Após quase 30 anos, Terry Gilliam foi capaz de enfim exibir The Man Who Killed Don Quixote (O Homem Que Matou Don Quixote, em tradução literal) para o público. Fechando o famoso Festival de Cinema de Cannes, a audiência ovacionou a produção por quase 15 minutos. E você pergunta a razão?
Bem, é porque ele finalmente completou sua missão.
Não estamos brincando quando dizemos que a produção levou quase 30 anos para ficar pronta, o que parecia o impossível sonho de Gilliam começou em 1989. Ele originalmente assinou um acordo para fazer o filme intitulado naquela época de Don Quixote, com a Phoenix Pictures em 1990, mas o financiamento se seguiu até 1998. E também tinha o ponto do roteiro que nunca havia sido definido.
Em 2002, foi lançado um documentário a respeito da tentativa de Terry Gilliam de lançar o filme, intitulado Lost In La Mancha, e pareceu que havia sido o fim da jornada do projeto. Provavelmente esse filme seja a melhor definição de quão complicado o desenvolvimento de um projeto pode ser, mas o diretor nunca perdeu a esperança de que um dia ele fosse capaz de completar e compartilhar sua visão do projeto.
Imagine a alegria do público e dos fãs do diretor ao saberem que a produção do filme enfim tinha sido iniciada e a produção do mesmo havia sido completada.
Também haviam algumas questões acerca de problemas legais do filme, de seguradoras para antigos parceiros de produção que entraram com um processo e ganharam (e depois perderam) para bloquear a produção do filme para que ele fosse exibido esse ano. E também houve o problema de saúde de Terry na semana passada, que enfim melhorou e pôde comparecer à exibição de sua obra.
No sábado, na noite final do Festival de Cannes, o filme foi exibido pela primeira vez à um público, e as respostas aos expectadores no Twitter foram extremamente positivas.
Confira-as abaixo:
My little Paris trip has come to an end. Was it all worth it to travel so far for a film? Well, it’s not a film, it’s *the film*. I had been waiting for 18 years and this trip is a kind of homage to Quixote himself and to my beloved @TerryGilliam thank you sir ❤ @quixotemovie pic.twitter.com/CXurRzFp1d
— Raffaella ❄ (@salmakia77) 20 de maio de 2018
E talvez o momento mais emotivo tenha sido durante a ovação ao diretor que vieram junto dos créditos:
he fuckin did it!!!!!!!!!! pic.twitter.com/Z6Q9gGoRkk
— karen han (@karenyhan) 19 de maio de 2018
O fotojornalista Valery Hache capturou o momento com essa incrível foto em preto e branco:
Terry Gilliam pendant la cérémonie de clôture du #FestivalDeCannes #Cannes2018 #AFPphoto pic.twitter.com/laCumlBqrs
— Valery HACHE (@ValeryHache) 19 de maio de 2018
Mal podemos esperar para ver a estreia do filme! The Man Who Killed Don Quixote ainda não tem data prevista de lançamento.
O que você espera do filme que levou quase 30 anos para ficar pronto?! Deixe seus comentários abaixo, e siga-nos nas redes sociais: