Início FILMES Crítica CRÍTICA – Truth to Power (2021, Garin Hovannisian)

CRÍTICA – Truth to Power (2021, Garin Hovannisian)

Truth to Power conta a história de Serj Tankian, vocalista do System of a Down, e de como o artista usa a música para promover justiça social

O músico e ativista armênio-estadunidense Serj Tankian, vocalista do System of a Down (SOAD), mostra ao mundo toda sua genialidade artística e sua história de ativismo através da música em seu novo documentário Truth to Power.

Dirigido e roteirizado por Garin Hovannisian (I Am Not Alone), Truth to Power narra a trajetória político-artística de Serj Tankian desde os anos 1990, antes mesmo da criação do System of a Down, até 2019, quando foi um dos expoentes da Revolução de Veludo, mobilização popular pacífica que destituiu o então governo autocrático e corrupto da Armênia.

SINOPSE

Milhões lotam estádios em todo o mundo ao som de Serj Tankian, vocalista vencedor do Grammy pelo System of a Down.

Com entrevistas exclusivas, aventuras e filmagens originais feitas pessoalmente por Serj, Truth to Power permite ao público acessar os bastidores de uma estrela do rock internacional cuja fé na música não só revolucionou o heavy metal, mas também eventos mundiais.

Ao longo de sua vida, o músico buscou justiça social, aproveitando o poder de suas canções e de ser uma celebridade para promover uma mudança política real. Os governos o odeiam. As pessoas o amam.

Saiba onde assistir a Truth to Power e mais detalhes do documentário no fim deste artigo.

ANÁLISE

Truth to Power inicia com a pergunta que conduz toda a narrativa, e que está presente na divulgação oficial do documentário: A música pode mudar o mundo? Tankian, então, respira fundo e contempla a câmera em silêncio por alguns segundos.

A produção é rica e funciona para todos os públicos. Entretanto, é importante destacar que sim, esse é um documentário político. Eu digo isso porque em 2020 muitas pessoas se revoltaram ao perceberem que o System of a Down fala sobre política.

Não tem problema se você gosta apenas das músicas do SOAD e da carreira solo de Serj Tankian, sem apreciar as visões políticas que as pautam. Se esse é o seu caso, talvez você não vá gostar de Truth to Power. Apesar disso, recomendo que assista, pois Serj faz uma analogia interessante sobre esse comportamento.

O fato é que o documentário possui registros inéditos de músicas, vídeos, poesias e pinturas de diversas etapas da vida de Serj. Desde sua primeira banda, Forever Young, passando por Soil (banda com Serj Tankian e Daron Malakian, guitarrista do SOAD), System of a Down, álbuns solo de Tankian, o musical Prometheus Bound, sinfonias e trilhas sonoras originais para filmes.

Tudo isso está contemplado e é um verdadeiro presente para os fãs de SOAD e Serj. Para completar, os registros antigos foram remasterizados.

Truth to Power: a mensagem revolucionária de Serj Tankian, vocalista do System of a Down
Serj Tankian em videoclipe gravado para sua primeira banda, Forever Young. Frame compartilhado pelo artista durante a produção do documentário, antes do material ser remasterizado. Créditos: @serjtankian

Além disso, o vocalista relata diversas experiências pessoais em sua jornada. Muitas de alegria e redenção, mas algumas tensas que, conforme destaca, o amadureceram como artista.

Esses relatos são muito interessantes, pois há situações que poucos fãs no mundo conheciam até então.

Uma das histórias contadas por Serj comprova que ele é um ser humano muito fiel às causas que defende. Acredito que você vai ouvir o relato dele sobre reuniões com um CEO de uma famosa gravadora e perceber que, em um mundo repleto de celebridades que fingem se importar com diferentes causas, Serj Tankian certamente não faz parte desse grupo de hipocrisia.

Truth to Power: The revolutionary message of System of a Down's Serj Tankian
Créditos: Reprodução Truth to Power / Oscilloscope Laboratories

Com 1h19min de duração, o documentário é objetivo e apresenta muito bem a carreira político-artística de Serj Tankian também para quem não o conhece a fundo.

Amantes das mais variadas expressões artísticas – em especial do rock’n’roll e de gêneros similares – bem como entusiastas de assuntos políticos também ficarão satisfeitos por conhecer a história de um dos artistas mais polivalentes da atualidade.

As entrevistas de Truth to Power

Embora as pessoas entrevistadas sejam incríveis e tenham muito a dizer sobre Serj, a objetividade de Hovannisian também prevaleceu. O uso das entrevistas é pontual para complementar o que Tankian está dizendo, ou a contextualização histórica que é mostrada.

O ótimo cast de entrevistados inclui:

  • Shavo Odadjian e John Dolmayan (baixista e baterista do SOAD, respectivamente);
  • Tom Morello (Rage Against The Machine e parceiro de Serj no Axis of Justice);
  • Rick Rubin (lendário produtor musical parceiro do SOAD desde o primeiro álbum);
  • David “Beno” Benveniste (CEO da Velvet Hammer e manager da banda).

Há mais pessoas entrevistadas, mas Daron Malakian não é uma delas.

Isso me causou estranheza durante a divulgação, pois quem acompanha o System sabe que algumas divergências entre ele e Serj se tornaram públicas por meio de entrevistas de ambos nos últimos anos.

Mas não se preocupe: Daron aparece à sua maneira, inclusive em um emocionante momento antes do histórico show da banda na Armênia em 2015. Ele apenas não se sentiu confortável para conceder entrevistas, eu acredito.

VEREDITO

Afinal, a música pode mudar o mundo?

O trabalho de Hovannisian é proposital e bem executado. Fato é que a narrativa responde a pergunta. Cabe a Serj apenas dar seu toque de mestre ao respondê-la no começo do último ato, pois seu legado artístico e político não deixa dúvidas.

Truth to Power é um documentário objetivo e bem contextualizado. O ótimo trabalho de mesclar imagens gravadas pelo próprio artista com registros recuperados de fitas cassete e VHS engrandece a produção, encanta os fãs de Serj Tankian e proporciona uma experiência emocionante e enriquecedora.

Nossa nota

5,0 / 5,0

ONDE ASSISTIR A TRUTH TO POWER

Truth to Power será lançado globalmente por aluguel digital no dia 19 de fevereiro de 2021.

O primeiro documentário da carreira de Serj Tankian é um lançamento da Oscilloscope Laboratories produzido pela Live Nation em parceria com Serjical Strike Entertainment e Avalanche Entertainment.

Truth to Power está disponível para aluguel em seu site oficial: www.truthtopowerfilm.com

Você pode acessar diretamente a página para comprar Truth to Power clicando aqui. A produção estará disponível em inglês com as seguintes opções de legendas: português, alemão, armênio, espanhol, francês, japonês e russo.

O documentário de Serj Tankian também será exibido no Brasil em parceria com a loja Disconcert Record Shop, em São Paulo.

Endereço: Rua Vanderlei, 398 – Perdizes, São Paulo
Contatos: (11) 3871-2544,
página da Disconcert no Facebook e Instagram @disconcert_records.

Assista ao trailer:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

 

Artigo anteriorCRÍTICA – Nórdicos: Mitos e Sagas (2020, Pandorga)
Próximo artigoCRÍTICA – Cena do Crime: Mistério e Morte no Hotel Cecil (2021, Netflix)
Jornalista pós-graduado em Jornalismo Digital, fã de Mr. Robot, Pokémon e com uma menção honrosa a 24 Horas, o seriado que me fez entrar no mundo de séries e filmes.