Darkhold: Conheça o Livro dos Condenados

    Criado por Gerry Conway e Mike Ploog, o Darkhold teve sua primeira aparição na HQ Marvel Spotlight #4, em junho de 1972.

    ORIGEM

    A origem mais breve do Livro dos Condenados é que ele foi originalmente os feitiços de Chthon, que faz parte de uma antiga raça de seres poderosos conhecidos como Deuses Anciões e se tornou o primeiro a dominar a Magia do Caos. Assim, se autodenominou o “Deus do Caos”.

    Esses feitiços foram então escritos em pergaminhos indestrutíveis bilhões de anos no passado, mais tarde coletados e unificados no Darkhold por Morgana le Fay e cópias supostamente imperfeitas dos escritos antigos gravados nas paredes de R’llyeh por seres antigos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Chthon: Conheça um dos seres mais poderosos da Marvel

    PODERES DO DARKHOLD

    O artefato tem uma conexão especial com seres que estão relacionados com o próprio livro, a matéria escura, a Dimensão das Trevas e magia negra. Quando Aida (Assistente Digital Artificialmente Inteligente) construiu para si mesma um corpo com o conhecimento do Livro dos Pecados, ela usou matéria escura no processo, que foi sentido pelo Motoqueiro Fantasma; que decidiu exterminar Aida e devolver o Darkhold ao Inferno, onde pertencia.

    A habilidade secundária do livro é corromper a mente do leitor e criar uma perigosa obsessão sobre ele. Uma pessoa que usa o Darkhold por muito tempo pode não querer que outros nem mesmo o toquem.

    OUTROS PROPRIETÁRIOS

    Doutor Destino assume o controle do Livro dos PecadosCom o passar dos tempos o artefato místico passou por mãos de personagens muito poderosos, entre os mais notáveis temos: Agatha Harkness, Doutor Estranho, Doutor Destino, Motoqueiro Fantasma e Wanda Maximoff; além dos já finados Aida, Holden Radcliffe, Joseph Bauer, Lucy BauerThulsa von Doom.

    E também a agência secreta S.H.I.E.L.D. e o grupo terrorista Cães de Guarda.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Doutor Destino assume o controle do Livro dos Pecados

    CURIOSIDADES SOBRE O DARKHOLD

    Por ser um objeto de muitos séculos, o Darkhold ganhou diversos nomes conforme foi passando pelas eras e culturas. Entre os muitos nomes, alguns foram:

    • Os Pergaminhos de Chthon;
    • Reflexão Sombria de Chthon;
    • Livro de Chthon;
    • Livro dos Pecados;
    • A Bíblia da Magia Negra;

    E o mais popular:

    • O Livro dos Condenados.

    APARIÇÕES

    O Darkhold aparece no episódio “Mother of Doom” da série animada The Super Hero Squad Show e também nas séries live action Agents of S.H.I.E.L.D., Runaways e mais recentemente na primeira série da Marvel Studios para a Disney+: WandaVision, fazendo sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel e se tornando uma peça fundamental para a Fase 4 do estúdio.

    O Darkhold apareceu nos episódios finais do seriado WandaVision, do Disney+

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.

    Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics

    O personagem Hércules é uma adaptação do herói grego para a Marvel Comics, saiba tudo sobre o Príncipe do Poder, filho de Zeus!

    Sandman: As melhores HQs para ler antes da série

    Originalmente, as 75 edições da HQ são divididas em 13 arcos. Essas são as histórias fundamentais de Sandman para você ler antes da série!