Transformers é dirigido por Michael Bay, com roteiro de Roberto Orci, Alex Kurtzman e John Rogers, o filme é baseado na franquia homônima da Hasbro.
O elenco conta com nomes como Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Jon Voight, Tyrese Gibson, John Turturro, Anthony Anderson e o saudoso Bernie Mac.
SINOPSE
Os Transformers – alienígenas que vivem na Terra camuflados sob a forma de carros, aviões e aparelhos eletrônicos -, batalham por uma fonte de energia escondida em nosso planeta: são os cruéis Decepticons, determinados a dominar o universo, contra os pacíficos Autobots. Enquanto isso, os adolescentes Sam Witwicky (Shia LaBeouf) e Mikaela (Megan Fox) vivem tranquilamente sua vida sem saber que o mapa para a tão cobiçada fonte de energia está com eles.
ANÁLISE
Criada pela Hasbro em 1984, a franquia de robôs já passou por brinquedos à desenhos animados, até HQs da Marvel Comics.
Com um orçamento de US$ 150 milhões, o longa de Michael Bay deu o ponta pé inicial para a franquia no cinema, arrecadando mundialmente US$ 709 milhões, apesar das críticas divididas na época.
No filme, os humanos se veem no meio de uma guerra que atravessou o universo e agora chega à Terra, onde duas facções de Transformers lutarão para decidir o destino do nosso planeta; são eles:
Os Autobots formados por Optimus Prime, Bumblebee, Jazz, Ironhide e Ratchet.
E os Decepticons com Megatron, Starscream, Barricade, Devastator, Bonecrusher, Blackout, Scorponok e o pequeno Frenzy.
Curiosidade: Apesar de no filme um dos Decepticons ser chamado de Devastator, na linha de brinquedos e na maior parte da mídia de apoio o personagem é chamado de Brawl.
VEREDITO
Sem sombra de dúvidas o primeiro filme da franquia foi um marco na carreira de Michael Bay e na evolução dos efeitos especiais do cinema.
Se por um lado não temos um bom roteiro para o desenvolvimento dos personagens humanos – Capitão Lennox (Josh Duhamel), Sargento Epps (Tyrese Gibson) e Seymour Simmons (John Turturro) ganharam destaque ao longo dos títulos seguintes – por outro temos excelentes cenas de ação e CGI.
Aqui, a icônica dublagem de Guilherme Briggs como Optimus Prime e música tema do Linkin Park com “What I’ve Done” certamente marcaram a infância de muitos fãs dos robôs e da banda liderada pelo finado Chester Bennington.
Infelizmente, Bay perdeu a mão e a cada filme da franquia lançado nos anos seguintes suas explosões tornavam-se cada vez mais megalomaníacas e seu CGI parecia uma perseguição ao robô com fisionomia cada vez mais humana.
Você pode até não ser fã dos últimos títulos, mas Transformers é inegavelmente o melhor de todos!
5,0 / 5,0
Assista ao trailer oficial:
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.