Início FILMES Crítica #52filmsbywomen 35 – Quem é JonBenet (2017, Kitty Green)

#52filmsbywomen 35 – Quem é JonBenet (2017, Kitty Green)

133
0
Quem é JonBenet

Quem é JonBenet é um documentário de 2017 dirigido por Kitty Green. O filme conta a história da morte da jovem JonBenet, uma menina de 6 anos que após uma suspeita de sequestro, foi encontrada morta em sua casa.

A trágica história de JonBenet é contada aqui de uma maneira peculiar, através de entrevistas com atores locais que realizam testes para uma dramatização da história. Assim, os momentos de atuação envolvendo os acontecimentos são interpelados pelas entrevistas com os locais sobre a repercussão e detalhes do caso. Nenhum envolvido direto é entrevistado, e toda a ambientação é whimsical, diferente de documentários com temáticas similares.

A história real que motiva o filme é surreal, envolvendo inúmeras versões e personagens, como os pais da criança, seu irmão poucos anos mais velho e até um predador sexual. JonBenet era uma participante ativa de concursos de beleza infantis, com uma carreira promissora. Sua mãe havia participado de concursos também na juventude, e motivava Jon. O mistério das circunstâncias de sua morte até hoje impactam os moradores da cidade de Bolder, no Colorado.

Tecnicamente, Quem é JonBenet apresenta uma fotografia impecável, em especial nas transições entre as entrevistas e as dramatizações, que ocorrem de forma orgânica. Porém no aspecto narrativo, temos algumas derrapadas. A decisão de utilizar atores fazendo testes para a dramatização oferece momentos em que é fácil entender as dificuldades do caso e as inúmeras versões. Porém, o filme claramente explora o caso e a morte da criança sem muito objetivo final, exaltando sua inocência ao mesmo tempo em que se conforma com a inexistência de verdades definitiva sobre o caso. Não existem relatos técnicos ou muitos fatos, é um filme sobre memórias e principalmente, sobre fofoca.

Quem é JonBenet apresenta alguns momentos visualmente brilhantes, mas parece fútil ao não apresentar qualquer objetivo aparente para tamanha exploração de JonBenet. De certa forma, o filme se assemelha aos concursos de beleza nos quais a garota era tão exaltada.

Confira abaixo o trailer oficial (sem legenda):

Quem é JonBenet está disponível na Netflix.

E aí, o que achou da indicação de hoje? Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos e lembre-se de conferir as indicações anteriores da nossa campanha 52 Films By Women.