Início FILMES Crítica #52filmsbywomen 2 – Pela Janela (2017, Carolina Leone)

#52filmsbywomen 2 – Pela Janela (2017, Carolina Leone)

381
0

Essa semana no #52filmsbywomen, um filme nacional que acaba de ser lançado nos cinemas. Pela Janela é o longa de estreia de Carolina Leone, que assina roteiro e direção. Na história, Rosália (Magalí Biff) é uma funcionária de 65 anos em uma fábrica, que dedicou sua vida ao emprego. Quando a empresa a demite, nossa protagonista é confortada por seu irmão José (Cacá Amaral) que a leva em uma viagem de carro até Buenos Aires.

Entenda o que é a campanha 52 Films By Women e leia o que achamos do primeiro filme que assistimos: Sua Melhor História.

O primeiro destaque de Pela Janela é o elenco. Biff e Amaral trabalham de forma natural e se envolvem em seus personagens com muita propriedade. Ambos, Rosália e José são personagens realistas e envolventes. Os diálogos e momentos de silêncio são igualmente importantes para estabelecer a relação entre eles e a maneira como ela é central na trajetória de Rosália. Em seu primeiro trabalho na direção, Caroline Leone demonstra um conhecimento narrativo, que utiliza os espaços e os sons para construir o enredo, raramente visto. Existe uma cena belíssima nas Cataratas do Iguaçu, em que é possível sentir junto com Rosália todos os sentimentos e transformações da personagem, sem que uma palavra seja dita.

Resultado de imagem para filme+Pela Janela

Pela Janela é um belo trabalho contemplativo, que discute de maneira sutil a solidão de uma mulher mais velha de forma intimista. A tristeza de Rosália ao ver que sua rotina e seu trabalho não recebem o valor merecido é muito próxima de todo ser humano, assim como sua trajetória de auto-conhecimento e aceitação, buscando abraçar o novo e compreender a vida como o que se é e como se vive. Uma excelente alternativa para quem busca mais cinema nacional, autoral e fora dos grandes circuitos.

Confira o trailer:

Pela Janela chegou aos principais cinemas nacionais nesta última quinta-feira, dia 18.

E aí, vamos participar da campanha? Tem ideia de algum filme nos indicar? Deixe-nos seu comentário e lembre-se de compartilhar esse post com seus amigos.