CRÍTICA – Desvirtude (2021, Gautier Lee)

    Desvirtude é o curta-metragem dirigido pela brasileira Gautier Lee, que foi ganhador de vários prêmios no Festival de Gramado. O curta é inspirado na música “En Tu Mora” de Baco Exu do Blues.

    O curta encontra-se disponível no MUBI.

    SINOPSE

    Kenia, uma menina negra estudante de Jornalismo é agredida durante uma atividade na universidade e tem de lidar com repercussões e retaliações de seu caso.

    ANÁLISE

    Desvirtude é um curta-metragem que traz em sua mensagem o combate ao racismo nas universidades brasileiras. De forma sucinta, o enredo constrói uma mensagem impactante e necessária de como é estar na pele de uma jovem preta sendo vítima de racismo diariamente por seus professores.

    A forma que o curta transmite essa mensagem é poderosa e única, servindo também de alerta para os jovens que sentem na pele o racismo; que infelizmente ainda está enraizado em nossa sociedade.

    Além disso, o curta faz diversos easter egg a livros, HQs e música relacionadas à cultura negra. Esses detalhes são imprescindíveis para que o espectador possa ir em busca dessas obras para conhecer mais a fundo a extrema importância da cultura negra.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | 10 filmes marcantes sobre o racismo

    Em relação ao aspecto técnico, a produção tem uma excelente fotografia e conta com uma ótima trilha sonora. No entanto, o elenco, por serem iniciantes ainda não apresentam uma atuação tão natural e acabam sendo “mecânicos” em alguns momentos. Creio que com um pouco mais de tempo de preparação da equipe esse problema poderia ter sido resolvido.

    É perceptível que esse curta é só a ponta do iceberg de uma carreira notável que está por vir para a Gautier Lee que faz um trabalho impecável e mostra que a luta contra o racismo deve ser realizada diariamente.

    VEREDITO

    Desvirtude, é um ótimo trabalho que coloca Gautier Lee no radar para ficarmos de olho, pois a diretora terá uma carreira muito promissora no cinema brasileiro.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Cinema Nacional: 25 filmes para você assistir e parar de criticar

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!