

    Foi apresenta a primeira versão live-action da vilã Cassandra Nova. A personagem será vivida por Emma Corrin e será a vilã de Deadpool e Wolverine.

    Elektra: 10 curiosidades sobre a personagem nos quadrinhos

    Desde a estreia nas HQs da Marvel, Elektra tem sido uma das personagens mais intrigantes e complexas do universo dos super-heróis.

    Tekken 8: Confira as principais novidades do novo lançamento da franquia

    Tekken 8. A franquia de luta da Bandai Namco está completando 30 anos e sua nova entrada apenas mostra que não poderia estar em melhor forma.

    Avatar: O Último Mestre do Ar | 17 curiosidades sobre a série sensação do momento na Netflix

    Após alguns dias após sua estreia, Avatar: O Último Mestre do Ar está na lista das Top 10 produções mais assistidas da Netflix em 92 países.