Início GAMES Artigo As 6 maiores franquias de games no cinema

As 6 maiores franquias de games no cinema

As 6 maiores franquia dos games no cinema

O componente artístico dos jogos eletrônicos tem sido bem discutido e o fato é que as narrativas de videogames estão conquistando seu lugar também no grande ecrã. Consequentemente, já faz tempo que games no cinema não causa estranheza, por isso nada melhor que relembrar de algumas franquias originadas nos videogames que se tornaram sucesso de bilheteria!

O conceito de jogo é bem vasto e, por isso mesmo, a discussão sobre a análise dessa atividade como “arte” já se arrasta por longos anos. Um dos argumentos sobre o componente artístico dos jogos se prende na forma como o cinema tem versado sobre suas narrativas ou somente sobre suas caraterísticas.

Esse interesse do cinema pelo mundo dos jogos não é novo e universos como videogames, de jogos de cassino e até dos esportes tradicionais – verifique este site do mundo esportivo tradicional – chegam às telonas, com películas bem interessantes que nos remetem para universos distintos e nos permitem conhecer melhor o mundo global dos jogos.

Os torcedores e entusiastas das várias modalidades já não se contentam somente em assistir partidas; querendo imergir ainda mais no universo do qual é fã, buscam conteúdo em outras mídias como filmes e séries, por exemplo.

Compreenda melhor a relação entre games e cinema conhecendo ainda algumas das franquias dos jogos eletrônicos que foram adaptado para a sétima arte.

A relação entre esportes, videogames e cinema

Com a pandemia e consequentemente a quarentena e distanciamento social, mais do que nunca nossos dias se pautam em administrar melhor seu tempo durante o isolamento e adaptar nossas preferências ao limite de nosso lar.

As fronteiras entre atividades não estão mais tão bem definidas e, quando notamos, o mundo lúdico, o entretenimento, os esportes e o meio profissional estão se coordenando e fazendo parte de uma mesma coisa.

Os esportes tradicionais são um bom exemplo dessa nova adaptação e recentemente tem se tornaram o centro de várias narrativas do cinema, como por exemplo, Mais que Vencedores (2019), O Caminho de Volta (2020) ou o documentário Atleta A (2020).

Outro cenário que passou a integrar – e unir – o universo dos videogames e dos esportes são os eSports, cujos torneios milionários trazem cada dia mais seguidores. Que também já se aventurou no cinema com o modesto Gamer (2009), estrelado por Gerard Butler (Destruição Final: O Último Refúgio)e Logan Lerman (Hunters).

Caminhando de mãos dadas, o mundo dos jogos e do cinema segue entusiasmando cada vez mais os espetadores, que tornando-se uma via de mão dupla para novos adeptos e entusiastas.

Franquias dos videogames que viraram filme

TOMB RAIDER

Lara Croft recebeu três adaptações para a sétima arte, que se iniciou em 2001 e conquistou fãs, dentro e fora do mundo dos videogames.

Os três filmes inspirados nesta franquia são:

  • Lara Croft: Tomb Raider (2001);
  • Lara Croft: Tomb Raider – A origem da Vida (2003);
  • Tomb Raider: A Origem (2018).

O principal aspeto que ajudou a destacar a franquia foi o fato de Angelina Jolie ter interpretado a protagonista nos dois primeiros filmes.

RESIDENT EVIL

A famosa franquia de videogame da Capcom, conseguiu chegar ao cinema por seis vezes, trazendo – mesmo que não agradando todos os fãs – o universo dos games para filmes.

  • Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002);
  • Resident Evil 2: Apocalipse (2004);
  • Resident Evil 3: A Extinção (2007);
  • Resident Evil 4: Recomeço (2010);
  • Resident Evil 5: Retribuição (2012);
  • Resident Evil 6: O Capítulo Final (2016).

Ainda que os filmes estrelados por Milla Jovovich formem uma série, estes se passam em diferentes contextos e com cenários distintos.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Resident Evil completa 25 anos, veja as novidades para comemorar

SILENT HILL

Muito provavelmente esta é uma das franquias de jogos que mais agrada aos fãs do terror e, claro, a indústria cinematográfica se interessou por essa caraterística do game.

O filme surgiu como um longa de terror e suspense, que se encontra bem fiel ao jogo e acompanha a narrativa de uma família imersa no universo de Silent Hill.

O sucesso do filme rendeu uma sequência, mas este não foi tão bem recebido pela crítica.

  • Terror em Silent Hill (2006);
  • Silent Hill: Revelação (2012).

NEED FOR SPEED

O game da Electronic Arts, motivou o mundo do cinema a uma produção que não poupou meios.

O filme com o mesmo nome, de 2014, juntou alguns dos atores mais conceituados de Hollywood e criou um filme especialmente dedicado para os amantes da franquia nos games e de automobilismo.

ASSASSIN’S CREED

Em 2016, um dos jogos do momento ganharia também seu lugar na telona, o que não foi de espantar, considerando que o próprio jogo conta com gráficos que lembram um filme.

Os cenários belíssimos e a história rica da franquia, no entanto, fizeram com que a crítica fosse dura para com o filme, considerando que este ficou aquém em termos de narrativa.

O longa é estrelado por Michael Fassbender (X-Men: Primeira Classe), Jeremy Irons (Liga da Justiça) e Michael K. Williams (Lovecraft Country).

THE WITCHER

The Witcher: Explicando a linha de tempo da série da NetflixA franquia é, na verdade, um caso muito particular de videogame que permite aos fãs estender seu interesse para o mundo do cinema e também da literatura, já que todo o game – e também a série – foram inspirados na obra do autor polonês Andrzej Sapkowski.

Adaptado incialmente para os videogames pela desenvolvedora polonesa CD Projekt Red, o título recebeu três games:

  • The Witcher (2007);
  • The Witcher 2: Assassins of Kings (2011);
  • The Witcher 3: Wild Hunt (2015).

Todos os jogos marcaram uma extensa presença na vida dos gamers interncionais, porém foi o sucesso do multipremiado The Witcher 3: Wild Hunt que chamou atenção da Netflix.

Estrelada por Henry Cavill, a série respeita bastante a linha da narrativa do jogo, sendo que o próprio ator já admitiu que é fã da franquia – tanto dos games, quanto dos livros – e por isso consegue transportar tão bem para as filmagens o personagem criado por Sapkowski.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Henry Cavill: Conheça o ator e seus 10 melhore trabalhos

A série da Netflix, que é uma das mais vistas no Brasil, tem se apresentado como um sucesso internacional, tento sua segunda temporada confirmada e suas filmagens já iniciadas.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCRÍTICA | Falcão e o Soldado Invernal: S1E4 – O Mundo Está Vendo
Próximo artigoPokémon GO: 15 melhores Pokémon para vencer no Remix da Grande Liga
Um carioca apaixonado por livros, cinema, games e que ama falar de nerdice.