Início FILMES Filmes clássicos da Fox estão sendo retirados dos cinemas

Filmes clássicos da Fox estão sendo retirados dos cinemas

86
0
Filmes clássicos da Fox estão sendo retirados dos cinemas

De acordo com a Vulture, vários proprietários de pequenos cinemas – que exibem filmes clássicos – e festivais estão tendo direitos de exibição de determinados filmes da Fox recusados pela Disney.

Títulos como A Profecia, A Mosca, Moulin Rouge e vários filmes da franquia Alien agora estão cada vez mais difíceis de exibir, com a Disney negando pedidos de estabelecimentos que anteriormente haviam exibido os filmes sem problemas.

Enquanto o estúdio do Mickey ainda não fez uma declaração pública sobre o assunto, a Vulture cita um distribuidor que afirma que exibições de filmes antigos da Fox ainda seriam permitidas em cinemas sem fins lucrativos como o Film Forum em Nova Iorque e o Old Town Music Hall.

O que é ainda mais preocupante é que a nova lei para filmes da Fox não parece ser aplicada de maneira consistente, com diferentes distribuidores descobrindo que tiveram o direito de exibir determinados filmes revogados por diferentes razões, sem explicações – mesmo se eles se encaixassem nos “critérios” impostos pela Disney.



Em Agosto, Rachel Fox, programadora sênior do Rio Theatre perto de Vancouver, tentou reservar o Alien original para apresentar junto ao próximo documentário sobre o longa, Memory: The Origins of Alien. A Disney informou que o título não estava disponível, apesar de Alien ter sido exibido nos cinemas de toda a América do Norte ao longo de 2019 durante o 40º aniversário do filme.

A restrição do catálogo da Fox começou silenciosamente e com poucas explicações, o que pode ser devastador para os cinemas independentes, que dependem cada vez mais da exibição de filmes antigos para permanecerem abertos.

Ainda de acordo com o site, até o ano passado, o catálogo de filmes antigos da Fox estava disponível para exibição em praticamente qualquer teatro ou expositor disposto a pagar uma taxa de licenciamento. Mas, desde que a Disney concluiu sua fusão com a 20th Century Fox, adquirindo a substancial biblioteca de filmes do estúdio no processo, eles cancelaram exibições previamente acordadas, bem como negaram diretamente pedidos de novas reservas – sem justificativa.

Esse é um procedimento operacional padrão para a Disney. Os filmes mais antigos do estúdio – principalmente filmes de animação tradicionais de fantasia e de ação e sucesso de bilheteria, geralmente não estão disponíveis para todos os tipos de cinemas. Assim, depois de um tempo, eles podem lançar um número limitado de cópias de mídia física dos longas (DVD ou Blu-ray).

A teoria mais comum para essa estratégia é que a empresa está tentando dar aos consumidores mais um motivo para assinar seu novo serviço de streaming, o Disney+. Recentemente, a empresa divulgou uma lista dos filmes e programas que estarão disponíveis para transmissão no novo serviço e, previsivelmente, inclui muitos filmes antigos da Disney, bem como alguns títulos da Fox.

Não está claro ainda se o restante do catálogo da Fox – aquele que não se encaixa na faixa etária 13 anos – irá para o serviço de streaming Hulu.

Comentários