Início FILMES Artigo Sexta-Feira 13: Conheça 13 curiosidades sobre a franquia

Sexta-Feira 13: Conheça 13 curiosidades sobre a franquia

Ele sempre volta. Não só na sua própria franquia mas também em nossos conteúdos. E claro, nada melhor que relembrar os filmes de Jason Voorhees em plena sexta-feira 13. Apesar de não serem longas aclamados pela crítica – pelo contrário, na verdade, a franquia de terror conquistou diversos fãs ao longo dos anos.

A franquia Sexta-Feira 13 abraça o gênero slasher do terror, no qual um assassino em série comete diversas atrocidades com pessoas aleatórias. Com muito sangue e baixo orçamento, a franquia alcançou popularidade, e conseguiu lançar até agora um total de 12 filmes do “Jasonverso”.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Da decadência à inovação: Por onde andam os filmes de slasher?

Veja as 10 curiosidades sobre a adorada franquia pelos fãs do gênero:

O ROSTO DE JASON

Durante a pré-produção, a ideia inicial era que Jason Voorhees fosse um menino fisicamente comum. Mas quando o maquiador Tom Savini se envolveu com a história dos personagens, ele achou que Jason poderia ter uma aparência deformada. E com essa ideia, nas primeiras exibições do filme, Savini entrava nas salas de cinema só para ver a reação do público no momento em que o protagonista aparece deformado, sem a sua máscara. Assim, Tom Savini criou e presenciou um dos fatores de sucesso da franquia.

DIVERSOS ACAMPAMENTOS TIVERAM PREJUÍZOS

Sexta-feira 13

No ano de lançamento do primeiro filme Sexta-Feira 13, no início dos anos 1980, a procura por acampamentos de férias nos Estados Unidos diminuiu em 69%. O homem atrás da máscara de hóquei entrou na mente dos jovens e deu prejuízo para muitos proprietários nas férias de verão.

SUCESSO DE FATURAMENTO

Sexta-feira 13

O primeiro filme da franquia Sexta-Feira 13 custou cerca de US$ 550.000, mas depois do lançamento a bilheteira chegou perto dos US$ 465 milhões. Se tornando um verdadeiro sucesso da história do terror.

INSPIRAÇÕES

Sexta-feira 13

O diretor Sean S. Cunningham já tinha uma associação com o terror por ter produzido Aniversário Macabro (1972) do seu amigo Wes Craven. O filme fez sucesso, mas era muito forte e, claro, foi execrado pela crítica. Em busca de respeitabilidade, Cunningham passou anos fazendo projetos fracassados, alguns voltados até para o público infantil.

Foi aí que veio Halloween: A Noite do Terror (1978), de John Carpenter, e Sean S. Cunningham enfim decidiu voltar ao terror seguindo a linha do slasher. Reuniu todo o dinheiro que tinha, pegou o roteiro escrito pelo amigo Victor Miller e começou a sua produção com um diferencial: a parceria com o gênio criador de efeitos de maquiagem Tom Savini.

RECORDISTA EM NÚMERO DE VÍTIMAS

Sexta-feira 13

Jason tem um currículo imbatível no número de vítimas. Desde a última contagem do portal Rotten Tomatoes, o slasher mais famoso dos cinemas tinha matado 146 pessoas; das maneiras mais cruéis possíveis.

FRAMBOESA DE OURO

Como já foi comentado, desde o seu lançamento a franquia dificilmente tem uma boa recepção da crítica, e com o primeiro longa não foi diferente. O filme recebeu duas indicações ao Framboesa de Ouro, um evento que tem o intuito de premiar os piores do ano. A sua estreia chegou a receber duas indicações, nas categorias de Pior Filme e Pior Atriz Coadjuvante para Betsy Palmer.

CRYSTAL LAKE EXISTE

Sexta-feira 13

O acampamento Crystal Lake que para muitos é apenas fictício existe na vida real e fica em Hardwick, em Nova Jersey. O local, na verdade, se chama Camp No-Be-Bo-Sco e serviu de locações para as filmagens do famoso acampamento onde Jason Voorhees morava com sua mãe, Pamela (Betsy Palmer). Até os dias de hoje, o local preserva objetos e lembranças das filmagens.

DO CINEMA PARA O VIDEOGAME

A empresa Domark lançou um jogo baseado no filme, chamado Friday the 13th, para os consoles Commodore 64, ZX Spectrum e Amstrad CPC, no ano de 1985. Depois em 1989, a empresa LJN também lançou no mercado um jogo baseado no filme, chamado Friday the 13th, para NES.

Já em 2017, a Gun Media lançou o survival horror Friday the 13th: The Game para PlayStation 4 e Xbox One.

90 DIAS PARA GRAVAR UMA CENA

No primeiro filme, a cena em que Jason Voorhees arrasta Alice (Adrienne Kin) para dentro do lago no final do filme levou três meses para ser gravada. Porém, não foi divulgado especificamente o porquê do tempo que levou para a execução final.

MÁSCARAS AO LONGO DA FRANQUIA 

Jason teve 12 máscaras ao longo dos filmes da franquia Sexta-Feira 13. A máscara do serial killer foi desde um saco de pano amarrado na cabeça quando ele ainda era criança até uma versão futurista de sua clássica máscara de hóquei usada em Jason X, lançado em 2001.

É curioso como algo tão casual, que foi inserido no filme por acaso, acabou se tornando o símbolo mais icônico da franquia. Hoje é quase impossível pensar em Jason Voorhees sem sua icônica máscara de hóquei.

JASON VOORHEES SE CHAMARIA JOSH

Hoje é impossível não ouvir seu nome e automaticamente vinculado aos filmes. Jason Voorhees se tornou maior do que o próprio filme que estrelava. Mas nem sempre o temido e silencioso personagem se chamou Jason. A primeira escolha de Victor Miller, roteirista do filme, foi Josh Voorhees. Jason certamente soou melhor aos seus ouvidos.

O PRIMEIRO JASON TEM UMA BANDA CHAMADA FIRST JASON

O ator que interpretou Jason nos cinemas pela primeira vez teve uma banda de rock chamada First Jason. Em entrevista, o ator Ari Lehman disse:

“First Jason é uma experiência musical que quer mostrar a mente de Jason Voorhees. Nos filmes, Jason fica em silêncio, a nossa banda é a voz de Jason Voorhees.”

13 FANBOY

Deborah Voorhees, que interpretou Tina em Sexta-Feira 13: Um Novo Começo (sim, a atriz possui o mesmo sobrenome do serial killer), resolveu reviver o clássico e está dirigindo um filme classificado como meta-slasher que, basicamente, revive a história e conta com diversos artistas que já passaram pela franquia. Segundo o Bloody DisgustingCorey Feldman, que interpretou o jovem Tommy Jarvis no quarto e no quinto filmes da franquia, além do Bocão, de Os Goonies (1985), também fará uma aparição especial em 13 Fanboy.

O filme está previsto para estrear em outubro deste ano.

LEIA TAMBÉM:

Sexta-Feira 13: Confira 13 filmes e séries para assistir hoje

Sexta-Feira 13: 5 filmes trashes para ver hoje

Sexta-Feira 13: Os 5 melhores filmes de terror sobre epidemias

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorPRIMEIRAS IMPRESSÕES – Greak: Memories of Azur (2021, Team17)
Próximo artigoMUBI exibe com exclusividade o curta brasileiro Menarca
Amante da sétima arte. Fascinada na relação entre cinema, história e filosofia. Devoradora de quadrinhos, aprecia um bom clássico e combate o crime em Gotham City nas horas vagas.