Início GAMES Artigo Pokémon GO: Como conseguir Mega Energia para fazer Mega Evolução

Pokémon GO: Como conseguir Mega Energia para fazer Mega Evolução

Veja como conseguir Mega Energia, recurso necessário para fazer as Mega Evoluções de Pokémon como Charizard e Mewtwo no Pokémon GO

As Mega Evoluções fazem parte do Pokémon GO desde agosto de 2020. Entretanto, ainda há dúvidas entre a comunidade sobre como conseguir Mega Energia para Mega Evoluir um Pokémon.

Esse questionamento é comum especialmente para quem começou a jogar recentemente, ou retornou ao jogo depois do lançamento dessa mecânica.

Se esse é o seu caso, leia este artigo até o fim para saber como funcionam as Mega Evoluções e como conseguir Mega Energia no Pokémon GO.

As Mega Evoluções no Pokémon GO

O sistema de Mega Evolução existe na franquia Pokémon desde a 6ª geração, Kalos, introduzida nos jogos Pokémon X e Y, lançados para Nintendo 3DS. No Pokémon GO, a mecânica da Mega Evolução foi adaptada pela Niantic, por conta das características típicas do game.

A Mega Evolução no Pokémon GO funciona da seguinte forma: o Pokémon é temporariamente modificado para uma nova forma, que muda sua aparência e melhora o desempenho na batalha por meio de um aumento significativo nas estatísticas.

A forma de conseguir Mega Evoluir temporariamente um Pokémon é utilizar a Mega Energia individual de cada espécie. Para evoluir um Gyarados para Mega Gyarados, você precisa de Mega Energia Gyarados, por exemplo.

Outra peculiaridade das Mega Evoluções no Pokémon GO é que cada treinador(a) só pode ter um Pokémon Mega Evoluído por vez. Cada Mega Evolução normalmente dura 8 horas. Esse limite pode ser modificado em virtude de algum evento especial.

As formas Mega Evoluídas também possuem a habilidade de modificar o tipo do Pokémon. Por exemplo: O Charizard pode Mega Evoluir para Charizard X e Charizard Y. O primeiro é dos tipos Fogo e Dragão, enquanto o segundo é dos mesmos tipos da forma habitual do Charizard (Fogo e Voador).

Como conseguir Mega Energia no Pokémon GO

Veja como conseguir Mega Energia, recurso necessário para fazer as Mega Evoluções de Pokémon como Charizard e Mewtwo no Pokémon GO

A principal forma de conseguir Mega Energia no Pokémon GO é batalhando contra Mega Evoluções em raids (também chamados de Megachefes de Reide). As Mega Raids podem ser identificadas pelo ícone Mega, uma espécie de S, também presente nas Mega Energias.

A quantidade de Mega Energia que você receberá vai depender do quão rápido o Megachefe de Reide for derrotado. Ao derrotá-lo, o jogo exibirá uma estatística de velocidade na tela de resumo após a batalha, informando a quantidade de Mega Energia recebida.

Veja como conseguir Mega Energia, recurso necessário para fazer as Mega Evoluções de Pokémon como Charizard e Mewtwo no Pokémon GO

Outra forma de conseguir Mega Energia no Pokémon GO é por meio de pesquisas de campo específicas. Essas pesquisas normalmente são de eventos temáticos, como a Semana da Sustentabilidade em 2021 (abaixo), ou ocasiões especiais, como o lançamento de uma nova Mega Evolução no jogo.

Um outro modo de conseguir Mega Energia exige que você já tenha Mega Evoluído seu Pokémon pelo menos uma vez. Ao colocá-lo como companheiro (buddy), eventualmente você receberá Mega Energia da linha evolutiva dessa espécie.

Os Mega Pokémon estão sempre alternando nas reides. Por isso, é importante ter atenção para saber quais estão disponíveis. Além disso, vale ficar de olho a cada evento temático e girar vários PokéStops, a fim de tentar conseguir tarefas diárias da pesquisa de campo que te ajudem a conseguir Mega Energia no Pokémon GO.

Como Mega Evoluir no Pokémon GO

Como explicamos antes, não é possível ter mais de um Pokémon Mega Evoluído na equipe. Então você pode estar pensando: o que acontece com o Megachefe de Reide após capturá-lo?

Essa é uma boa pergunta, e que de início frustrou muita gente. Houve até petição para que a Niantic tornasse as Mega Evoluções permanentes.

Após capturar um Mega Pokémon, a última forma evoluída dele é que fará parte do seu inventário. Ou seja: Se você captura um Mega Venusaur, o monstro capturado será o Venusaur.

Agora que você já sabe como conseguir Mega Energia no Pokémon GO, veja como fazer suas Mega Evoluções. Mais abaixo no artigo você confere todas as Mega Evoluções já lançadas.

Veja como conseguir Mega Energia, recurso necessário para fazer as Mega Evoluções de Pokémon como Charizard e Mewtwo no Pokémon GO
Mega Energia Gengar

Vá até a última forma de um Pokémon qualificável (ex: Charizard). Se você tiver a quantidade suficiente de Mega Energia, o botão Megaevoluir estará habilitado. Toque-o e assista a mágica acontecer.

Importante:

  •  Ao Megaevoluir um Pokémon que tem mais de uma Mega Evolução, como Charizard, você poderá escolher qual forma deseja obter.

Ao tentar Mega Evoluir um Pokémon com mais de uma Mega Evolução, o Pokémon GO pergunta qual forma você deseja obter

  • A primeira Mega Evolução normalmente tem um custo mais elevado de Mega Energia. No entanto, o custo vai reduzindo à medida que você evolui o mesmo Pokémon várias vezes. Isso vale para cada Pokémon que você Mega Evolui, e não para todos da espécie.
  • Após Megaevoluir um Pokémon com duas Mega Evoluções, o custo de Mega Energia necessário para futuras Mega Evoluções será reduzido apenas para a forma que você escolheu. Se desejar reduzir o custo de energia para a outra forma, primeiro será necessário Mega Evoluir pelo custo total.
  • Pokémon Mega Evoluídos não podem ser fortalecidos. Portanto, fortaleça-os antes de Mega Evoluir.

As Mega Evoluções já lançadas no Pokémon GO

Atualmente existem 48 Mega Evoluções na franquia. Apesar disso, ainda há muitas para serem lançadas no Pokémon GO. Veja quais estão disponíveis no jogo atualmente:

  • Mega Venusaur
  • Mega Charizard X
  • Mega Charizard Y
  • Mega Blastoise
  • Mega Gengar
  • Mega Gyarados
  • Mega Ampharos
  • Mega Houndoom
  • Mega Abomasnow
  • Mega Beedrill
  • Mega Pidgeot
  • Mega Slowbro
  • Mega Altaria
  • Mega Lopunny
  • Mega Manectric

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCRÍTICA – Santa Maud (2021, Rose Glass)
Próximo artigoCRÍTICA – Elite (4ª temporada, 2021, Netflix)
Jornalista pós-graduado em Jornalismo Digital, fã de Mr. Robot, Pokémon e com uma menção honrosa a 24 Horas, o seriado que me fez entrar no mundo de séries e filmes.