Início FILMES Crítica CRÍTICA – Artista do Desastre (2017, James Franco)

CRÍTICA – Artista do Desastre (2017, James Franco)

243
0

Artista do Desastre é dirigido e estrelado por James Franco. Baseado no livro homônimo, escrito pro Greg Sistero, que conta a história da produção do famigerado The Room; a adaptação cinematográfica tem no elenco Dave Franco e Seth Rogen, além de participações curtas de diversas estrelas do cinema.

O filme The Room ficou conhecido como ‘o pior filme do mundo’ e se tornou um clássico cult, sendo exibido em grandes cidades nos Estados Unidos e Europa em sessões especiais. Grande parte do charme que a obra possui é elencado na personalidade misteriosa e exótica de seu criador, Tommy Wiseau, que escreveu, dirigiu e atuou em The Room e acreditava que o filme seria sua grande chance em Hollywood, o que o fez motivo de piada por muitos anos. Artista do Desastre percorre bem essa trajetória, mas toma decisões que comprometem sua capacidade.

James Franco demonstra domínio do personagem, mas não tem criatividade ou disciplina na direção. Sua interpretação de Wiseau é sólida, desde os movimentos até a fala. Porém, apenas esse aspecto de The Room é explorado, e o longa perde muitas oportunidades ao não mencionar a dublagem grotesca, e o processo de edição e continuidade. Também se apressa em mostrar como o filme foi percebido no futuro como um amado filme cult, enfraquecendo sua tragetória de ostracismo. Ao invés de explorar todos esses aspectos, o filme se foca completamente na personalidade de Tommy e na interpretação de Franco.

Em sua defesa, Artista do Desastre não se acovarda em mostrar como era tóxica a relação de Tommy com sua equipe e seu amigo Greg (Dave Franco). O humor também está presente, o longa aproveita muito bem seu elenco cômico e os acontecimentos bizarros do set para criar excelentes momentos de comédia.

Em resumo, Artista do Desastre é uma boa comédia, com uma excelente interpretação de James Franco e elenco. Porém, decepciona ao não explorar todas as possibilidades de seu material de origem.

Avaliação: Razoável

Artista do Desastre foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado e chega hoje aos cinemas brasileiros. Confira abaixo o trailer:

E você, gosta dos filmes do James Franco? Deixe seu comentário e lembre-se de nos acompanhar nas principais redes sociais:

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest

Comentários