Darkhold: Conheça o Livro dos Condenados

    Criado por Gerry Conway e Mike Ploog, o Darkhold teve sua primeira aparição na HQ Marvel Spotlight #4, em junho de 1972.

    ORIGEM

    A origem mais breve do Livro dos Condenados é que ele foi originalmente os feitiços de Chthon, que faz parte de uma antiga raça de seres poderosos conhecidos como Deuses Anciões e se tornou o primeiro a dominar a Magia do Caos. Assim, se autodenominou o “Deus do Caos”.

    Esses feitiços foram então escritos em pergaminhos indestrutíveis bilhões de anos no passado, mais tarde coletados e unificados no Darkhold por Morgana le Fay e cópias supostamente imperfeitas dos escritos antigos gravados nas paredes de R’llyeh por seres antigos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Chthon: Conheça um dos seres mais poderosos da Marvel

    PODERES DO DARKHOLD

    O artefato tem uma conexão especial com seres que estão relacionados com o próprio livro, a matéria escura, a Dimensão das Trevas e magia negra. Quando Aida (Assistente Digital Artificialmente Inteligente) construiu para si mesma um corpo com o conhecimento do Livro dos Pecados, ela usou matéria escura no processo, que foi sentido pelo Motoqueiro Fantasma; que decidiu exterminar Aida e devolver o Darkhold ao Inferno, onde pertencia.

    A habilidade secundária do livro é corromper a mente do leitor e criar uma perigosa obsessão sobre ele. Uma pessoa que usa o Darkhold por muito tempo pode não querer que outros nem mesmo o toquem.

    OUTROS PROPRIETÁRIOS

    Doutor Destino assume o controle do Livro dos PecadosCom o passar dos tempos o artefato místico passou por mãos de personagens muito poderosos, entre os mais notáveis temos: Agatha Harkness, Doutor Estranho, Doutor Destino, Motoqueiro Fantasma e Wanda Maximoff; além dos já finados Aida, Holden Radcliffe, Joseph Bauer, Lucy BauerThulsa von Doom.

    E também a agência secreta S.H.I.E.L.D. e o grupo terrorista Cães de Guarda.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Doutor Destino assume o controle do Livro dos Pecados

    CURIOSIDADES SOBRE O DARKHOLD

    Por ser um objeto de muitos séculos, o Darkhold ganhou diversos nomes conforme foi passando pelas eras e culturas. Entre os muitos nomes, alguns foram:

    • Os Pergaminhos de Chthon;
    • Reflexão Sombria de Chthon;
    • Livro de Chthon;
    • Livro dos Pecados;
    • A Bíblia da Magia Negra;

    E o mais popular:

    • O Livro dos Condenados.

    APARIÇÕES

    O Darkhold aparece no episódio “Mother of Doom” da série animada The Super Hero Squad Show e também nas séries live action Agents of S.H.I.E.L.D., Runaways e mais recentemente na primeira série da Marvel Studios para a Disney+: WandaVision, fazendo sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel e se tornando uma peça fundamental para a Fase 4 do estúdio.

    O Darkhold apareceu nos episódios finais do seriado WandaVision, do Disney+

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    85 anos da Marvel: Do sucesso dos quadrinhos à gigante da indústria cinematográfica

    Há 85 anos, a Marvel Comics estreava no mundo das HQs e dos super-heróis. Conheça a história de uma das marcas mais famosas da cultura pop!

    Rhino: Conheça o vilão presente no live-action de Kraven, o Caçador

    Aleksei Sytsevich também conhecido como Rhino tem uma força e durabilidade incríveis e inimigo de longa data do Homem-Aranha e do Hulk.

    Quando Doutor Destino se Torna Herói: A história do Infame Homem de Ferro

    Embora O Infame Homem de Ferro esteja sendo mencionado sobre o retorno de Robert Downey Jr. como Doutor Destino, a trama é inversa. Entenda!

    Guerras Secretas: Conheça o arco que será adaptado pela Marvel

    As Guerras Secretas serão adaptados pela Marvel mas com uma leve mudança. Doutor Destino estará no centro de toda trama e não Kang.