Início FILMES Artigo Noites Sombrias # 28 | Invocação do Mal: Confira a ordem cronológica...

Noites Sombrias # 28 | Invocação do Mal: Confira a ordem cronológica do Invocaverso

Em 2013, James Wan trouxe para o universo do terror o primeiro filme de uma das sagas mais queridas do gênero. Invocação do Mal, longa de sucesso que somou mais de US$ 319 milhões nas bilheterias mundial, levou o diretor a expandir esse universo do terror e criar sequências envolvendo as histórias reais do casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren que já conta com oito filmes, entre três longas da franquia principal e cinco spin-offs. 

Os filmes apresentam uma dramatização de casos reais baseados na vida dos investigadores paranormais e autores associados a casos proeminentes, mas controversos, de assombração. A série principal segue suas tentativas de ajudar pessoas que se encontram assombradas ou mesmo possuídas por espíritos demoníacos, enquanto os filmes derivados focalizam as origens de algumas das entidades que os Warren encontraram.

A FREIRA (2018) – 1952 

Invocação do Mal

A Freira não teve sequência e é considerado um spin-off de Invocação do Mal. É o primeiro filme da franquia pela ordem cronológica que se passa em 1952 foi onde tudo começou quando uma jovem freira de uma abadia reclusa da Romênia tira a própria vida. Um padre com um passado assombrado e uma noviça prestes a fazer seus votos finais são enviados pelo Vaticano para investigar o caso. Juntos descobrem os segredos profanos, arriscando suas vidas, sua fé e suas próprias almas.

Na cena que encerra A Freira, a trama dá um salto para o ano 1971, onde vemos que o personagem Frenchie (Jonas Bloquet) é Maurice Theriault, homem exorcizado pelo casal Warren em Invocação Do Mal.

ANABELLE 2 –  A CRIAÇÃO DO MAL (2017) – 1955

O filme se passa três anos após A Freira e é ambientado no sul da Califórnia. O longa mostra um casal que perdeu sua filha e tenta lidar com isso dia após dia. Com a chegada de algumas garotas órfãs e a freira que cuida das meninas, algumas coisas estranhas começam a acontecer na casa. É quando uma das garotinhas, chamada Janice (Talitha Bateman), descobre entre as paredes da casa, uma boneca.

Embora a história principal em Annabelle: Creation ocorra em 1955 e vá até 1967, o filme em si inclui sequências de flashback de 1943. 

ANABELLE (2014) – 1967

Aqui já vemos a história andar um pouco mais, mostrando como Annabelle se tornou um elemento tão importante na história dos Warren. Além disso, o casal de demonólogos é inserido de forma sutil e suas menções abrem espaço para que as histórias se conectem cada vez mais. 

Em Anabelle, John (Ward Horton) encontrou o presente perfeito para sua futura esposa, Mia (Annabelle Wallis): uma rara boneca antiga com um lindo vestido. Mia fica bastante contente com seu presente, porém, sua animação não duraria muito tempo. Certa noite, sua casa é invadida por membros de uma seita satânica que, buscando completar um ritual, atacam violentamente o casal. Após derramarem sangue, os cultistas são detidos. O que o casal não contava é que, mesmo depois de um tempo, as consequências dessa invasão continuariam a aterrorizar suas vidas, principalmente quando ocorrências sobrenaturais, envolvendo a boneca, passam a permear a vida de Mia.

INVOCAÇÃO DO MAL (2013) – 1971

Invocação do Mal

Abrindo os trabalhos com o carro-chefe da franquia, o longa nos apresenta a história da família Perron: Carolyn (Lili Taylor), Roger (Ron Livingston) e suas cinco filhas, que compram uma casa e se mudam por conta do trabalho do patriarca. É quando acontecimentos estranhos se iniciam e faz com que Carolyn busque ajuda. 

É neste filme que vemos elementos de outros longas, conectando tudo e fazendo ligação para que o universo fique mais fechado e simples de entender.

A MALDIÇÃO DA CHORONA (2019) – 1973

Em Los Angeles, no ano de 1973, uma assistente social cria seus dois filhos sozinha depois de se tornar viúva. Ela começa a ver semelhanças entre um caso que está investigando e a entidade sobrenatural chamada de Chorona. A lenda conta que, em vida, Chorona afogou seus filhos após um ataque de ciúmes e depois se jogou no rio, se debulhando em lágrimas. Agora ela chora eternamente, indo atrás e capturando outras crianças para substituir seus filhos.

O longa não tem uma ligação direta com os outros filmes, no entanto A Maldição Da Chorona traz o Padre Perez (Tony Amendola) – o mesmo de Annabelle – para ajudar Anna nos fatos sobrenaturais que acontecem.

ANABELLE 3 – DE VOLTA PARA CASA (2019) – 1974

Em Annabelle 3, um ano depois de decidirem trazer a boneca para que o mal dentro dela não atinja mais ninguém, a própria filha do casal Warren se torna um alvo fácil para o brinquedo amaldiçoado. A história toda começa após os pais da pequena Judy (Mckenna Grace) se ausentarem e deixarem a filha os cuidados da babá, Mary Ellen (Madison Iseman).

A ligação do longa se inicia exatamente ao início de Invocação Do Mal, quando o casal vai até à casa de Debbie (Kenzie Caplan), uma enfermeira que os chama para recolher a boneca. No final de Annabelle, a boneca desaparece e anos mais tarde é encontrada em uma loja de brinquedos. É lá que a mãe de Debbie compra Annabelle para presentear a filha.

INVOCAÇÃO DO MAL 2 (2016) – 1977

Invocação do Mal

 

Na sequência de Invocação do Mal, nós continuamos a seguir Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga). Agora o casal precisa viajar até a cidade de Enfield na Inglaterra, para ajudar uma mãe com seus três filhos após uma brincadeira com o tabuleiro ouija.

É nesse filme que vemos a freira demoníaca Valak (Bonnie Aarons) pela primeira vez.

INVOCAÇÃO DO MAL 3 (2021) – 1981

Invocação do Mal 3

Infelizmente, Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio não traz nenhuma ligação direta aos filmes anteriores da franquia. No entanto, em uma das cenas Ed Warren cita a boneca Annabelle em uma conversa.

A trama traz Ed e Lorraine Warren tentando salvar a alma de um garotinho e, posteriormente, auxiliando a lei em um processo judicial de um jovem acusado de assassinato que alegou possessão demoníaca como defesa diante do júri.

Curte nosso trabalho? Que tal nos apoiar?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais de nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorHades: Veja a melhor build para cada arma do game
Próximo artigoCRÍTICA – Justiça em Família (2021, Brian Mendoza)
Carioca, estudante de Design de Interiores, fã de séries, filmes e principalmente de Como Treinar o Seu Dragão <3