Início FILMES Crítica #52filmsbywomen 34 – O Animal Cordial (2018, Gabriela Amaral Almeida)

#52filmsbywomen 34 – O Animal Cordial (2018, Gabriela Amaral Almeida)

O Animal Cordial é o primeiro longa metragem dirigido por Gabriela Amaral Almeida. No elenco temos Murilo Benício, Luciana Paes, Camila Morgado, Irandhir Santos e Humberto Carrão.

A trama de Animal Cordial se passa toda em uma noite, no restaurante de Inácio (Murilo Benício), após alguns clientes fora de hora, e algumas discussões com seus funcionários, um evento inesperado une todos, clientes, patrão e funcionários em uma situação perigosa. A direção de Gabriela consegue aqui alguns feitos difíceis. Todas as ações se desenrolam dentro dos espaços do restaurante, mantendo assim um clima tenso e claustrofóbico, potencializado pela trilha sonora que no início parece óbvia, mas se encaixa bem e oferece estrutura e ritmo ao longa. O trabalho de câmera é muito bem feito, com o uso de close ups em expressões e enquadramentos que permitem que múltiplas ações aconteçam ao fundo, sem foco, mas que sejam intensamente sentidas. Outro grande triunfo de O Animal Cordial é o trabalho do elenco. O destaque vai para a brilhante Luciana Paes – que desponta como uma queridinha da diretora, estando em seu segundo longa, A Sombra do Pai – que transita de forma intensa entre tensão, desejo, mistério e uma inocência quase infantil que desperta empatia pela personagem, apesar de suas atitudes.

O Animal Cordial

Gabriela Amaral de Almeida desponta como um talento no cinema de horror e suspense brasileiro, um gênero tão negligenciado e subjugado. Seu trabalho ainda demonstra algumas inseguranças, mas O Animal Cordial, em especial em sua segunda metade, é um filme envolvente e declaradamente feminino.

O Animal Cordial é um lançamento do ano que merece receber mais atenção, assim como a carreira de Gabriela Amaral de Almeida, que pode ainda fazer maravilhas pelo cinema de gênero do país.

Confira abaixo o trailer:

O que achou da nossa 34ª indicação da campanha 52 Films By Women? Se você curtiu, confira as demais indicações e lembre-se de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais!