Noites Sombrias #121 | 5 filmes com o tema possessão

    Filmes com o tema sobrenatural tem a peculiaridade de trazerem o espectador para o campo dos medos mais inconscientes, do desconhecido e do oculto que existe em todas as religiões. Neste quesito, diversas figuras são abordadas: desde espíritos até criaturas que assustam só de imagina-las. Mas existe a figura que assusta ainda mais devido o cerne de seu medo estar ligado ao conceito abstrato da religião, algo que por mais que não se acredite profundamente costuma-se não duvidar se é verdade ou não: a possessão.

    Em cada religião existe uma forma diferente de possessão; de acordo com o seu dogma e como não se tornar vulnerável para que energias malignas ou espíritos possessores acabem dominando sua vontade. Nas mídias cinematográficas é um tema que já foi abordado diversas vezes, buscando abordagens diferentes e estéticas diversas para um bom filme possessão.

    A mais clássica e utilizada no cinema é a possessão demoníaca que baseia-se nos conceitos demonológicos de religiões de base cristã e, para que se afaste a vítima do espirito possessor, é necessário a realização de um ritual de exorcismo da Igreja Católica que já foi retratado no cinema em diversos clássicos.

    Madre Joana dos Anjos (1961)

    Possessão

    O filme é dirigido por Jerzy Kawalerowicz e estrelado por Lucyna Winnicka e Mieczyslaw Voit; o longa foi vencedor do Prêmio de Juri do Festival de Cannes.

    A história é situada no século XVII sobre um convento que recebe a visita de um padre de alto escalão que tenta exorcizar um grupo de freiras incluindo a sua madre superiora.

    Importante sempre citar este filme não só pelo trabalho artístico da produção que traz questões muito amplas em torno de repressão religiosa, mas também como os espíritos possessores são retratados como figuras capazes de induzir as pessoas a terem atitudes e comportamentos ruins.

    Madre Joana dos Anjos é considerado o primeiro filme que trouxe o tema possessão para as telas e uma década após a sua exibição recebeu uma releitura, com o título: Os Demônios.

    Stigmata (1999) – Disponível no Prime Video

    Possessão

    Protagonizado por Patricia Arquete e Gabriel Byrne, o elenco conta também com Ann Cusack e Nia Long; o filme é dirigido por Rupert Wainwright.

    A história é sobre Frankie (Patricia Arquette) uma mulher que não tem crença religiosa e passa a sofrer com os estigmas, ferimentos que aparecem no corpo nos mesmos locais sofridos por Jesus Cristo. Assim o caso é entregue ao padre Kiernan (Gabriel Byrne) que durante a sua investigação encontra uma realidade completamente além do que esperava e foi treinado para isso.

    O filme tem a curiosidade de dialogar diretamente com a religião católica, seus dogmas, ensinamentos e os mistérios em torno deste fenômeno e, no período de seu lançamento, no final do século existia o medo do fim do mundo com a chegada dos anos 2000 e obviamente a indústria cinematográfica produziu diversos filmes voltados aos aspectos religiosos.

    Stigmata é um filme de terror excelente, que aposta nos efeitos práticos e conta com um elenco muito qualificado para atingir a profundidade de um tema tão delicado. Mesmo abordando a religião de base cristã, o longa contém cenas que chamam atenção e que garantem alguns bons sustos.

    Disponível em: Apple TV e Prime Vídeo.

    Invocação do Mal (2013) – Disponível na HBO Max

    Possessão

    É o mais recente grande filme do subgênero possessão estrelado por Vera Farmiga e Patrick Wilson como o casal Lorrayne e Ed Warren; o longa é dirigido por James Wan que deu origem a uma trilogia e diversos spin-offs que formam um universo de filmes de terror.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Invocação do Mal: Confira a ordem cronológica do Invocaverso

    A história é baseada em um dos casos do casal que enfrentou uma presença maligna que aterrorizou uma família durante o inicio da década de 70 em uma casa no interior de Rhode Island.

    O fato de basear-se em uma história real já é um elemento assustador e todo o trabalho realizado pela produção com cenas que gradativamente vão tornando os eventos na casa mais perigosos até o ápice do exorcismo é o que torna este filme e muitos deste universo imperdíveis.

    Disponível em: Apple TV, Google Play Filmes, HBO Max e You Tube.

    Livrai-nos do Mal (2014) – Disponível na Netflix

    Estrelado por Eric Bana e Édgar Ramirez, o filme Livrai-nos do Mal foi dirigido por Scott Derrickson e lançado em setembro de 2014 para os cinemas e traz um aspecto diferente dos filmes de terror convencionais.

    A história é sobre o policial Ralph Sarchie que se depara com dois casos perturbadores em uma semana e a partir disto começa a investigar as pessoas responsáveis descobrindo uma verdade assustadora com a ajuda de um padre especializado em demonologia.

    O que torna essa indicação diferente baseia-se na combinação do gênero terror com um filme investigativo, mas não afasta-se de elementos que são comuns em produções deste gênero como a dicotomia entre a crença e o ceticismo.

    Disponível em: Apple TV, Netlix, Prime Video e YouTube.

    O Exorcista (1973) – Disponível em HBO Max e Prime Vídeo

    Possessão

    Indispensável em qualquer lista de filmes de terror em geral principalmente em algo tão específico como possessão o filme é dirigido por William Friedkin e chegou aos cinemas em 26 de dezembro de 1973 inspirado no livro escrito por William Peter Blaty.

    A história é sobre Chris MacNeil, uma atriz de cinema que vê sua vida virar um inferno ao descobrir que sua única filha começa a exibir comportamentos estranhos e aos poucos, a mulher percebe que muito ruim esta acontecendo destruindo a vida de Regan.

    Até os dias atuais é um dos filmes mais assustadores do tema com cenas inesquecíveis e referenciadas em diversos momentos ao longo das décadas com interpretações marcantes de Ellen Burstyn, Max Von Sydow, Jason Miller Mercedes McCambridge que interpretou a voz da entidade demoníaca.

    O Exorcista teve diversas sequências ao longo das décadas e um seriado com duas temporadas, mas não obteve o mesmo impacto e abrangência de seu primeiro capitulo que terá uma nova sequência/remake com o título O Exorcista – O Devoto.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    5 novos jogos de Nintendo Switch para toda a família explorar

    O Nintendo Switch dá as boas-vindas à primavera com seleção incrível de jogos casuais no portátil da Big N. Confira a lista!

    TBT #272 | ‘O Exterminador do Futuro’ é terror desesperador e ação absoluta

    'O Exterminador do Futuro' foi criado como um temor em relação ao futuro. E se as máquinas dizimassem a humanidade e colocasse nossa única...

    TBT #271 | ‘Dupla Explosiva’ já é clássico de ação com explosões e comédia exagerada

    Dupla Explosiva é clássico de ação repleto de absurdo e estrelas do cinema. Nele, acompanhamos Michael Bryce e Darius Kincaid.

    Duna: Parte Dois consegue a maior estreia desde Barbie, e já se consagra como um dos grandes sucessos de 2024

    Apesar de estarmos no terceiro mês do ano, Duna: Parte Dois conseguiu, em quatro dias desde a sua estreia, tornar-se a maior bilheteria de 2024.